PJ faz buscas na casa de Rui Rangel por suspeitas de corrupção. Há 5 detidos

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

A Polícia Judiciária está a desenvolver uma mega-operação, que tem como protagonistas o juíz rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante, por fortes suspeitas de corrupção.

O Correio da Manhã avança que existem indícios de que, tanto o juíz desembargador Rui Rangel como a ex-mulher, Fátima Galante, tenham vendido decisões judiciais a troco de subornos milionários. Além disso, a PJ está também a investigar suspeitas de branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Os dois estarão a ser alvos de buscas e constituídos arguidos, de forma a apresentarem-se para primeiro interrogatório judicial.

O mesmo jornal avança que, no âmbito da mega-operação da Polícia Judiciária, foram detidos esta manhã o advogado Santos Martins, suspeito de ter servido de “testa de ferro” a Rangel, fazendo-lhe chegar o dinheiro de forma faseada, e o seu filho, que também terá participado no esquema.

Além destes dois, foram ainda detidos dois homens e uma mulher.

O esquema, conta o CM, denunciou-se a si próprio, quando, em 2016, a PJ encontrou centenas de milhares de euros depositados pelo empresário José Veiga na conta de um jovem desconhecido que, descobriu-se mais tarde, era o filho do advogado Sousa Martins.

Depois disso, a PJ encontrou os talões de depósito desse dinheiro nas contas do juiz, em valores sempre abaixo dos 10 mil euros para não cair nos alertas de branqueamento de capitais.

Além disso, as autoridades encontraram ainda emails de Rangel a pedir dinheiro a Santos Martins.

A operação conta com mais de 100 inspetores no terreno, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, e passa por detenções e buscas em vários locais – como as casas de Rangel e Galante, o Tribunal da Relação de Lisboa, onde o juiz exerce funções e tomou as decisões em causa – e ainda na SAD do Benfica, onde aquele mantém uma relação de proximidade com Luís Filipe Vieira, depois de ter concorrido com ele à presidência do clube.

O Presidente do Benfica também já foi constituído arguido no âmbito da Operação Lex.

Rangel e a ex-mulher são suspeitos de corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal, os empresários que terão beneficiado das decisões são suspeitos de corrupção ativa, e ainda, suspeitas por branqueamento, aqueles que serviram de ‘testas de ferro’ no esquema, tais como o advogado Santos Martins.

Um juiz só pode ser detido preventivamente depois de designada a data para o seu julgamento. E quando a acusação do MP esteja praticamente concluída. E não pode ser julgado em tribunais de primeira instância: um juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça será o juiz de instrução na fase de inquérito.

Como Rui Rangel é juiz desembargador, ou seja, do tribunal da Relação, será um tribunal superior que ficará responsável pelo processo, neste caso o Supremo. Souto Moura, que liderou as buscas, é precisamente juiz conselheiro do Supremo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Fala-se em corrupção, fala-se em benfica, esse cancro do futebol e da sociedade.
    É preciso cortar o mal pela raiz, que isto já não se cura com paninhos quentes.

RESPONDER

Planetas anormalmente gigantes detetados a orbitar uma estrela jovem

Investigadores identificaram uma jovem estrela com quatro planetas do tamanho de Júpiter e de Saturno em órbita, a primeira vez que tantos enormes planetas foram detetados num sistema tão jovem. O sistema também quebrou o recorde …

Diminuição de insetos tem efeitos "inimagináveis" para os seres humanos

A diminuição do número de insetos é um problema muito mais grave do que se julgava. Nova investigação afirma que essa diminuição põe em causa cadeia alimentar e traz "consequências inimagináveis para os seres humanos". O …

Cientistas confirmam que os eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …