/

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

31

José Sena Goulão / Lusa

A deputada Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem “território nacional” em 48 horas e que rescindam “as suas funções políticas”.

A informação foi inicialmente avançada pela RTP, sendo depois confirmada pelo Expresso.

Também o jornal Público dá conta da investigação policial, dando conta que as autoridades estão atentas àquilo que consideram ser “uma escalada” de grupos, discursos e narrativas para segmentar pessoas negras, ciganas e imigrantes e veicular “a supremacia branca”.

Entre os visados estão as deputadas Beatriz Gomes Dias, Mariana Mortágua (do Bloco de Esquerda) e Joacine Katar Moreira (deputada não inscrita), Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, Danilo Moreira, sindicalista, Jonathan Costa e Rita Osório, da frente unitária anti-fascista, Vasco Santos, do Movimento Alternativa Socialista, Melissa Rodrigues, do Núcleo Anti-racista do Porto.

O mesmo e-mail, que o Expresso publica na íntegra, deixa também ameaças aos familiares de cada um dos visados. “Sendo o prazo ultrapassado, medidas serão tomadas contra estes dirigentes e os seus familiares, de forma a garantir a segurança do povo português”.

As duas deputadas do Bloco de Esquerda vão apresentar uma queixa-crime ao Ministério Público em nome individual por causa deste e-mail.

“Esta forma de intimidação é grave, é crime e tem que ser tratado como tal. Queremos que a investigação decorra o mais célere possível, que sejam identificados e responsabilizados os autores”, disse ao jornal Público Beatriz Gomes Dias.

Também a SOS Racismo, que também recebeu o e-mail, vai avançar com uma queixa.

Ao Público, Mamadou Ba, que já prestou declarações na PJ, disse: “Esta última ameaça é a prova de que é preciso levar muito a sério o nível de escalada a que estamos a assistir, significa que não são apenas ameaças de redes sociais e que tenham a ver com disputa política mas com terrorismo e ameaças direta de morte”.

De acordo com o mesmo jornal, a situação não é considerada como uma “ameaça iminente”, uma vez que este tipo de intimidações antifascistas e anti-racistas têm sido constantes nos últimos meses.

As ameaças, recorde-se, surgem dias depois da “parada Ku Klux Klan” junto às instalações da SOS Racismo em Lisboa.

Expresso revela e-mail na íntegra

“Informe da Nova Ordem de Avis – Resistência Nacional:

– Beatriz Gomes
– Danilo Moreira
– Joacine Katar Moreira
– Mamadou Ba
– Jonathan Costa
– Rita Osório
– Vasco Santos
– Luís Lisboa
– Melissa Rodrigues
– Mariana Mortágua

Informamos que foi atribuído um prazo de 48 horas para os dirigentes antifascistas e anti-racistas incluídos nesta lista, para rescindirem das suas funções políticas e deixarem o território português.

Sendo o prazo ultrapassado, medidas serão tomadas contra estes dirigentes e os seus familiares, de forma a garantir a segurança do povo português. O mês de Agosto será mês da luta contra os traidores da nação e seus apoiantes. O mês de Agosto será o mês do reerguer nacionalista.

NOA-RN”

ZAP //

31 Comments

  1. Eu… Não quero esse reerguer nacionalista! O que eu gostava é que vocês saíssem, o quanto antes, deste país! Se querem segurança vão para os EUA e sentem-se no colinho do Trump. Com sorte ele nem percebe que vocês lá estão. Uma m rda não distingue outras m rdas!… E estarão mais próximos do ku klux klan. Mas não se preocupem! Se as vossas familias quiserem ficar, serão bem tratadas, como qualquer cidadão decente.
    É que não são só m rdas! São covardes também, ameaçando os familiares! Que espécie de “gente” é esta? E; pior que tu isto, é que TODOS nós somos misturas de várias etnias, por isso o racismo não deveria sequer existir. É tudo uma questão de ignorância (voluntária) e uma profunda estupidez, com algumas ramificações políticas e económicas. Só tenho pena que, se descobrirem quem são estas b stas, (tenho muitas dúvidas que isso aconteça) essas não sejam imediatamente expulsas do país! Não fazem cá falta!

    • Tu e toda esta gente de extremos não fazem cá falta, desapareçam de Portugal ninguém precisa da extrema-direita e extrema-esquerda cá, é tudo bosta do mesmo balde. E o Trump é um grande presidente tomara cá termos um primeiro ministro com tomates que ele tem e fizesse frente a esses grupos de extrema esquerda e extrema direita, mas não, a extrema direita sempre está controlada já a esquerda faz o que quer incluindo vandalismo e manifestações violentas como no ano passado e este ano que metem o cidadão comum em perigo. O bloco de esquerda, pan, e chega deviam ser removidos como um perigo para a sociedade.

      • ..Assim como o pc, o ps, psd, cds e todos os outros. Infelizmente a política prova que Deus não existe e que se existe, partiu para outra galáxia…. e disse para os terracos..que se fod@m!!!! Aguentem…pior virá!!!!!!!

  2. A ser verdade esta ameaça só poderá vir de gente com o mesmo carácter dos ameaçados, portanto tudo farinha do mesmo saco!

    • Bem… Se a estupidez pagasse imposto… Já tavas na prisão por falta de pagamento! “farinha do mesmo saco”… Alguém que defende os direitos das pessoas é “farinha do mesmo saco” que “pessoas” que atacam os direitos das pessoas? Esse cérebro deve andar trocado…

  3. Engraçado, o deputado do chega já recebeu dezenas de ameaças de morte!.. onde estavam os políticos, o ministério público e afins?!.. ou só vale se for contra a esquerda radical?!

    • A diferença entre estas ameaças e as feitas ao André Ventura é que este não apresentou queixa ao contrário dos visados nestas ameaças, como aliás ele próprio admitiu. Para quem não sabe ou não quer saber, este tipo de crimes dependem de queixa. Quem tiver capacidade para interpretar o que aqui foi dito perceberá a diferença entre as ameaças da notícia e as outras ameaças, e por conseguinte, a diferença de comportamento das autoridades perante um crime e um potencial crime.

      • Segundo o jornal SOL:
        «André Ventura, deputado único do Chega, reportou às autoridades ameaças de morte das quais diz estar a ser alvo através das redes sociais, principalmente pelo Twitter, após a libertação de centenas de reclusos ao abrigo do perdão de penas por causa da covid-19.»
        (18 de abril 2020)

    • Se o que diz é verdade, que eu duvido, o deputado desse partido deve fazer chegar essas ameaças às autoridades. Não o fez, todos sabem as pessoas realmente de esquerda não fazem este tipo de ameaças.

    • Quando o André Ventura ou qualquer outra pessoa que seja vítima de situação semelhante apresentar queixa, como os visados na notícia, há investigação. Sem queixa não há investigação, seja de esquerda, direito ou centro. Para qualquer dúvida consultar o código de processo penal.

  4. Isto aparece cada coisa em Portugal, se não tivessem andado a incendiar ultimamente este Pais com coisas como racismo que sinceramente não o vejo por cá nada disto se passaria, sinceramente nem sei como podem dizer que somos um Pais racista se ajudamos a tantos e tantos anos todas as etnias, só mesmo estas associações que ganham com estas coisas e outros grupos para dizerem certas baboseiras, ou afinal de contas todos querem viver a custa de todos e ninguém passar a trabalhar neste Pais.
    Enfim mais uma vez digo vai aparecendo cada coisa por vezes em Portugal que até me pasma. Alguém acha mesmo que hoje em dia somos um Pais racista nós que ajudamos toda a gente, agora que existe por ai muita gente que afinal vive a conta deste dito racismo ai isso acredito.

      • Se não és vitima constante de assalto, não podes gritar que Portugal é um país onde o assalto é sistematico.
        Como fizeste antes, podes agora trocar “assalto” por “racismo” e a frase terá mais sentido

        Há milhoes neste pais dos quais a larga maioria são pacatos no modo de viver, tido como um dos paises mais seguros do mundo, perdemos no nivel de corrupção mas ganhamos pontos com a nossa tolerancia (e preguiça).
        Afirmar que o racismo é sistematico em Portugal é no minimo estranho, quem fala disso é quem mais tem a ganhar em que seja assim, e geralmente porque ganham dinheiro publico para evitar o racismo sistematico.

  5. Para quem se interroga porque razão o André Ventura apesar de ter sido vítima do mesmo tipo de ameaças e estás não terem dado origem a uma investigação, foi porque, ao contrário dos visados na notícia não apresentou ainda, queixa (palavras dele). Sem queixa não há investigação seja a vítima de esquerda, direita ou centro. Para qualquer dúvida consultar o código de processo penal.

  6. O problema aqui é que um grupo de pessoas vem para os órgãos de comunicação dizer que o povo Português é racista, e devia estar á espera que ficassem calados, com tamanha acusação. O resultado está á vista, e se não houver bom senso, poderá tomar proporções muito graves, e com uma crise económica que está a instalar-se, e possivelmente com um aumento de impostos, a frustração acordará o pior que existe dentro do ser humano.

  7. Nº 4 do Artigo 46.º da Constituição da República Portuguesa: «Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações que perfilhem a ideologia fascista.»
    De que estão à espera os agentes e as autoridades do Estado Português (advogados, polícias, Ministério Público, tribunais, parlamento, governo, presidente da AR, Presidente da República, etc.) para ilegalizarem associações fascistas e neonazis como Chega, Ergue-te/PNR e Nova Ordem Social (Mário Machado)? Caso os saudosistas do Estado Novo (seus eventuais apoiantes) não saibam, essa gente nada tem a ver com a ideologia salazarista, mas são terroristas da extrema-direita, gente que Salazar teria mandado engavetar sem pestanejar.

    • Pois é, e tu deves ser um democrata leninista,estalinista, maiosta, adolfista ou polpotista…esses democratas só assassinaram 250 milhões de ser humanos!!!, só pelo simples facto do prazer satãnico de esquerda!!!…. Pelo número, do artº que aí mencionas tudo o que é à direita da facção ultra esquerda do ps… é tudo extrema direita!!!!!! A tal democracia à chinesa, cubana, venezuelana ou coreia do norte. Os tais paraísos para esquerdopatas…só que querem isso para os outros.. os chefões vão viver para os EUA….!!!!

  8. Tanto ódio que por aqui vai…, de tanta cabecinha oca que nem sabe que o conflito social é a estratégia maquiavélica usada pela esquerda, desde a Revolução Francesa…, depois oferecem massacres, sangue suor e lágrimas, como se vê na Venezuela ou Angola, Moçambique…..

  9. Vivi 40 anos numa cidade com uma população Idêntica à de Portugal. Deve ser a cidade no mundo com pessoas de todas as nacionais. Não acredito que existe racismo, porém sim existe interesses e usam racismo como temos também grupos de minoria para conseguirem alcançar aquilo que não merecem. Tudo é possível, acredito se formos honestos, e com grandes objectivos conseguimos tudo que desejamos. Agora por exemplo não acho bem, uma pressoa que trabalha de dia e de noite para conseguir os seus objectivos, e executar os seus sonhos, não consegue porque outras defender-se por estes métodos. É que estamos a tirar trabalho a quem merece, e a quem contribue bom rendimento para o país.

  10. Quando eu vi manifestações em Portugal, em tempo de covd19, só porque um polícia nos EU tinha colocado um pé em cima do pescoço de um drogado e passador de moeda falsa, fiquei logo a saber que as coisas iam azedar-se. Sim, porque quando algum polícia na Amadora ou na Cova de Moura é morto, não há manifestações nenhumas. Têm andado a brincar com o fogo e ainda dizem que polícia bom é polícia morto. Depois admiram-se….!

  11. E essa que está na foto é filha de um assassino e assaltante de bancos. E agora diz que é preciso ir buscar o dinheiro onde o há. O pai dela também o ia buscar onde o havia!!

      • Ressabiado é você. Se quer saber mais nunca estiva nas ex-colónias. Nem como civil nem como militar. Você e outros como você é que não fazem cá falta nenhuma!

      • Peço desculpa… Não é um ressabiado das ex-colónias… Mas é alguém que vive no passado e continua a associar um familiar a um suposto ato que o senhor pensa ter sido ilícito. O que o pai terá feito (ou não) não define a filha! Pensar assim é preconceituoso, sendo que o preconceito é um sentimento partilhado pelos racistas.

        Mas… não deixa de ser curioso como algumas pessoas se defendem acusando os outros da mesma acusação que lhes foi feita. Demonstra uma grande dose de criatividade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.