PJ faz maior apreensão de bitcoins de sempre em Portugal

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu códigos de moedas virtuais no valor equivalente a 130 mil euros numa vivenda em Vila Nova de Gaia, detendo um casal suspeito, naquela que foi a “maior apreensão” do país.

“É a primeira apreensão de moedas virtuais no Norte de Portugal e deverá ser a maior até ao momento”, disse à Lusa fonte da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e Infrações Tributárias, explicando que a moeda virtual é atualmente o meio mais utilizado para fazer “lavagem de dinheiro”.

“Serve para financiar tudo, desde terrorismo, a tráfico de estupefacientes, tráfico de seres humanos e até corrupção”, avançou a mesma fonte policial, referindo que além da apreensão das moedas virtuais, principalmente bitcoins, também apreenderam gifts cards (cartões presentes), no valor de 5.500 euros, e diverso material informático.

Os dois detidos, de 34 e 35 anos, no âmbito da operação policial por suspeita de crimes de branqueamento e burla informática e acesso ilegítimo, viviam como casal numa “vivenda geminada” em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, acrescentou a mesma fonte.

O homem detido é considerado um ‘expert’ em informática e a companheira tinha várias contas bancárias. Uma dessas contas movimentou em 2017 mais de “300 mil euros” em apenas quatro meses.

A Polícia Judiciária adiantou ainda à Lusa que a detenção do casal, que não tinha “ocupação laboral”,” nem fazia declarações ao Fisco desde 2016“, resultou de uma investigação desenvolvida pela PJ que permitiu recolher indícios de que os suspeitos efetuariam um conjunto de procedimentos, com recurso a meios informáticos, burlando e lesando vários cidadãos estrangeiros.

O “fruto” dessa atividade era posteriormente objeto de ações, visando a sua “ocultação das entidades fiscalizadoras, tendo como objetivo o branqueamento das quantias provenientes da atividade ilícita desenvolvida”, lê-se no comunicado de imprensa da PJ.

A PJ refere que o casal obteve com esta “atividade ilícita elevados proventos económicos”, tendo-se apurado, até ao momento, a existência de lesados em França e Espanha, mas presume-se que existam “mais lesados na maior parte do espaço europeu”.

Durante a operação foram também apreendidos saldos de contas bancárias, um apartamento, uma viatura automóvel, dezenas de cartões bancários, telemóveis e outros bens.

Em Portugal, ainda não há regulação para a atividade da moeda virtual, por isso, é considerado “um país apelativo para a mineração do bitcoin”, refere fonte da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e Infrações Tributárias.

“Temos inquéritos a correr em Portugal com estrangeiros a utilizar Portugal, porque é um país que permite facilmente abrir uma sociedade e uma conta bancária”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais 707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …