Lobos também são sensíveis ao contágio dos bocejos

Tambako the Jaguar / Flickr

Um grupo de investigadores da Universidade de Tóquio constatou que os lobos também são sensíveis ao contágio dos bocejos, o que poderá estar relacionado com a sua capacidade de empatia.

Esta é a principal conclusão de um estudo que foi publicado na revista PLoS One e em que participou a espanhola Teresa Romero, que é investigadora na universidade japonesa.

Para realizar este trabalho, os investigadores seguiram 12 lobos – seis machos e seis fêmeas – do Jardim Zoológico Tama, em Tóquio, durante cinco meses.

Na sua observação, os investigadores analisaram os lobos que bocejaram em primeiro lugar e a reação dos que se encontravam num raio de dois metros.

O objetivo era comprovar se os lobos que estavam próximos bocejavam ou não nos três minutos seguintes, detalhou à agência EFE Teresa Romero.

Perante as observações, concluiu-se que “nos lobos, tal como nos humanos e cães, os vínculos sociais aumentam a sensibilidade de contágio de bocejos”, adiantou a investigadora espanhola.

Outra das conclusões deste estudo é que as fêmeas reagem muito mais rápido que os machos ao bocejo, embora a frequência total seja igual para ambos, acrescentou.

Isto sugere que as fêmeas são mais sensíveis aos estímulos em seu redor – mas é de notar que nos humanos não foi detetado nenhuma diferença entre homens e mulheres em resposta aos bocejos.

Empatia

Os autores do artigo sublinham que, apesar da pequena amostra de lobos observados, os resultados proporcionam os primeiros indícios de que o contágio do bocejo pode estar relacionado com a capacidade dos lobos para a empatia e sugere que os mecanismos desta poderão ser aplicados em mais espécies do que aquelas que se pensava até agora.

Romero explicou que a empatia é um conceito muito amplo que abarca desde formas básicas, como o contágio emocional, a formas mais complexas apenas descritas em humanos.

As formas menos complexas foram detetadas em distintas espécies de animais, desde chimpanzés a ratos.

Por exemplo, recentemente foi documentado a sensibilidade dos cães ao bocejo quando estão expostos a um bocejo de um humano, mas não é clara se esta capacidade tem raízes na evolução destes animais ou se está relacionada com a sua domesticação.

“Nos lobos, assim como em primatas e cães, o bocejo é contagiante, especialmente naqueles que mantêm estreitos vínculos sociais. Os resultados sugerem que o contágio dos bocejos é uma característica ancestral compartilhada por outros animais e tais habilidades revelam uma conexão emocional entre os indivíduos“, concluiu Romero.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …