//

Passageiro esqueceu-se de um Picasso de 10 mil euros num comboio

Um passageiro que seguia num comboio com destino a Dusseldorf, na Alemanha, esqueceu-se de um saco com um vaso feito por Picasso em 1953. A polícia está à procura da obra, avaliada em 10 mil euros.

Um homem esqueceu-se de uma obra de Pablo Picasso no interior de um comboio rumo a Dusseldorf, na Alemanha. O caso aconteceu no passado dia 15 de fevereiro, quando o passageiro, que tinha partido de Kassel, trocou de carruagem na estação de Hamm, pelas 21h00. A polícia federal está, agora, à procura da obra, avaliada em dez mil euros.

A peça, intitulada Le Hibou (A Coruja, em português), estava dentro de um saco feito de cartão sólido com as palavras “Neumeister – Alte Kunst – Moderne”, revelou a polícia do estado da Renânia do Norte – Vestfália num comunicado.

O homem de 76 anos tinha-o pousado no chão da carruagem onde seguia, de acordo com a CNN. O passageiro apercebeu-se de que se tinha esquecido do saco depois de ter saído do comboio.

Rapidamente, alertou as autoridades mas já não foi possível encontrar a peça. A polícia do estado da Renânia do Norte – Vestfália, que está a investigar o desaparecimento do Picasso, lançou um alerta e pediu que eventuais testemunhas entrassem em contacto com as autoridades. Até ao momento ainda não existem indícios do paradeiro de Le Hibou.

A polícia descreveu o incidente como um caso de “esquecimento monumental” e disse que o vaso foi extorquido por um “culpado desconhecido”.

A peça, um vaso de cerâmica que mede 26,5 x 12 x 18 centímetros, foi feito pelo famoso artista espanhol num atelier em Madoura, no sul de França. Foi neste estúdio que Picasso conheceu a segunda mulher, Jacqueline Roque, com quem casou em 1961.

Em 2016, uma peça da coleção foi vendida por 15 mil euros num leilão em Cologne, na Alemanha.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.