Pessoas que bocejam mais, são mais inteligentes (ou só querem refrescar o cérebro)

BocejoOs bocejos são vistos como um sinal de cansaço, aborrecimento ou de sonolência pela sabedoria popular. Para os cientistas continuam a ser um grande mistério, mas há um estudo que constatou que podem estar relacionados com o grau de inteligência.

A extensão do bocejo está relacionada com o peso do cérebro e com quantos neurónios ele tem, considera um estudo publicado na revista Biology Letters. De acordo com esta teoria, quanto mais longo o bocejo, maior o cérebro.

A pesquisa apurou que a extensão dos bocejos permite prever com precisão o tamanho do cérebro de um animal, uma ideia que estes investigadores do Departamento de Psicologia da Universidade Estatal de Nova Iorque, em Oneonta, nos EUA, acreditam que pode também, ser aplicada aos humanos.

Os psicólogos Andrew Gallup, Allyson Church e Anthony Pelegrino analisaram vídeos de Youtube com gatos, cães, gorilas, raposas, camelos, cavalos, ratos e outros animais, medindo os respectivos bocejos.

Foi assim, que concluíram que os bocejos mais longos são dos humanos, enquanto os mais curtos foram dos ratos e dos coelhos.

Mas esta não é a única teoria que existe sobre os bocejos. Um outro estudo, publicado na revista Physiology & Behavior e que contou também com a participação do psicólogo Andrew Gallup, concluiu que bocejamos para refrescar o cérebro.

Num artigo para o Academic Minute, Andrew Gallup explica que “quando se boceja, a mandíbula aberta aumenta a circulação no crânio, bombeando sangue quente para fora do cérebro”.

“Ao mesmo tempo, inalar profundamente traz uma onda de ar para as cavidades nasal e oral, arrefecendo as artérias cranianas por convecção”, frisa o psicólogo. “Estes dois processos dissipam o calor da mesma forma que um radiador arrefece o motor de um carro”, explica o investigador, que está envolvido nas duas teses.

Se nem os cientistas se decidem quanto à verdadeira razão dos bocejos, é mais que certo que vão continuar a ser um mistério – pelo menos, para já.

O que é também certo é que os bocejos são contagiosos – e foi por isso que, provavelmente, bocejou quando viu a imagem que ilustra este artigo. Mas não se assuste, é algo tão natural que até os lobos são sensíveis ao contágio dos bocejos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu bem bocejo nas entrevistas de emprego para demonstrar a dimensão do meu cérebro mas acho que os entrevistadores ainda não sabem disto e pensam que eu estou a marimbar-me para o lugar em causa.

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …