PGR abre inquérito crime ao caso das viagens pagas pela Galp

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou para inquérito os elementos por si recolhidos sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a convite da Galp, para assistir ao Euro 2016, em França.

“Os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa para inquérito, tendo em vista aferir se existe, ou não, eventual ilícito criminal“, refere a PGR numa nota enviada à Lusa.

A notícia de que os indícios recolhidos foram enviados ao DIAP de Lisboa que decidirá se acusa ou não o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, foi avançada neste sábado pelo semanário Expresso.

O jornal anunciou que o caso está entregue à”secção do DIAP que investiga a corrupção“, frisando também que as viagens ainda não foram pagas pelos Secretários de Estado envolvidos, conforme tinham dito que iam fazer.

O Expresso também aponta que os “ministros das Finanças e Economia não esclarecem se impediram os governantes de voltar a lidar com a Galp”.

O caso foi dado como encerrado por António Costa, que reafirmou a confiança nos três Secretários de Estado envolvidos, respondendo assim às críticas e aos pedidos de demissão, nomeadamente de Freitas do Amaral.

Além de Fernando Rocha Andrade, viajaram para França a convite da Galp os secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O António Costa ENCERROU o assunto fechando a janela !
    A Procuradoria-Geral da República ABRIU o assunto escancarando a porta !
    Já alguém perguntou à GALP qual o critério de escolha dos 3 secretários de estado ?
    De verdade só há um facto : a GALP ainda não pagou os 130 milhões que deve ao estado, e com estes “brindes”, a dívida está quase “perdoada” !
    Alguém viu o PCP ou BE pedindo celeridade na cobrança desses milhões à GALP ?!

  2. Para quê mais um inquérito ?
    Já todos sabemos que a culpa foi do avião. Tinha muitos lugares, devia ter sido um mais pequeno, ou maior. Se fosse mais pequeno não havia lugares para os políticos.
    Se fosse maior poderia acontecer dos políticos caberem todos e sair o Euromilhões ao POVO.

RESPONDER

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …