PJ faz buscas na casa de Rui Rangel por suspeitas de corrupção. Há 5 detidos

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

A Polícia Judiciária está a desenvolver uma mega-operação, que tem como protagonistas o juíz rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante, por fortes suspeitas de corrupção.

O Correio da Manhã avança que existem indícios de que, tanto o juíz desembargador Rui Rangel como a ex-mulher, Fátima Galante, tenham vendido decisões judiciais a troco de subornos milionários. Além disso, a PJ está também a investigar suspeitas de branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Os dois estarão a ser alvos de buscas e constituídos arguidos, de forma a apresentarem-se para primeiro interrogatório judicial.

O mesmo jornal avança que, no âmbito da mega-operação da Polícia Judiciária, foram detidos esta manhã o advogado Santos Martins, suspeito de ter servido de “testa de ferro” a Rangel, fazendo-lhe chegar o dinheiro de forma faseada, e o seu filho, que também terá participado no esquema.

Além destes dois, foram ainda detidos dois homens e uma mulher.

O esquema, conta o CM, denunciou-se a si próprio, quando, em 2016, a PJ encontrou centenas de milhares de euros depositados pelo empresário José Veiga na conta de um jovem desconhecido que, descobriu-se mais tarde, era o filho do advogado Sousa Martins.

Depois disso, a PJ encontrou os talões de depósito desse dinheiro nas contas do juiz, em valores sempre abaixo dos 10 mil euros para não cair nos alertas de branqueamento de capitais.

Além disso, as autoridades encontraram ainda emails de Rangel a pedir dinheiro a Santos Martins.

A operação conta com mais de 100 inspetores no terreno, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, e passa por detenções e buscas em vários locais – como as casas de Rangel e Galante, o Tribunal da Relação de Lisboa, onde o juiz exerce funções e tomou as decisões em causa – e ainda na SAD do Benfica, onde aquele mantém uma relação de proximidade com Luís Filipe Vieira, depois de ter concorrido com ele à presidência do clube.

O Presidente do Benfica também já foi constituído arguido no âmbito da Operação Lex.

Rangel e a ex-mulher são suspeitos de corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal, os empresários que terão beneficiado das decisões são suspeitos de corrupção ativa, e ainda, suspeitas por branqueamento, aqueles que serviram de ‘testas de ferro’ no esquema, tais como o advogado Santos Martins.

Um juiz só pode ser detido preventivamente depois de designada a data para o seu julgamento. E quando a acusação do MP esteja praticamente concluída. E não pode ser julgado em tribunais de primeira instância: um juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça será o juiz de instrução na fase de inquérito.

Como Rui Rangel é juiz desembargador, ou seja, do tribunal da Relação, será um tribunal superior que ficará responsável pelo processo, neste caso o Supremo. Souto Moura, que liderou as buscas, é precisamente juiz conselheiro do Supremo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Fala-se em corrupção, fala-se em benfica, esse cancro do futebol e da sociedade.
    É preciso cortar o mal pela raiz, que isto já não se cura com paninhos quentes.

RESPONDER

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …