Passageiro esqueceu-se de um Picasso de 10 mil euros num comboio

Um passageiro que seguia num comboio com destino a Dusseldorf, na Alemanha, esqueceu-se de um saco com um vaso feito por Picasso em 1953. A polícia está à procura da obra, avaliada em 10 mil euros.

Um homem esqueceu-se de uma obra de Pablo Picasso no interior de um comboio rumo a Dusseldorf, na Alemanha. O caso aconteceu no passado dia 15 de fevereiro, quando o passageiro, que tinha partido de Kassel, trocou de carruagem na estação de Hamm, pelas 21h00. A polícia federal está, agora, à procura da obra, avaliada em dez mil euros.

A peça, intitulada Le Hibou (A Coruja, em português), estava dentro de um saco feito de cartão sólido com as palavras “Neumeister – Alte Kunst – Moderne”, revelou a polícia do estado da Renânia do Norte – Vestfália num comunicado.

O homem de 76 anos tinha-o pousado no chão da carruagem onde seguia, de acordo com a CNN. O passageiro apercebeu-se de que se tinha esquecido do saco depois de ter saído do comboio.

Rapidamente, alertou as autoridades mas já não foi possível encontrar a peça. A polícia do estado da Renânia do Norte – Vestfália, que está a investigar o desaparecimento do Picasso, lançou um alerta e pediu que eventuais testemunhas entrassem em contacto com as autoridades. Até ao momento ainda não existem indícios do paradeiro de Le Hibou.

A polícia descreveu o incidente como um caso de “esquecimento monumental” e disse que o vaso foi extorquido por um “culpado desconhecido”.

A peça, um vaso de cerâmica que mede 26,5 x 12 x 18 centímetros, foi feito pelo famoso artista espanhol num atelier em Madoura, no sul de França. Foi neste estúdio que Picasso conheceu a segunda mulher, Jacqueline Roque, com quem casou em 1961.

Em 2016, uma peça da coleção foi vendida por 15 mil euros num leilão em Cologne, na Alemanha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …