Piratas informáticos atacam clientes do BCP, Crédito Agrícola e EDP

Os clientes do Millennium BCP, do Crédito Agrícola e da EDP foram alvo de ataques informários por hackers que pretendiam ter acesso aos seus dados.

O alerta feito pelo Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) no seu site. Os ataques ocorreram a 13, 16 e 17 de março, sendo que, nos dois bancos, o objetivo era chegar a dados de acesso das contas dos clientes e, na elétrica, conseguir os dados dos cartões de crédito dos clientes.

Para isso, de acordo com o jornal Público, foram enviadas, para múltiplos destinatários, mensagens fraudulentas de correio eletrónico, em que eram anunciados falsos reembolsos e um link para o cliente aceder a esse alegado montante ou em que era anunciada uma mensagem no homebanking.

O phishing é um golpe que consiste, por exemplo, em criar sites falsos com o endereço, o nome e a imagem semelhantes a páginas de bancos para enganar as vítimas, enviando informações às pessoas via email. A partir desse esquema, o criminoso consegue roubar informações pessoais, como senhas de acesso, dados bancários e números de cartões de crédito.

Pedro Verdelho, responsável pelo Gabinete Cibercrime, confirmou ao Público, que “foi detectada nos últimos dias uma atividade mais frequente de cibercriminalidade, circunstância que foi já sublinhada pela Polícia Judiciária e pelo Centro Nacional de Cibersegurança”.

Segundo o responsável, “esta maior intensidade ocorre numa altura em que aumentou, exponencialmente, o número de pessoas em teletrabalho, ao mesmo tempo que a generalidade das entidades públicas e privadas tem solicitado que os contactos dos seus clientes ou utilizadores sejam feitos à distância, por telefone ou por outras vias digitais”.

Este mês, a Polícia Judiciária já tinha alertado para o aumento de ataques informáticos em Portugal devido ao novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …