Petição contesta visita do Papa a Fátima por ser “credibilização de um embuste”

Paulo Cunha / Lusa

-

O músico Pedro Barroso, o advogado Carlos Tomé e o padre Mário de Oliveira, da Lixa, são algumas das pessoas que promoveram uma petição contra a ida do Papa a Fátima para credibilizar o milagre de há cem anos.

“Não é uma crítica religiosa, cada um acredita naquilo que acredita, mas é evidente que o milagre é um embuste, uma farsa, uma má encenação com cem anos, tempo já para ter sido desmascarado e que hoje em dia se tornou um negócio”, justificou à agência Lusa Pedro Barroso.

Intitulada “Contra a credibilização do ‘milagre’ de Fátima”, a petição é dirigida ao bispo de Leiria, ao Patriarcado de Lisboa, ao núncio apostólico e à Conferência Episcopal Portuguesa.

Entre os primeiros subscritores estão também os antropólogos João Carlos Lopes e Carlos Simões Nuno, o professor do Instituto Politécnico de Tomar Luís Mota Figueira, o antigo coordenador da CGTP no distrito de Santarém Valdemar Henriques, o engenheiro João Saramago e o jornalista André Nuno Lopes.

“O que nós achamos é que o Papa, ao visitar Fátima, credibiliza, ratifica a situação, que começou por ser uma mentira e que hoje em dia é essencialmente um negócio“, explicou.

O músico esclareceu que nada os move contra qualquer tipo de religião e que não são “os detentores do conhecimento”, apenas entendem que “já era tempo de se discutir, de uma forma menos apaixonada e mais pragmática, aquilo tudo que aconteceu”.

“O Papa Francisco tem sido uma personalidade que nos merece algum respeito por muitas atitudes em prol de uma igreja mais moderna, uma igreja da verdade, uma igreja católica de grande responsabilidade e com intervenções até muitas vezes sociais e públicas de grande valor. Como é que ele agora vem credibilizar uma anedota destas?”, questionou.

Segundo Pedro Barroso, como já vários Papas se deslocaram a Fátima, Francisco “está metido num beco de onde provavelmente não há uma saída airosa”.

“Queremos chamar a atenção do Papa Francisco, já que tanto insiste em vir a Fátima: venha mas traga o chicote, como fez Jesus Cristo para expulsar os vendilhões do templo, porque isto está convertido num circo de oportunismos variados, já não estamos a falar dos religiosos, mas sobretudo dos comerciais”, frisou.

Na petição, os subscritores referem que “o chamado ‘milagre dos três pastorinhos’ não passa de um autêntico embuste, algo que mereceu até hoje a atenção de estudiosos sobre o que realmente aconteceu em maio de 1917 e sobre o processo contínuo e imparável de exploração religiosa montado sobre tão ingénua encenação”.

“Quem se informar sobre este caso, fica a conhecer facilmente a forma como os acontecimentos na época foram urdidos, planeados e tramados – entre a dúvida inicial e a posterior complacência da Igreja Católica – numa era de grande obscurantismo cultural e com evidente aproveitamento dessa rústica ignorância”, acrescenta.

Os subscritores da petição consideram que “não é preciso grande esforço para chegar a esta conclusão, nem grande erudição teológica para analisar o caso” e que “a evidência do logro fica bem clara, bastando, no essencial, ler alguns documentos oficiais e livros de pessoas – algumas assumidamente católicas – com autoridade na matéria sobre o chamado ‘milagre’ de Fátima, para concluir pela sua total inconsistência“.

Exemplos desses livros são “Fátima Nunca Mais” (1999) e “Fátima SA” (2015), do padre Mário de Oliveira, que assina a petição.

Por isso, entendem que, “em coerência com a postura de seriedade” que tem tido, “o melhor serviço que o papa Francisco prestaria à verdade histórica seria não vir a Fátima, assim desmistificando o chamado ‘milagre dos pastorinhos’, recusando colaborar com ele ou dar-lhe o seu aval”.

O Papa deverá visitar Portugal a 12 e 13 de maio de 2017, por ocasião do centenário das aparições e, segundo o cardeal-patriarca de Lisboa, não se vai deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Em declarações à agência Ecclesia, Manuel Clemente disse que o Papa foi muito claro nos seus desejos: “Eu quero ir a Fátima, só a Fátima, ver a Senhora”.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI – 50 anos das aparições -, João Paulo II (12-15 de maio de 1982, 10-13 de maio de 1991 e 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Não deixaremos de ser católicos se não aceitarmos como verídicas as aparições de Nossa Senhora, em Fátima,,,,mas com as peregrinações tantos Bispos, do Povo Cristão e de Papas ao Santuário é de levar a sério que o Céu por Maria Santíssima veio até nós. Pe Mário passe pelo confessionário e volte à Fé e à obediência que prometeu ao seu Bispo no dia da sua ordenação.

    • Fátima, como local, só assume importância por causa desse aparato todo. Senão seria mais um “lugar-triste-de-cima” (ou de-baixo).
      Se isso fosse “abolido”, seria para benefício de quem? Quem se “incomoda” realmente com estas coisas? Se calhar chateia alguma outra religião que se quer “integrar” futuramente? Integrar em estilo jogada-de-rugby, presume-se.
      Misturam comercialismo com dúvida sobre veracidade das visões, agitam muito bem e escarram uma simples posição anti-cristã primária? Que de resto já domina por esta altura o vaticano. De facto, nem se percebe como é que um pseudo-papa (jesuíta) ainda se dá ao trabalho de manter a charada, quando entoam publicamente cânticos em latim de louvor ao “senhor da luz matinal”. Isso sim, é um embuste colossal. Mas é aliado desta espécie de arautos.
      “Embuste” é o mote de mais uma iniciativa (de muitas que virão) para tentar acabar com qualquer tipo de crença inconveniente para a devida recepção ao “senhor” que eles tanto anseiam. Pretendem conseguir isso, fazendo com que as pessoas passem a ter receio em dizer que pensam que as visões tiveram lugar.
      Felizmente, existem outros lugares no mundo em que posteriormente houve fenómenos semelhantes e não serão estas petições que os vão afetar. Fátima não é caso único. Nem Lourdes. Mas claro, é tudo mentira. Porque eles e só eles sabem. Ninguem mais. E podem prová-lo. Porque estiveram dentro da cabeça da crianças. Pois. Tá bem.

  2. A liberdade acaba onde começa a dos outros… Aqui esta um exemplo de liberdade a mais… Cada um faz o q quer e tenta interferir em assuntos que nada lhes dizem respeito… Incrível tal petição…

    • Meu caro Rui Esteves, quem é o sr., para me prometer a mim a felicidade?
      -Vê-se, desde logo: um bom democrata…., um bom cidadão, que se mete naquilo que não lhe diz respeito, Olhe: Vá para o inferno, para o não mandar para outros sítios para onde o sr. merece ir, a si e a todos os subscritores do protesto, a começar pelo Pe. Mário Oliveira. E sabe que mais? – Vozes de burro não chegam ao céu.

  3. Ignorar o que as crianças viram é um exagero. As religiões instituídas são humanas e nada tem de divino, logo os seus inúmeros erros de interpretação da Bíblia ou em seus ensinos. Que o catolicismo aproveitou esses fenómenos ocorridos para proveito próprio é claro mas daí a afirmar que não houve de facto aparição é exagerado. Reina confusão nas religiões mais materializadas do que espiritualizadas. Daí a dizermos que a religião é o ópio do povo vái grande distância. O que é que o materialismo tem dado de esperança ao homem, senão o nada? Não se pode falar de religião como sendo o ópio do povo porque não é, se soubermos procurar respostas nas verdadeiras religiões espirituais que muito ensinam e comprovam a realidade da imortalidade da alma. É procurar respostas e talvez enveredar pela experimentação seja o mais correcto para podermos falar com conhecimento de causa.

  4. Acreditemos que é um embuste, há uns que têm fé de mais, outros fede de menos, mas não será também um embuste que o cidadão Mário Oliveira, ex-padre da Lixa, ainda se intitule padre e, por via disso, venda uns livros sobretudo em meios anti-clericais? Ou é padre e aceita as regras ou que, de vez, deixe cair o “padre”.

  5. Apesar da liberdade democrática, determinadas notícias não deveriam ser publicadas de tão ridículas que são.
    Alguns “iluminados” e perfeitos conhecedores decidem afirmar que algo é um embuste. Santo materialismo e ignorância das dimensões.
    Parece que o que pretendem é algum protagonismo que lhes faz alguma falta.
    só comprova que existe algo em Fátima que “incomoda” alguns.

    • lololol….. claro… sao opinioes ridiculas… porque a nossa senhora descer dos ceus a 3 pastores é de uma naturalidade do dia a dia. Ainda há pouco a adicionei no facebook

  6. La estao os coitados dos pseudo liberais/anarquistas, e bloquistas e drogaditos.

    Com as teorias da conspiracao.

    A igreja e um cancro, uma anedota, um embuste, etc, etc. Mas qd precisam estao la!!!
    Basta ver quando casam e quando querem baptizar os filhos.

    Deixem de ser hipocritas, crescam e deixem de chular os vossos pais e os contribuintes!!!

  7. Sempre me perguntei, como é que uma instituição como a Igreja Católica, conseguiu ao longo dos anos, se manter “de pé” com tantos enganos, mentiras, atrocidades, pedofilias etc. sendo descobertas, mas nunca se preocupam muito e porquê?

    Esta organização é muito antiga, talvez a mais antiga do mundo. Desde sempre, perceberam que para “ganhar as pessoas” teriam de conseguir uma coisa muito importante, o RESPEITO. Como? Se associarem com as coisas mais importantes de uma Nação: a CULTURA, a ARTE, a POLITICA, EDUCAÇÃO, e por aí fora. Quando um Magistrado, um Presidente, um Artista etc, é “convertido” ao Catolicismo, nada pode dete-los, pois fazem parte da “História” dos “Tratados de Paz” dos “Prémios Nobel” etc. e isso dá-lhes “Carta Branca” para exercer toda a autoridade e poder. Não praticam nada do que está nas Escrituras Sagradas, mas todas as pessoas dizem amém com eles, mesmo com os escandalos, mentiras, enfim! O objetivo foi sempre e sempre será satisfazer os desejos de tudo e de todos, mas principalmente levar as pessoas a NÃO PENSAREM, mas agirem com uma Fé Religiosa e Cega.
    Ninguém pergunta, porque tenho de me curvar diante de uma imagem, que não passa de caco, tem boca mas não fala, tem olhos mas não vê, onde está escrito que deve ser assim e o que isso vai trazer para a minha vida? NADA ! Só Religião e Engano.

  8. Mais falta de senso e de consentimento com que os outros pensem, e eles próprios sejam eles e não os donos da verdade que pode não ser, têm estes iluminados que muitos vezes não sejam metidos na sua pequenês, porque há quem respeite estes que se julgam melhor do que os outros. A não ser verdade “o milagre de Fátima” o que pode importunar tal gente? Seria bem melhor que ao menos não estorbassem quem anda naquilo que quer. Tudo tem a sua verdade a partir de uma determinada hora, o milagre existe e não é só em Fátima, é por todo o mundo. Vê-se em Fátima gente de todo o mundo, esse é que é o verdadeiro milagre de Fátima. Sejam ao menos tolerantes e deixem os outros pensarem com a cabeça deles. Os estudos referidos só podem ser opiniões pessoais duma minoria que por ser tão minoria é ridícula. No fundo esta gente tem o valor negativo de denegrir não só a religião católica como também um País onde coabitam sem respeitar a opinião dos seus iguais em direito.

  9. Eu sou católico, apostólico-romano, mas não acredito nas aparições de Fátima e nunca peregrinei (não sei se peregrinarei), no entanto aceito que com o decorrer dos anos cada vez vão lá mais pessoas com o intuito de se sentir em paz consigo mesmo e com o estranho do lado o que transformou aquele lugar num centro de paz e concórdia entre as pessoas, isto se tirarmos os comerciantes e senhorios oportunistas.
    Fui várias vezes a Fátima, sempre fora das grandes manifestações, e em nenhuma das vezes fui obrigado a assinar nenhum documento a concordar com as aparições. Fui sempre de livre e espontânea vontade; rezei à minha maneira e falei comigo mesmo.
    Mas já que falamos em embuste, os subscritores desta petição podiam alargar a petição para o dia de Natal? É que eu não consigo acreditar noutros embustes para além das aparições.
    Se não custasse muito… se custar, deixemos o Natal, as aparições e outras coisas do tipo em paz porque só as vê quem quer, só acredita quem quer, só lá vai quem quer.
    Obrigado pelo tempo que gastaram a ler a minha opinião.

  10. Concordo plenamente, com o que é dito sobre o “milagre ” de Fátima. Sim! concordo que seja mais uma das enormes mentiras que a igreja católica montou, e com ela, montou um dos seus maiores negócios.

  11. Sim Senhor. Este cavalheiro defendera o que quiser e os escritores que entender. Vivemos em democracia e ha que aceitar todas as opiniões.
    Porem, nunca vi que alguem que pelo contrario, estivesse a fazer petições tão fundamentadas e preocupadas como estas para que o Papa venha a Fatima. Porquê tal preocupação destes informados artistas e intelectuais? Não falta gente da mesma igualha que defende o contrario e não procura estar a publicitar as suas opiniões. Respeitam o instituido,… e acabou, não há mais a discutir, não é? Incomoda-os que o Papa venha? Incomoda-os que existam opiniões contrarias ? Estou certo que a muitos pessoas incomoda mais saber o que pretendem tais cavalheiros! Necessidade de afirmação ? Protagonismo barato? Enfim…

  12. Que raio de democracia é esta?E depois,só agora é que acordaram?
    Se não seguem essa religião do Papa,porque em contra partida aceitam sem protestar outros cultos religiosos.?
    E esse senhor Padre,que coabitou. com os preceitos dessa igreja levou tanto tempo para tomar uma decis~sao de repulsa para o facto de,como diz, Fatima ser uma enc enação.Só agora também acordo da sua letargia ??.
    Aliás,penso que ,entre outros pontos de vista,as pessoas que ora reclamam sobre a vinda do Papa a Fátima,se esquecem do estabelecido,e falo de cor.pelo 41º. da nossa Constituição da República.
    Vão mar é todos à m.. missa.

    Preocupem-se mas com coisas de maior importancia.

    Como esta gente se encarniça tanto à procura de protagonismo.
    Meu Deus.

  13. mas que se ta pssar em portgal,quand e k deixams d aturar ideias loukas?por ist e q o planet esta cmo esta,e obviamente existe deus,e obviamente k os milagres acontecem e ja testemunhei muitos,e obviamente k e tud real tenh uma fê absolutamente inabalavel à prova d tud sou autentikamente catolica,e ñ ha nad nem ninguem q afete o k sinto nem o q testemunho,q vergonha de petiçao,nem cmentario seker merece,haja fé muita fe p aguentarmos tud cm k ns deparamos,haja fé muita mesm

  14. Parece-me que esta petição vem numa altura em que este Papa tem tentado dar a entender que a Igreja católica “quer” reencontrar a Humanidade tal qual ela é. Há quem pense que é porque sente que ela afronta os ensinamentos de quem a legitima – o mestre Jesus, mas há também quem pense que o faz porque sente que os “clientes – crentes” são cada vez menos e isso pesa muito financeiramente…
    Penso que os peticionistas fazem parte dos primeiros, os que ainda pensam que a Igreja pode reformar-se e tornar-se naquilo que os seus primeiros pais desejavam: “Pobre entre os pobres…”
    Finalmente e sem entrar no dilema – crer ou não crer nas aparições – há uma coisa que me intriga: Não conheço nenhum padre ou bispo ou freira ou frade que tenha prometido ir a Fátima a pé…! Nunca vi um deles a andar de joelhos à volta da capelinha das Aparições…! Nunca vi um deles, à chuva ou ao sol como os peregrinos, nas celebrações …! E já lá fui algumas vezes.

  15. Isto é simplesmente um dos sinais do Fim dos Tempos (Apostasia).
    Mas brevemente Deus (Amor infinito) vai enviar um aviso. Nesse dia cada um vai sentir-se só e, por misericórdia Divina será colocado perante a sua própria consciência (jesus Cristo estará frente a cada um). Assim cada um verá e sentirá os seus próprios pecados e ficará a saber a verdade. Ninguém vai escapar.
    Quantos mais pecados, maior sofrimento.
    Muitos desejarão ardentemente morrer sem o conseguirem, outros morrerão de ataque cardíaco.

  16. Fátima é uma mentira, dizem uns iluminados quaisquer! e a Ressurreição de Jesus Cristo, não será um embuste? Afinal as religiões não serão todas elas um embuste?
    Mas há uma coisa que não é mentira: é que cada um tem o direito de acreditar nos embustes todos que quiser! e se daí não vier mal nenhum a terceiros…
    O Sr. Barroso pode cantar. Eu posso achar que a música dele é uma porcaria. Devo promover uma petição para ele ser proibido de cantar?
    SÓ SE EU NÃO TIVESSE NADA DE ÚTIL PARA FAZER!…

  17. Aconselho vivamente, antes de virem para aqui dizer, e afirmarem tanto disparate, que percam algum tempo, a ler e a conhecer a história da humanidade, não só desde o ano 0, mas sim muito mais atrás, talvez encontrem respostas para a necessidade que as maioria das pessoas tem em acreditar em algo, mesmo que não seja verdade não interessa, é necessário acreditar para acalmar as almas, afinal de contas, quando tudo falha, temos que nos agarrar a alguma coisa. Seja Deus, Fátima, Jesus Cristo, Buda, Brahma entre mais uma série deles, Sol Invicto, etc, etc, etc, a lista seria enorme, sempre existiu divindades, que mais não serviram do que “moleta” e consolo para a vida difícil das pessoas. Nesse aspecto, tem desempenhado bem o seu papel, já em relação ao resto, enfim, cada um que faça a sua leitura e siga o que bem entender.
    Numa época em que o conhecimento esta à disposição de todos, em que as pessoas, ao contrário de outros tempos, tem acesso a essa informação, não são castigadas por isso, por procurar, por questionarem, por lerem, e pensarem, é triste que mesmo assim continuem tão cegos e não tenham sequer dúvidas.
    O homem do alto do seu pedestal, acha-se tão importante, tão grande, tão acima de tudo o resto na natureza, que acha que tem que existir uma divindade para olhar por si, que o acompanha e o ajuda.
    Para quem sabe que o Universo é infinito que existe há 14 mil milhões de anos, existem pelo menos dois triliões de galáxias e provavelmente 700 triliões (700000000000000000000) de planetas no universo, onde afinal de contas, cada um de nós, não passa de de algo não infinitamente pequenino e insignificante, não estará o homem a mostrar a sua faceta mais egoísta com tal pretensão?
    Penso, que no mínimo, vale a pena pensar nisso…

  18. Uma petição de irresponsáveis que se formos analisar as suas origens e o que fazem, facilmente se concluí que se trata de pessoas sem fé e sem credo.
    As pessoas tem todo o direito à diferença, mas não lhes dá o direito de insultarem uma esmagadora maioria que comunga da profecia da fé e que vê em nossa senhora um coração amigo para os pedidos pedidos de ajuda que lhe fazem com devoção e crença.
    Dito isto, só vai a Fátima quem quer, só pratica a religião católica quem quer e só pede ajuda a nossa senhora, quem quer.
    Não queiram por isso ofender os que acreditam, por que estes também não vos criticam por serem o que são.

  19. Feia esta atitude de descredebilizaçao .
    Esse Sr Padre faz parte do grupo dos infiltrados que Seguem o demónio.Infelizmente há de tudo.
    O que conta é que Nossa Senhora está presente em Fátima e protege o nosso país , apesar de não merecermos.
    Fátima é o refúgio de quem procura amparo, muitas vezes o povo tem formas de se manifestar que necessitavam de alguma orientação. Um povo tem que ter algo em que acreditar e isso é que torna Fátima divina.
    Os vendilhões no templo? É verdade , também não aceito e a lixeira que lá fica quando todos se vão…. enfim ,é o povo que temos.
    Mas viva a verdadeira fé do que acredita sem ter visto.

  20. Mas, nos finais do ano 2016 ainda há “seres humanos” minimamente civilizados (e informados) que acreditam nesta “estória da carochinha” de Fátima (nesta noutras semelhantes como estória de Loudes na França, etc)??!
    Não admira que humanidade esteja como está…

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …