Relatório aponta que pico será daqui a duas semanas. Portugal chegará aos 150 mil casos por dia

2

Portugal deverá atingir o pico de incidência de covid-19 entre o início de fevereiro e o 12.º dia do mês, indica um recente relatório do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

O relatório Situação dos indicadores de Risco em Portugal, realizado pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e consultado pela CNN Portugal, indica que Portugal deverá atingir o pico de incidência entre o início e o 12.º dia de fevereiro.

O país pode chegar aos 150 mil casos de covid-19 diários, dos quais apenas 60 mil a 65 mil serão visíveis. Atualmente, Portugal tem uma média diária de 36 mil novas infeções por dia.

O pico de casos acontecerá “por saturação de contágios entre suscetíveis (os não vacinados e em pessoas em que existe evasão vacinal ou senescência imunológica)”.

O relatório aponta que é “a primeira vez que este fenómeno se observa em Portugal” e “que é assinalável” desde a entrada em circulação do SARS-CoV-2 em território nacional.

A partir do pico da incidência e do pico dos casos ativos, “alguns dias depois (quatro a sete), a descida será acentuada por saturação dos imunizados e redução dos suscetíveis”.

Assim, depois do pico da incidência e com a elevada taxa de cobertura vacinal, toda a população terá alguma imunidade ao vírus no final de fevereiro.

  ZAP //

2 Comments

  1. A pandemia vai voltar a uma fase mais agressiva, basta abrirem tudo e mais alguma coisa, e vão ver o que acontece… agir como se isto fosse só uma gripe, a meu ver, não está certo. O vírus é mais poderoso do que nós!
    Pensem nisto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE