Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde

2

Mário Cruz / Lusa

António Costa (D), cumprimenta Manuel Pizarro (D), no final da Convenção Autárquica Nacional do PS

Proposta de António Costa foi anunciada pela presidência da República. Eurodeputado vai tomar posse já neste sábado.

Manuel Pizarro vai ser o novo ministro da Saúde em Portugal, sendo assim o sucessor de Marta Temido.

Temido pediu a demissão na semana passada “por entender que deixou de ter condições para se manter no cargo”. Era ministra desde Outubro de 2018, na altura substituindo Adalberto Campos Fernandes, com alguma surpresa.

Agora é sucedida no cargo pelo médico Manuel Pizarro, 58 anos, que tem sido eurodeputado socialista. É mesmo o coordenador dos deputados do Partido Socialista (PS) no Parlamento Europeu.

A tomada de posse vai decorrer já neste sábado: “Na sequência da proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República conferirá posse amanhã, sábado 10/9, ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro, pelas 18h00, no Palácio de Belém”, informa a página oficial da Presidência da República.

Pizarro, figura forte do PS no Porto (mas derrotado nas suas duas candidaturas à liderança da Câmara Municipal), foi secretário de Estado da Saúde nos tempos de José Sócrates enquanto primeiro-ministro.

A rádio Renascença indica que estava a haver “muita pressão” por parte da Federação Distrital do Porto, junto do primeiro-ministro António Costa, para que Manuel Pizarro fosse o novo Ministério da Saúde.

Pizarro é o presidente da Federação Distrital do Porto do PS e alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.

Esta é uma escolha que, tal como se esperava, aponta para a continuidade sugerida por António Costa; e que não representa uma grande surpresa.

ZAP //

2 Comments

  1. Bem … Olhem sempre para o lado bom da vida! Não faltarão piadas e trocadilhos fáceis com o nome do novo ministro.

    Quanto a competência e discernimento para o negócio será melhor não colocarem as expectativas muito altas … estamos em Portugal! Animem-se!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.