Pico de novos casos nas crianças até aos nove anos já passou

O pico de infeções para as crianças nesta faixa etária, que atingiu o valor mais elevado entre todas as idades desde o início da pandemia, terá acontecido na semana passada.

Segundo o Público, é provável que o pico de novos casos da quinta vaga de covid-19 entre as crianças até aos nove anos já tenha passado. Os dados são do matemático Óscar Felgueiras, que mostram que a incidência cumulativa a sete dias está a descer há quatro dias, o que aponta para que o pico já tenha acontecido.

Com a reabertura das escolas depois da semana de contenção, desde meados de Janeiro que esta faixa etária infantil era o grupo onde se notou um maior aumento de infeções com o coronavírus, mas os números começaram a descer na semana passada.

“Neste momento aquilo que há de mais notório é de facto uma diminuição da incidência semanal nas crianças, que foi de cerca de 7% nos últimos quatro dias”, explica o matemático, que sublinha que “é expectável que com o atingir do pico nesta faixa etária haja um alastrar também para as outras, que já mostram também uma tendência de estabilização mas que é natural que sigam depois o rumo que já foi iniciado pelas crianças”.

 

“A incidência semanal ainda se aproximou quase dos 8000 casos por 100 mil habitantes, claro que isto ainda está mais concentrado nos miúdos da primária, dos cinco aos nove anos”, revela o perito. Este foi o valor mais elevado registado desde o início da pandemia em todas as faixas etárias e foi “mais de dez vezes superior” em comparação com o período homólogo.

Uma vez atingido o máximo de casos entre a população geral, espera-se que se consolide a descida na incidência entre as crianças. O matemático Carlos Antunes acredita que existem “várias hipóteses” quanto à evolução da incidência, já que é “expectável que, e seguindo a tendência que já iniciou, a faixa etária das crianças em fase escolar continue a diminuir”.

O especialista acredita que se pode considerar que uma descida é rápida quando a diminuição para metade do valor máximo acontece num espaço inferior a dez dias.

A partir de 5 de Fevereiro, vão também começar a ser administradas as segundas doses da vacina às crianças entre 5 e 11 anos.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE