A Polícia Judiciária está, esta terça-feira, a realizar buscas na Ordem dos Enfermeiros, na sequência da denúncia de alegadas irregularidades financeiras.
A notícia, avançada pela SIC Notícias, dá conta que a PJ está a realizar buscas na Ordem dos Enfermeiros. Em causa está uma denúncia de alegadas irregularidades financeiras.
Recorde-se que, em fevereiro passado, o DN noticiou que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, acionou processos disciplinares à vice-presidente e ao diretor financeiro do organismo.
Na altura, a bastonária acusou Graça Machado de “acumulação ilegal de ordenados”, argumentando que, entre Fevereiro e Outubro de 2016, terá auferido, indevidamente, salários pagos pela Ordem e pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
No caso de José Lopes, o diretor financeiro foi acusado de ter alterado o sistema informático que controla as horas de trabalho na Ordem, em benefício próprio, de não ter pago o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de vários imóveis da OE e de ter metido uma “cunha” para o filho.
No contra-ataque, os dois denunciaram, numa reportagem da TVI, a existência de práticas ilegais na Ordem, nomeadamente de “pagamentos de viagens fictícias aos membros do conselho directivo, além de casas, electrodomésticos e despesas de vestuário”.
Os responsáveis também falaram em “abusos e irregularidades na utilização dos cartões de débito, nas despesas de deslocação, alimentação e habitação dos membros do conselho directivo”.