PJ faz buscas na Câmara de Cascais. Ministro Miguel Pinto Luz é um dos visados

1

websummit / Flickr

Miguel Pinto Luz

A Polícia Judiciária (PJ) realizou, na manhã desta quarta-feira, buscas na Câmara Municipal de Cascais, visando também o novo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.

A Polícia Judiciária (PJ) realizou, na manhã desta quarta-feira, buscas na Câmara Municipal de Cascais.

A CNN Portugal adianta que o ministro das Infraestruturas e da Habitação Miguel Pinto Luz é um dos visados na investigação.

A mesma televisão diz que as suspeitas sobre antigo vice-presidente da Câmara de Cascais são relativas à sua antiga candidatura à liderança do PSD.

Miguel Pinto Luz terá sido assessorado – a título pessoal – por uma agência de comunicação que, ao mesmo tempo, tinha contratos com a câmara de Cascais.

Fábrica de máscaras investigada

Mas, de acordo com a Visão, o principal foco das buscas naquela autarquia foi a criação da primeira fábrica de máscaras cirúrgicas no concelho no âmbito da pandemia de covid-19.

A Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, lançou em junho de 2020 a produção própria de máscaras destinadas à população.

Contactada pela Lusa, fonte da Polícia Judiciária confirmou a realização das buscas na Câmara de Cascais, com o objetivo de “recolha de informação”, escusando-se a adiantar mais pormenores.

De acordo com a CNN, as buscas ocorreram em quatro espaços, entre eles a empresa municipal visada na investigação.

O presidente da autarquia, Carlos Carreiras, confessou que já estava a contar com as buscas, mas descarta o envolvimento de Miguel Pinto Luz no “processo” da fábrica.

“O único responsável em todo o processo sou eu. Eu não fiquei confinado. O único responsável sou eu”, disse Carlos Carreiras, que diz estar de “consciência totalmente tranquila”.

Governo aguarda esclarecimentos

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou esta quarta-feira que o Governo não tem “qualquer informação” sobre as diligências judiciais na Câmara de Cascais, além da veiculada na comunicação social, dizendo ser necessário aguardar por esclarecimentos e que “a justiça deve funcionar”.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, António Leitão Amaro foi questionado sobre notícias que dão conta de buscas na Câmara de Cascais e de algumas em que o ministro das Infraestruturas e ex-vice-presidente desta autarquia, Miguel Pinto Luz, será visado, instando o governante a esclarecer se este dirigente do PSD poderia deixar o Governo caso seja considerado suspeito ou constituído arguido.

“Não temos qualquer informação sobre diligências que estejam a ocorrer para além do que é veiculado sobre a comunicação social. Temos de aguardar pelos esclarecimentos prestados pelas autoridades de investigação e pelas entidades visadas (…) A única coisa que diria é que a justiça deve funcionar e deve fazer o seu trabalho”, afirmou.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Ainda não iniciaram as atividades governativas e já começam os casos e casinhos.
    Há mais na fila de espera.
    Em frente, que atrás vem gente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.