PGR abre inquérito crime ao caso das viagens pagas pela Galp

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou para inquérito os elementos por si recolhidos sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a convite da Galp, para assistir ao Euro 2016, em França.

“Os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa para inquérito, tendo em vista aferir se existe, ou não, eventual ilícito criminal“, refere a PGR numa nota enviada à Lusa.

A notícia de que os indícios recolhidos foram enviados ao DIAP de Lisboa que decidirá se acusa ou não o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, foi avançada neste sábado pelo semanário Expresso.

O jornal anunciou que o caso está entregue à”secção do DIAP que investiga a corrupção“, frisando também que as viagens ainda não foram pagas pelos Secretários de Estado envolvidos, conforme tinham dito que iam fazer.

O Expresso também aponta que os “ministros das Finanças e Economia não esclarecem se impediram os governantes de voltar a lidar com a Galp”.

O caso foi dado como encerrado por António Costa, que reafirmou a confiança nos três Secretários de Estado envolvidos, respondendo assim às críticas e aos pedidos de demissão, nomeadamente de Freitas do Amaral.

Além de Fernando Rocha Andrade, viajaram para França a convite da Galp os secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O António Costa ENCERROU o assunto fechando a janela !
    A Procuradoria-Geral da República ABRIU o assunto escancarando a porta !
    Já alguém perguntou à GALP qual o critério de escolha dos 3 secretários de estado ?
    De verdade só há um facto : a GALP ainda não pagou os 130 milhões que deve ao estado, e com estes “brindes”, a dívida está quase “perdoada” !
    Alguém viu o PCP ou BE pedindo celeridade na cobrança desses milhões à GALP ?!

  2. Para quê mais um inquérito ?
    Já todos sabemos que a culpa foi do avião. Tinha muitos lugares, devia ter sido um mais pequeno, ou maior. Se fosse mais pequeno não havia lugares para os políticos.
    Se fosse maior poderia acontecer dos políticos caberem todos e sair o Euromilhões ao POVO.

RESPONDER

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

A vereadora considera, no entanto, que a experiência foi “positiva”, já que permitiu recolher dados de mobilidade, nomeadamente, da utilização destas soluções em pequenos trajetos, ao mesmo tempo que colocou a questão na agenda pública. Sophie …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …