/

PGR abre inquérito crime ao caso das viagens pagas pela Galp

3

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou para inquérito os elementos por si recolhidos sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a convite da Galp, para assistir ao Euro 2016, em França.

“Os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa para inquérito, tendo em vista aferir se existe, ou não, eventual ilícito criminal“, refere a PGR numa nota enviada à Lusa.

A notícia de que os indícios recolhidos foram enviados ao DIAP de Lisboa que decidirá se acusa ou não o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, foi avançada neste sábado pelo semanário Expresso.

O jornal anunciou que o caso está entregue à”secção do DIAP que investiga a corrupção“, frisando também que as viagens ainda não foram pagas pelos Secretários de Estado envolvidos, conforme tinham dito que iam fazer.

O Expresso também aponta que os “ministros das Finanças e Economia não esclarecem se impediram os governantes de voltar a lidar com a Galp”.

O caso foi dado como encerrado por António Costa, que reafirmou a confiança nos três Secretários de Estado envolvidos, respondendo assim às críticas e aos pedidos de demissão, nomeadamente de Freitas do Amaral.

Além de Fernando Rocha Andrade, viajaram para França a convite da Galp os secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

ZAP / Lusa

3 Comments

  1. O António Costa ENCERROU o assunto fechando a janela !
    A Procuradoria-Geral da República ABRIU o assunto escancarando a porta !
    Já alguém perguntou à GALP qual o critério de escolha dos 3 secretários de estado ?
    De verdade só há um facto : a GALP ainda não pagou os 130 milhões que deve ao estado, e com estes “brindes”, a dívida está quase “perdoada” !
    Alguém viu o PCP ou BE pedindo celeridade na cobrança desses milhões à GALP ?!

  2. Para quê mais um inquérito ?
    Já todos sabemos que a culpa foi do avião. Tinha muitos lugares, devia ter sido um mais pequeno, ou maior. Se fosse mais pequeno não havia lugares para os políticos.
    Se fosse maior poderia acontecer dos políticos caberem todos e sair o Euromilhões ao POVO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.