PJ investiga abusos sexuais a crianças em família de acolhimento

European Parliament / Flickr

-

A Polícia Judiciária continua a investigar o caso de alegados abusos sexuais de duas crianças no seio de uma família de acolhimento em Celorico de Basto, que já resultou na detenção de dois homens.

Uma fonte da Polícia Judiciária (PJ) de Braga disse à Lusa que ainda é preciso saber se há mais alguém envolvido no caso, seja diretamente seja por conivência.

Segundo um comunicado da PJ, dois homens, pai e filho, foram detidos, em Celorico de Basto, pela alegada prática de “inúmeros” crimes de abuso sexual de duas crianças que tinham sido entregues à guarda daquela família.

Os detidos já foram submetidos a primeiro interrogatório judicial, tendo o tribunal decidido que ficarão a aguardar julgamento em liberdade.

Foram-lhes aplicadas as medidas de coação de apresentações bissemanais na polícia, proibição de se ausentarem do concelho onde residem e proibição de contactarem as vítimas.

“Os suspeitos, pai e filho, de 59 e 35 anos de idade, estão indiciados pela prática, de forma reiterada, de inúmeros crimes de abuso sexual de crianças e abuso sexual de menores dependentes, dos quais foram vítimas duas menores, entregues à guarda do primeiro”, refere o comunicado.

Acrescenta que os abusos terão começado quando as vítimas tinham 9 e 11 anos e se terão prolongado até aos 15 e 18 anos de idade, respetivamente.

A investigação vai continuar, nomeadamente para apurar se a mulher do arguido mais velho sabia dos abusos.

Em caso afirmativo, também ela poderá ser constituída arguida.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …