PJ faz maior apreensão de bitcoins de sempre em Portugal

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu códigos de moedas virtuais no valor equivalente a 130 mil euros numa vivenda em Vila Nova de Gaia, detendo um casal suspeito, naquela que foi a “maior apreensão” do país.

“É a primeira apreensão de moedas virtuais no Norte de Portugal e deverá ser a maior até ao momento”, disse à Lusa fonte da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e Infrações Tributárias, explicando que a moeda virtual é atualmente o meio mais utilizado para fazer “lavagem de dinheiro”.

“Serve para financiar tudo, desde terrorismo, a tráfico de estupefacientes, tráfico de seres humanos e até corrupção”, avançou a mesma fonte policial, referindo que além da apreensão das moedas virtuais, principalmente bitcoins, também apreenderam gifts cards (cartões presentes), no valor de 5.500 euros, e diverso material informático.

Os dois detidos, de 34 e 35 anos, no âmbito da operação policial por suspeita de crimes de branqueamento e burla informática e acesso ilegítimo, viviam como casal numa “vivenda geminada” em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, acrescentou a mesma fonte.

O homem detido é considerado um ‘expert’ em informática e a companheira tinha várias contas bancárias. Uma dessas contas movimentou em 2017 mais de “300 mil euros” em apenas quatro meses.

A Polícia Judiciária adiantou ainda à Lusa que a detenção do casal, que não tinha “ocupação laboral”,” nem fazia declarações ao Fisco desde 2016“, resultou de uma investigação desenvolvida pela PJ que permitiu recolher indícios de que os suspeitos efetuariam um conjunto de procedimentos, com recurso a meios informáticos, burlando e lesando vários cidadãos estrangeiros.

O “fruto” dessa atividade era posteriormente objeto de ações, visando a sua “ocultação das entidades fiscalizadoras, tendo como objetivo o branqueamento das quantias provenientes da atividade ilícita desenvolvida”, lê-se no comunicado de imprensa da PJ.

A PJ refere que o casal obteve com esta “atividade ilícita elevados proventos económicos”, tendo-se apurado, até ao momento, a existência de lesados em França e Espanha, mas presume-se que existam “mais lesados na maior parte do espaço europeu”.

Durante a operação foram também apreendidos saldos de contas bancárias, um apartamento, uma viatura automóvel, dezenas de cartões bancários, telemóveis e outros bens.

Em Portugal, ainda não há regulação para a atividade da moeda virtual, por isso, é considerado “um país apelativo para a mineração do bitcoin”, refere fonte da Secção Regional de Investigação do Branqueamento e Infrações Tributárias.

“Temos inquéritos a correr em Portugal com estrangeiros a utilizar Portugal, porque é um país que permite facilmente abrir uma sociedade e uma conta bancária”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …