Piloto da aeronave garante: “segui o manual à risca”

André Kosters / Lusa

No interrogatório do Tribunal de Almada, que decorreu no dia seguinte ao acidente na praia de São João da Caparica, o piloto da aeronave ilibou o aluno que o acompanhava. Foram ambos indiciados pelo crime de homicídio por negligência.

O piloto da aeronave que na quarta-feira à tarde foi obrigado a aterrar de emergência na praia de São João da Caparica, matando um homem e uma criança, afirmou à procuradora, durante o interrogatório no Tribunal de Almada, que seguiu à risca o manual de procedimentos em aterragens de emergência, segundo o Expresso.

O piloto garantiu em Tribunal que amarar não era solução já que o aparelho partir-se-ia e o impacto seria violento. Declarou ainda que as consequências da aterragem de emergência eram impossíveis de prever.

No interrogatório, que decorreu na tarde seguinte ao acidente, o piloto acrescentou que mal o motor falhou foi ele quem assumiu o controlo da aeronave, ilibando o aluno que o acompanhava.

O piloto e o tripulante tiveram a medida de coação menos gravosa, termo de identidade e residência, ficando por isso em liberdade. Foram indiciados pelo crime de homicídio por negligência.

As duas vítimas mortais são uma criança de 8 anos e um sargento da Força Aérea de 56 anos, na reserva desde 2013.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Se seguiu o manual à risca, culpam a entidade que dá as “cartas de piloto” e cria os manuais de procedimentos.
    Entretanto obriguem a alterar o manual para: ….em caso de aterragem forçada numa praia, se existir pessoas na areia, aterrar no mar independentemente que morra, ou destrua a aeronave, ao menos não tiramos vidas inocentes.

  2. Claro, não se pode em hipótese alguma partir uma aeronave tão valiosa. Ainda que a própria filha estivesse naquela praia. Aqueles que decidem ir à praia assumem conscientemente o risco de serem atropelados por aeronaves em situação de emergência. Errar é humano. Não assumir o erro e ainda defende-lo como um procedimento correto já é muita canalhice. Cadeia nele.

  3. Gostava de ver estes tipos/as que criticam a opção do piloto na mesma condição numa situação semelhante. Fariam o quê? Suicidavam-se???… ahaha

    • Tambem acho, nao se deve julgar precipitadamente. Os pilotos optaram por aterrar na areia, eles la sabem porque, sao decisoes que se tomam em situacoes imprevistas e criticas. Tambem por sorte poderia ninguem ter morrido, foi um acidente. O que se passou naqueles curtos e angustiantes momentos so eles e Deus sabem. Portanto nao nos coloquemos no lugar de Deus.

  4. Queria ver os q criticam o piloto, no lugar dele. Pois, entre morrer ou matar, dificilmente opta-se por morrer. Embora saibamos q nunca mais teremos paz de espírito.

  5. Alguns comentadores já se esqueceram do outro infeliz que estava apenas a descarregar o camião no supermercado e morreu quando um um avião lhe caiu na cabeça. Mas como morreram todos os ocupantes da aeronave, aí já não houve culpados nem criticas. Enfim… gente muito curta de cérebro.
    Infelizmente neste caso morreu gente, porque podia muito bem não ter morrido ninguém… alguns anormais não sabem o que dizer ACIDENTE.

  6. O problema nao e o Piloto ter aterrado na praia porque nao teve tomates para amarar. Talvez a maioria faria o mesmo. Mas em retrospectiva tentar afastar essa hipotese com desculpas como, segui o manual e deixei o destino aos outros e concluir que foi um simples acidente e no poderia ter outro desfecho nao e aceitavel. Reforca mais a ideia de falta de valor pela vida de terceiros, a vida de criancas (pois a probabilidade de criancas na praia e elevadissima). Logo o correcto para muita gente era aterrar no oceano. Nao foi homem para isso entao agora que se assuma responsavel pelos danos de modo a se reconciliar com a sociedade que o rodeia. E garantido que muitos pilotos por esse mundo ja ponderaram o que fariam em situacao semelhante, e nao tenho duvidas que muitos se faziam ao mar. Este indivude e a diferenca entre H e h, a historia nao reza por estes…

  7. O único comentário que posso fazer é que se não tivesse morrido ninguém na Praia o Piloto era o melhor do Mundo, como morreu é assassino, a mente humana é muito controversa.

RESPONDER

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …