Pessoas que bocejam mais, são mais inteligentes (ou só querem refrescar o cérebro)

BocejoOs bocejos são vistos como um sinal de cansaço, aborrecimento ou de sonolência pela sabedoria popular. Para os cientistas continuam a ser um grande mistério, mas há um estudo que constatou que podem estar relacionados com o grau de inteligência.

A extensão do bocejo está relacionada com o peso do cérebro e com quantos neurónios ele tem, considera um estudo publicado na revista Biology Letters. De acordo com esta teoria, quanto mais longo o bocejo, maior o cérebro.

A pesquisa apurou que a extensão dos bocejos permite prever com precisão o tamanho do cérebro de um animal, uma ideia que estes investigadores do Departamento de Psicologia da Universidade Estatal de Nova Iorque, em Oneonta, nos EUA, acreditam que pode também, ser aplicada aos humanos.

Os psicólogos Andrew Gallup, Allyson Church e Anthony Pelegrino analisaram vídeos de Youtube com gatos, cães, gorilas, raposas, camelos, cavalos, ratos e outros animais, medindo os respectivos bocejos.

Foi assim, que concluíram que os bocejos mais longos são dos humanos, enquanto os mais curtos foram dos ratos e dos coelhos.

Mas esta não é a única teoria que existe sobre os bocejos. Um outro estudo, publicado na revista Physiology & Behavior e que contou também com a participação do psicólogo Andrew Gallup, concluiu que bocejamos para refrescar o cérebro.

Num artigo para o Academic Minute, Andrew Gallup explica que “quando se boceja, a mandíbula aberta aumenta a circulação no crânio, bombeando sangue quente para fora do cérebro”.

“Ao mesmo tempo, inalar profundamente traz uma onda de ar para as cavidades nasal e oral, arrefecendo as artérias cranianas por convecção”, frisa o psicólogo. “Estes dois processos dissipam o calor da mesma forma que um radiador arrefece o motor de um carro”, explica o investigador, que está envolvido nas duas teses.

Se nem os cientistas se decidem quanto à verdadeira razão dos bocejos, é mais que certo que vão continuar a ser um mistério – pelo menos, para já.

O que é também certo é que os bocejos são contagiosos – e foi por isso que, provavelmente, bocejou quando viu a imagem que ilustra este artigo. Mas não se assuste, é algo tão natural que até os lobos são sensíveis ao contágio dos bocejos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu bem bocejo nas entrevistas de emprego para demonstrar a dimensão do meu cérebro mas acho que os entrevistadores ainda não sabem disto e pensam que eu estou a marimbar-me para o lugar em causa.

RESPONDER

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …