Passageiro esqueceu-se de um Picasso de 10 mil euros num comboio

Um passageiro que seguia num comboio com destino a Dusseldorf, na Alemanha, esqueceu-se de um saco com um vaso feito por Picasso em 1953. A polícia está à procura da obra, avaliada em 10 mil euros.

Um homem esqueceu-se de uma obra de Pablo Picasso no interior de um comboio rumo a Dusseldorf, na Alemanha. O caso aconteceu no passado dia 15 de fevereiro, quando o passageiro, que tinha partido de Kassel, trocou de carruagem na estação de Hamm, pelas 21h00. A polícia federal está, agora, à procura da obra, avaliada em dez mil euros.

A peça, intitulada Le Hibou (A Coruja, em português), estava dentro de um saco feito de cartão sólido com as palavras “Neumeister – Alte Kunst – Moderne”, revelou a polícia do estado da Renânia do Norte – Vestfália num comunicado.

O homem de 76 anos tinha-o pousado no chão da carruagem onde seguia, de acordo com a CNN. O passageiro apercebeu-se de que se tinha esquecido do saco depois de ter saído do comboio.

Rapidamente, alertou as autoridades mas já não foi possível encontrar a peça. A polícia do estado da Renânia do Norte – Vestfália, que está a investigar o desaparecimento do Picasso, lançou um alerta e pediu que eventuais testemunhas entrassem em contacto com as autoridades. Até ao momento ainda não existem indícios do paradeiro de Le Hibou.

A polícia descreveu o incidente como um caso de “esquecimento monumental” e disse que o vaso foi extorquido por um “culpado desconhecido”.

A peça, um vaso de cerâmica que mede 26,5 x 12 x 18 centímetros, foi feito pelo famoso artista espanhol num atelier em Madoura, no sul de França. Foi neste estúdio que Picasso conheceu a segunda mulher, Jacqueline Roque, com quem casou em 1961.

Em 2016, uma peça da coleção foi vendida por 15 mil euros num leilão em Cologne, na Alemanha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …

Desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou esta sexta-feira que a desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável" e enumerou ainda cinco áreas que necessitam de igualdade de género para "mudar o …

Isabel dos Santos comprou casa em Lisboa através de um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo

A empresária Isabel dos Santos utilizou uma empresa com sede no Estado norte-americano de Delaware, considerado um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo, para comprar um imóvel de luxo em Lisboa, que está avaliado …

"Não é aceitável". Alentejo de fora dos descontos nas portagens

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, considera “incompreensível” que a A6 (Autoestrada Marateca-Caia), que atravessa o Alentejo, não esteja incluída na lista das autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço …

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …