PJ faz buscas na casa de Rui Rangel por suspeitas de corrupção. Há 5 detidos

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

A Polícia Judiciária está a desenvolver uma mega-operação, que tem como protagonistas o juíz rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante, por fortes suspeitas de corrupção.

O Correio da Manhã avança que existem indícios de que, tanto o juíz desembargador Rui Rangel como a ex-mulher, Fátima Galante, tenham vendido decisões judiciais a troco de subornos milionários. Além disso, a PJ está também a investigar suspeitas de branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Os dois estarão a ser alvos de buscas e constituídos arguidos, de forma a apresentarem-se para primeiro interrogatório judicial.

O mesmo jornal avança que, no âmbito da mega-operação da Polícia Judiciária, foram detidos esta manhã o advogado Santos Martins, suspeito de ter servido de “testa de ferro” a Rangel, fazendo-lhe chegar o dinheiro de forma faseada, e o seu filho, que também terá participado no esquema.

Além destes dois, foram ainda detidos dois homens e uma mulher.

O esquema, conta o CM, denunciou-se a si próprio, quando, em 2016, a PJ encontrou centenas de milhares de euros depositados pelo empresário José Veiga na conta de um jovem desconhecido que, descobriu-se mais tarde, era o filho do advogado Sousa Martins.

Depois disso, a PJ encontrou os talões de depósito desse dinheiro nas contas do juiz, em valores sempre abaixo dos 10 mil euros para não cair nos alertas de branqueamento de capitais.

Além disso, as autoridades encontraram ainda emails de Rangel a pedir dinheiro a Santos Martins.

A operação conta com mais de 100 inspetores no terreno, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, e passa por detenções e buscas em vários locais – como as casas de Rangel e Galante, o Tribunal da Relação de Lisboa, onde o juiz exerce funções e tomou as decisões em causa – e ainda na SAD do Benfica, onde aquele mantém uma relação de proximidade com Luís Filipe Vieira, depois de ter concorrido com ele à presidência do clube.

O Presidente do Benfica também já foi constituído arguido no âmbito da Operação Lex.

Rangel e a ex-mulher são suspeitos de corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal, os empresários que terão beneficiado das decisões são suspeitos de corrupção ativa, e ainda, suspeitas por branqueamento, aqueles que serviram de ‘testas de ferro’ no esquema, tais como o advogado Santos Martins.

Um juiz só pode ser detido preventivamente depois de designada a data para o seu julgamento. E quando a acusação do MP esteja praticamente concluída. E não pode ser julgado em tribunais de primeira instância: um juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça será o juiz de instrução na fase de inquérito.

Como Rui Rangel é juiz desembargador, ou seja, do tribunal da Relação, será um tribunal superior que ficará responsável pelo processo, neste caso o Supremo. Souto Moura, que liderou as buscas, é precisamente juiz conselheiro do Supremo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Fala-se em corrupção, fala-se em benfica, esse cancro do futebol e da sociedade.
    É preciso cortar o mal pela raiz, que isto já não se cura com paninhos quentes.

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …