PJ investiga “invasão” racista em sessão Zoom no Liceu Camões

Várias pessoas “invadiram” uma sessão na plataforma Zoom organizada pela Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, com insultos racistas e a fazerem a saudação nazi. A Polícia Judiciária (PJ) vai investigar o caso.

O debate via Zoom foi organizado em torno do tema “A Influência da Escravatura no Sistema e o Racismo Institucional” e destinava-se, sobretudo, a alunos menores do Liceu Camões.

Organizada pela Associação de Estudantes da Escola Secundária, a sessão decorreu no passado dia 18 de Fevereiro e foi “invadida” por várias pessoas que fizeram “ataques racistas e neonazis”, exibindo “imagens de suásticas e de pessoas negras violentadas”, com “vozes em inglês a proferir insultos racistas e a imitar o som de macacos”, como reporta o Público que teve acesso a imagens do episódio.

A direcção do Liceu Camões já fez queixa ao Ministério Público contra o que define como um acto “cobarde e racista” e a Polícia Judiciária vai investigar, conforme apurou o mesmo jornal.

A sessão no Zoom foi divulgada pela Associação de Estudantes nas redes sociais e um dos “invasores” terá referido que tinha conseguido o link na plataforma Telegram.

Ainda não foi possível identificar se estes agressores serão alunos da escola ou não, mas o Público realça que “falavam em Inglês mas percebe-se que entendiam Português“. Alguns deles tinham as câmaras desligadas e outros apareciam com o rosto disfarçado por grafismos, de acordo com o diário.

O único adulto que se encontrava na sessão, o professor Nuno Coelho, da Universidade de Coimbra, também fez queixa da situação na Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e diz ao Público que conseguiu “ver duas ou três pessoas por detrás das máscaras a fazer a saudação nazi e a proferir insultos”.

“Aquilo chocou-me bastante”, nota ainda Nuno Coelho.

Este é apenas um do número crescente de exemplos de “Zoombombing”, fenómeno que se refere a ataques feitos em sessões do Zoom por participantes não convidados para, nomeadamente, passarem mensagens de ódio.

Em 2020, várias escolas da área de Lisboa surgiram com inscrições racistas nas paredes, mas o Liceu Camões não está entre as que foram visadas por esses ataques.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui está o resultado de tanto provocarem e desafiarem com o tema do racismo, logo que se aponte pessoa, grupo ou etnia mal comportados, cai o Carmo e a Trindade porque é racismo, desta forma não vamos lá e só incentivam a confrontações que poderão mesmo resultar em actos racistas.

RESPONDER

Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem …

Identificada uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo

Uma equipa de investigadores identificou uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas. O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido …

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …