Piloto da aeronave garante: “segui o manual à risca”

André Kosters / Lusa

No interrogatório do Tribunal de Almada, que decorreu no dia seguinte ao acidente na praia de São João da Caparica, o piloto da aeronave ilibou o aluno que o acompanhava. Foram ambos indiciados pelo crime de homicídio por negligência.

O piloto da aeronave que na quarta-feira à tarde foi obrigado a aterrar de emergência na praia de São João da Caparica, matando um homem e uma criança, afirmou à procuradora, durante o interrogatório no Tribunal de Almada, que seguiu à risca o manual de procedimentos em aterragens de emergência, segundo o Expresso.

O piloto garantiu em Tribunal que amarar não era solução já que o aparelho partir-se-ia e o impacto seria violento. Declarou ainda que as consequências da aterragem de emergência eram impossíveis de prever.

No interrogatório, que decorreu na tarde seguinte ao acidente, o piloto acrescentou que mal o motor falhou foi ele quem assumiu o controlo da aeronave, ilibando o aluno que o acompanhava.

O piloto e o tripulante tiveram a medida de coação menos gravosa, termo de identidade e residência, ficando por isso em liberdade. Foram indiciados pelo crime de homicídio por negligência.

As duas vítimas mortais são uma criança de 8 anos e um sargento da Força Aérea de 56 anos, na reserva desde 2013.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Se seguiu o manual à risca, culpam a entidade que dá as “cartas de piloto” e cria os manuais de procedimentos.
    Entretanto obriguem a alterar o manual para: ….em caso de aterragem forçada numa praia, se existir pessoas na areia, aterrar no mar independentemente que morra, ou destrua a aeronave, ao menos não tiramos vidas inocentes.

  2. Claro, não se pode em hipótese alguma partir uma aeronave tão valiosa. Ainda que a própria filha estivesse naquela praia. Aqueles que decidem ir à praia assumem conscientemente o risco de serem atropelados por aeronaves em situação de emergência. Errar é humano. Não assumir o erro e ainda defende-lo como um procedimento correto já é muita canalhice. Cadeia nele.

  3. Gostava de ver estes tipos/as que criticam a opção do piloto na mesma condição numa situação semelhante. Fariam o quê? Suicidavam-se???… ahaha

    • Tambem acho, nao se deve julgar precipitadamente. Os pilotos optaram por aterrar na areia, eles la sabem porque, sao decisoes que se tomam em situacoes imprevistas e criticas. Tambem por sorte poderia ninguem ter morrido, foi um acidente. O que se passou naqueles curtos e angustiantes momentos so eles e Deus sabem. Portanto nao nos coloquemos no lugar de Deus.

  4. Queria ver os q criticam o piloto, no lugar dele. Pois, entre morrer ou matar, dificilmente opta-se por morrer. Embora saibamos q nunca mais teremos paz de espírito.

  5. Alguns comentadores já se esqueceram do outro infeliz que estava apenas a descarregar o camião no supermercado e morreu quando um um avião lhe caiu na cabeça. Mas como morreram todos os ocupantes da aeronave, aí já não houve culpados nem criticas. Enfim… gente muito curta de cérebro.
    Infelizmente neste caso morreu gente, porque podia muito bem não ter morrido ninguém… alguns anormais não sabem o que dizer ACIDENTE.

  6. O problema nao e o Piloto ter aterrado na praia porque nao teve tomates para amarar. Talvez a maioria faria o mesmo. Mas em retrospectiva tentar afastar essa hipotese com desculpas como, segui o manual e deixei o destino aos outros e concluir que foi um simples acidente e no poderia ter outro desfecho nao e aceitavel. Reforca mais a ideia de falta de valor pela vida de terceiros, a vida de criancas (pois a probabilidade de criancas na praia e elevadissima). Logo o correcto para muita gente era aterrar no oceano. Nao foi homem para isso entao agora que se assuma responsavel pelos danos de modo a se reconciliar com a sociedade que o rodeia. E garantido que muitos pilotos por esse mundo ja ponderaram o que fariam em situacao semelhante, e nao tenho duvidas que muitos se faziam ao mar. Este indivude e a diferenca entre H e h, a historia nao reza por estes…

  7. O único comentário que posso fazer é que se não tivesse morrido ninguém na Praia o Piloto era o melhor do Mundo, como morreu é assassino, a mente humana é muito controversa.

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …