Um americano pagou apenas 100 euros por um bilhete numa rifa de caridade online e ganhou uma pintura de Pablo Picasso avaliada em 1 milhão de dólares.
Jeffrey Gonano, de 25 anos, disse que estava à procura de uma pintura para pendurar na parede de casa quando leu um artigo sobre a obra que estava a ser rifada pela Galeria Sotheby’s, em Paris.
A pintura, de 1914, L’Homme au Gibus (Homem com Chapéu de Ópera) tinha sido comprada a uma galeria de Nova York pela entidade de solidariedade Associação Internacional para Salvar Tiro com a ajuda de um empréstimo bancário de grande porte.
A associação revelou ter pago um pouco menos de 1 milhão de dolares, o valor da obra estimado pelos especialistas da Sotheby’s, e pretendia, ao lançar a iniciativa “1 Picasso por 100 Euros“, angariar receitas para ajudar a salvar a antiga cidade libanesa de Tiro.
A entidade emitiu 50 mil bilhetes a 100 euros cada, esperando angariar 5 milhões de dólares. O bilhete premiado de Gonano foi escolhido por um sistema de computador esta quarta-feira.
“Eu estava a olhar para a obra e pensei que não perdia nada em tentar”, disse Gonano, gestor de projectos numa empresa de extintores de incêndio na Pensilvânia.
Apesar do valor de sua nova aquisição, Gonano diz que não pretende vender a obra, pelo menos por enquanto.
Os organizadores afirmaram à BBC que compradores de todo o mundo participaram no sorteio, sendo um grande número dos Estados Unidos.
O neto de Picasso, Olivier Picasso, esteve entre os que promoveram a venda dos bilhetes, tendo referido que o seu avô teria certamente aprovado a iniciativa: “o meu avô foi um dos pioneiros em tudo, na sua vida amorosa, na sua obra, por isso hoje eu tenho certeza que teria ajudado a causa”, disse Olivier .
ZAP / BBC