Um petisco vietnamita de porco cru pode ajudar a manter os alimentos frescos

(dr) RMIT University

Nem Chua

“Nem Chua”, um petisco de porco fermentado muito popular no Vietname, está a ajudar os cientistas a desenvolver um conservante de alimentos seguro e totalmente natural.

Nem Chua é comido cru, mas não causa intoxicação alimentar quando preparado corretamente, uma vez que as bactérias que se desenvolvem na carne fermentada formam um composto especial que destrói as bactérias mais perigosas.

Cientistas da RMIT University em Melbourne, na Austrália, mostraram de que forma este composto natural que mata bactérias pode ser usado para manter os alimentos frescos durante mais tempo.

Citado pelo EurekAlert, Oliver Jones explicou que o composto presente neste petisco vietnamita é “incolor, inodoro, insípido e muito resistente”, o que o torna muito atraente para os investigadores que lutam por produzir compostos destruidores de bactérias em quantidades suficientes para serem usados pela indústria alimentar.

Com este estudo, os cientistas identificaram as condições de crescimento certas que permitiriam produzir o composto em grandes quantidades. “Esperamos que esta seja uma solução eficaz, segura e totalmente natural para o desperdício de alimentos e doenças.”

O composto chama-se plantaciclina B21AG e faz parte de um grupo conhecido como bacteriocinas, que são produzidas por bactérias para destruir estirpes bacterianas rivais.

As bacteriocinas formam orifícios nas membranas das bactérias-alvo, o que faz com que o conteúdo da célula escoe e as bactérias morram. O problema é que a maioria das bacteriocinas só funciona contra um ou dois tipos de bactérias e não são muito estáveis ​​em diferentes condições ambientais.

O composto derivado de Nem Chua é eficaz contra uma ampla gama de bactérias, mesmo após a exposição a uma variedade de ambientes típicos de processamento de alimentos. Segundo o portal, consegue sobreviver mesmo se for aquecido a 90ºC durante 20 minutos e permanecer estável a níveis altos e baixos de pH.

Além disso, o composto pode destruir uma variedade de organismos causadores de doenças, comummente encontrados em alimentos. O artigo científico com as descobertas foi recentemente publicado na Process Biochemistry.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Petição por manuais gratuitos para todos os alunos entregue esta segunda-feira no Parlamento

Uma petição pública pelo alargamento da gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do ensino obrigatório, passando a incluir o setor privado, é entregue esta segunda-feira no parlamento para ser discutida em plenário. Dezenas de …

PAN e o Livre juntam-se ao PS em coligação inédita à Câmara de Cascais

Numa aposta inédita, o PAN e o Livre juntaram-se à candidatura de Alexandre Faria, presidente do Estoril Praia e candidato do PS à Câmara de Cascais, para tentar recuperar uma autarquia liderada pelo PSD/CDS há …

Reino Unido adia desconfinamento por um mês

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou que o desconfinamento no Reino Unido vai ser adiado de 21 de junho para 21 de julho. No Reino Unido, o desconfinamento vai ser …

Costa responde a Marcelo: "Ninguém pode garantir" que não voltamos atrás

Esta segunda-feira, António Costa disse que "ninguém" pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás no desconfinamento. Nem mesmo o Presidente da República. Questionado pelos jornalistas sobre a convicção de Marcelo Rebelo de Sousa sobre …

Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno …

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …