PJ faz maior apreensão de bitcoins de sempre em Portugal

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu códigos de moedas virtuais no valor equivalente a 130 mil euros numa vivenda em Vila Nova de Gaia, detendo um casal suspeito, naquela que foi a “maior apreensão” do país.

“É a primeira apreensão de moedas virtuais no Norte de Portugal e deverá ser a maior até ao momento”, disse à Lusa fonte da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e Infrações Tributárias, explicando que a moeda virtual é atualmente o meio mais utilizado para fazer “lavagem de dinheiro”.

“Serve para financiar tudo, desde terrorismo, a tráfico de estupefacientes, tráfico de seres humanos e até corrupção”, avançou a mesma fonte policial, referindo que além da apreensão das moedas virtuais, principalmente bitcoins, também apreenderam gifts cards (cartões presentes), no valor de 5.500 euros, e diverso material informático.

Os dois detidos, de 34 e 35 anos, no âmbito da operação policial por suspeita de crimes de branqueamento e burla informática e acesso ilegítimo, viviam como casal numa “vivenda geminada” em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, acrescentou a mesma fonte.

O homem detido é considerado um ‘expert’ em informática e a companheira tinha várias contas bancárias. Uma dessas contas movimentou em 2017 mais de “300 mil euros” em apenas quatro meses.

A Polícia Judiciária adiantou ainda à Lusa que a detenção do casal, que não tinha “ocupação laboral”,” nem fazia declarações ao Fisco desde 2016“, resultou de uma investigação desenvolvida pela PJ que permitiu recolher indícios de que os suspeitos efetuariam um conjunto de procedimentos, com recurso a meios informáticos, burlando e lesando vários cidadãos estrangeiros.

O “fruto” dessa atividade era posteriormente objeto de ações, visando a sua “ocultação das entidades fiscalizadoras, tendo como objetivo o branqueamento das quantias provenientes da atividade ilícita desenvolvida”, lê-se no comunicado de imprensa da PJ.

A PJ refere que o casal obteve com esta “atividade ilícita elevados proventos económicos”, tendo-se apurado, até ao momento, a existência de lesados em França e Espanha, mas presume-se que existam “mais lesados na maior parte do espaço europeu”.

Durante a operação foram também apreendidos saldos de contas bancárias, um apartamento, uma viatura automóvel, dezenas de cartões bancários, telemóveis e outros bens.

Em Portugal, ainda não há regulação para a atividade da moeda virtual, por isso, é considerado “um país apelativo para a mineração do bitcoin”, refere fonte da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e Infrações Tributárias.

“Temos inquéritos a correr em Portugal com estrangeiros a utilizar Portugal, porque é um país que permite facilmente abrir uma sociedade e uma conta bancária”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …