PGR abre inquérito crime ao caso das viagens pagas pela Galp

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou para inquérito os elementos por si recolhidos sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a convite da Galp, para assistir ao Euro 2016, em França.

“Os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa para inquérito, tendo em vista aferir se existe, ou não, eventual ilícito criminal“, refere a PGR numa nota enviada à Lusa.

A notícia de que os indícios recolhidos foram enviados ao DIAP de Lisboa que decidirá se acusa ou não o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, foi avançada neste sábado pelo semanário Expresso.

O jornal anunciou que o caso está entregue à”secção do DIAP que investiga a corrupção“, frisando também que as viagens ainda não foram pagas pelos Secretários de Estado envolvidos, conforme tinham dito que iam fazer.

O Expresso também aponta que os “ministros das Finanças e Economia não esclarecem se impediram os governantes de voltar a lidar com a Galp”.

O caso foi dado como encerrado por António Costa, que reafirmou a confiança nos três Secretários de Estado envolvidos, respondendo assim às críticas e aos pedidos de demissão, nomeadamente de Freitas do Amaral.

Além de Fernando Rocha Andrade, viajaram para França a convite da Galp os secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O António Costa ENCERROU o assunto fechando a janela !
    A Procuradoria-Geral da República ABRIU o assunto escancarando a porta !
    Já alguém perguntou à GALP qual o critério de escolha dos 3 secretários de estado ?
    De verdade só há um facto : a GALP ainda não pagou os 130 milhões que deve ao estado, e com estes “brindes”, a dívida está quase “perdoada” !
    Alguém viu o PCP ou BE pedindo celeridade na cobrança desses milhões à GALP ?!

  2. Para quê mais um inquérito ?
    Já todos sabemos que a culpa foi do avião. Tinha muitos lugares, devia ter sido um mais pequeno, ou maior. Se fosse mais pequeno não havia lugares para os políticos.
    Se fosse maior poderia acontecer dos políticos caberem todos e sair o Euromilhões ao POVO.

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …