Pfizer é a primeira vacina a obter aprovação total da FDA. Nome Comirnaty tem um significado

Jean-Francois Monier / AFP

A Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana do medicamento, anunciou a aprovação total da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 para pessoas com 16 anos ou mais. A vacina será comercializada com o nome Comirnaty.

Esta segunda-feira, a Food and Drug Administration (FDA) deu a sua aprovação total à vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, que tinha uma autorização temporária de emergência desde dezembro, para pessoas com 16 anos ou mais.

Passa agora a ter a designação comercial de Comirnaty.

“Embora milhões de pessoas já tenham recebido as vacinas contra a covid-19 com segurança reconhecemos que, para alguns, a aprovação de uma vacina pela FDA pode agora inspirar confiança adicional para serem vacinados”, disse Janet Woodcock, do regulador norte-americano.

Segundo a Gizmodo, é a primeira vacina contra a covid-19 a ser aprovada nos Estados Unidos. O comunicado da FDA dá conta de que o regulador se fundamentou, essencialmente, nos dados de acompanhamento de longo prazo apresentados pela companhia farmacêutica.

Mais de 170 milhões de pessoas estão totalmente vacinadas nos Estados Unidos. O regulador espera que a aprovação definitiva desta vacina leve ao aumento da taxa de imunização no país.

A vacina continua disponível sob autorização de uso de emergência nos Estados Unidos para indivíduos dos 12 aos 15 anos de idade. Está também autorizada para a administração de uma terceira dose em “determinados indivíduos imunocomprometidos”.

Para já, a decisão não tem efeitos práticos imediatos, ainda que fosse um passo esperado por muitos decisores políticos, já que pode dar margem para a imposição da vacinação obrigatória em determinadas circunstâncias.

Algumas instituições – como universidades, por exemplo -, já estão a exigir a vacinação dos alunos, mas alguns casos judiciais têm travado essa pretensão sob o argumento de que a vacina ainda não tinha sido totalmente aprovada pelas autoridades de saúde norte-americanas.

Apesar de não ser válida para a União Europeia (UE), a decisão da FDA poderá influenciar uma avaliação semelhante por parte da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Após a notícia da aprovação da FDA, o Pentágono avançou que irá tornar a vacina contra a covid-19 obrigatória para os militares. Também Nova Iorque vai exigir a todos os funcionários do departamento de educação que sejam vacinados, pelo menos, com uma dose até 27 de setembro.

A designação comercial Comirnaty pode ser explicada da seguinte forma: o prefixo “co-” representa “covid-19“; “mirna” remete para a tecnologia mRNA; e o “-ty” para “comunidade” (“community”) ou “imunidade” (“immunity).

No fundo, segundo um artigo da Fortune, o nome deve fazer as pessoas refletirem sobre a tecnologia por trás da vacina, comunidade e imunidade ao mesmo tempo.

E se Comirnaty lhe parece estranho, saiba que podia ter sido bem pior: entre os nomes rejeitados estavam Covuity, RnaxCovi, Kovimerna e RNXtract.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Deixem essa ideia afundar.
    Os governos promovem e em quase todos os casos assediaram os cidadãos a tomar diversas vacinas experimentais, com o pretexto de preocupação com saúde, de um vírus com uma taxa de sobrevivência superior a 98% e quase 100% em pessoas saudáveis (até a segunda pessoa mais velha do mundo com 117 anos teve covid sem sintomas)
    E os tapadinhos só tem de fazer ecoar a mantar “és um terraplanista”, para desativar a resistência, e sentirem-se acolhidos no seu culto neo-marxista.

  2. Parabéns! Ganhou o prémio de opinião mais imbecil. A ignorância e o negacionismo tem cura, sabe? Chama-se conhecimento e inteligência. A primeira convém você procurá-la. Já em relação á segunda não sei se se aplica a si.

    • Bom para ti. Uma amiga minha, com 32 anos e saudável, foi internada com miocardite, está a tomar medicação e não pode fazer exercício físico nos próximos 6 meses.

      Outro amigo meu apanhou Covid e depois de algumas noites mal dormidas está como se nada tivesse acontecido.

      Para quem ler isto é apenas mais uma história do “amigo da prima do afilhado”, mas para mim são os únicos dois casos que me são próximos e a conclusão que retiro é clara.

      • “mas para mim são os únicos dois casos que me são próximos e a conclusão que retiro é clara.”
        Pois… mas experiências pessoais (ou de conhecidos) valem ZERO para a ciência!
        Isso chama-se “Viés de confirmação” e é típico dos negacionistas/ignorantes:
        pt.m.wikipedia.org/wiki/Viés_de_confirmação

RESPONDER

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …