Americano ganha um Picasso de 1 milhão por 100 euros numa rifa de caridade

Um americano pagou apenas 100 euros por um bilhete numa rifa de caridade online e ganhou uma pintura de Pablo Picasso avaliada em 1 milhão de dólares.

Jeffrey Gonano, de 25 anos, disse que estava à procura de uma pintura para pendurar na parede de casa quando leu um artigo sobre a obra que estava a ser rifada pela Galeria Sotheby’s, em Paris.

L'Homme au Gibus (Homem com Chapéu de Ópera), quadro de Pablo Picasso, 1914

Succession Picasso 2013

Succession Picasso 2013

A pintura, de 1914, L’Homme au Gibus (Homem com Chapéu de Ópera) tinha sido comprada a uma galeria de Nova York pela entidade de solidariedade Associação Internacional para Salvar Tiro com a ajuda de um empréstimo bancário de grande porte.

A associação revelou ter pago um pouco menos de 1 milhão de dolares, o valor da obra estimado pelos especialistas da Sotheby’s, e pretendia, ao lançar a iniciativa “1 Picasso por 100 Euros“, angariar receitas para ajudar a salvar a antiga cidade libanesa de Tiro.

A entidade emitiu 50 mil bilhetes a 100 euros cada, esperando angariar 5 milhões de dólares. O bilhete premiado de Gonano foi escolhido por um sistema de computador esta quarta-feira.

“Eu estava a olhar para a obra e pensei que não perdia nada em tentar”, disse Gonano, gestor de projectos numa empresa de extintores de incêndio na Pensilvânia.

Apesar do valor de sua nova aquisição, Gonano diz que não pretende vender a obra, pelo menos por enquanto.

Os organizadores afirmaram à BBC que compradores de todo o mundo participaram no sorteio, sendo um grande número dos Estados Unidos.

O neto de Picasso, Olivier Picasso, esteve entre os que promoveram a venda dos bilhetes, tendo referido que o seu avô teria certamente aprovado a iniciativa: “o meu avô foi um dos pioneiros em tudo, na sua vida amorosa, na sua obra, por isso hoje eu tenho certeza que teria ajudado a causa”, disse Olivier .

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …

Nevões em França causam um morto e deixam 300 mil famílias sem energia

Os fortes nevões que afetam França desde quinta-feira causaram a morte a uma pessoa e cortes de energia que estão a privar de eletricidade 300 mil famílias, sobretudo no sudeste do país. Um motorista de 63 …

Remoção de algumas placas com amianto "aumenta exponencialmente a perigosidade"

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, confirmou que ainda há estabelecimentos de ensino com estruturas de fibras de amianto incorporado, esclarecendo que a remoção de algumas aumenta a perigosidade. O Ministério da Educação removeu "muitos milhares …