Os clientes do Millennium BCP, do Crédito Agrícola e da EDP foram alvo de ataques informários por hackers que pretendiam ter acesso aos seus dados.
O alerta feito pelo Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) no seu site. Os ataques ocorreram a 13, 16 e 17 de março, sendo que, nos dois bancos, o objetivo era chegar a dados de acesso das contas dos clientes e, na elétrica, conseguir os dados dos cartões de crédito dos clientes.
Para isso, de acordo com o jornal Público, foram enviadas, para múltiplos destinatários, mensagens fraudulentas de correio eletrónico, em que eram anunciados falsos reembolsos e um link para o cliente aceder a esse alegado montante ou em que era anunciada uma mensagem no homebanking.
O phishing é um golpe que consiste, por exemplo, em criar sites falsos com o endereço, o nome e a imagem semelhantes a páginas de bancos para enganar as vítimas, enviando informações às pessoas via email. A partir desse esquema, o criminoso consegue roubar informações pessoais, como senhas de acesso, dados bancários e números de cartões de crédito.
Pedro Verdelho, responsável pelo Gabinete Cibercrime, confirmou ao Público, que “foi detectada nos últimos dias uma atividade mais frequente de cibercriminalidade, circunstância que foi já sublinhada pela Polícia Judiciária e pelo Centro Nacional de Cibersegurança”.
Segundo o responsável, “esta maior intensidade ocorre numa altura em que aumentou, exponencialmente, o número de pessoas em teletrabalho, ao mesmo tempo que a generalidade das entidades públicas e privadas tem solicitado que os contactos dos seus clientes ou utilizadores sejam feitos à distância, por telefone ou por outras vias digitais”.
Este mês, a Polícia Judiciária já tinha alertado para o aumento de ataques informáticos em Portugal devido ao novo coronavírus.