Lobos também são sensíveis ao contágio dos bocejos

Tambako the Jaguar / Flickr

Um grupo de investigadores da Universidade de Tóquio constatou que os lobos também são sensíveis ao contágio dos bocejos, o que poderá estar relacionado com a sua capacidade de empatia.

Esta é a principal conclusão de um estudo que foi publicado na revista PLoS One e em que participou a espanhola Teresa Romero, que é investigadora na universidade japonesa.

Para realizar este trabalho, os investigadores seguiram 12 lobos – seis machos e seis fêmeas – do Jardim Zoológico Tama, em Tóquio, durante cinco meses.

Na sua observação, os investigadores analisaram os lobos que bocejaram em primeiro lugar e a reação dos que se encontravam num raio de dois metros.

O objetivo era comprovar se os lobos que estavam próximos bocejavam ou não nos três minutos seguintes, detalhou à agência EFE Teresa Romero.

Perante as observações, concluiu-se que “nos lobos, tal como nos humanos e cães, os vínculos sociais aumentam a sensibilidade de contágio de bocejos”, adiantou a investigadora espanhola.

Outra das conclusões deste estudo é que as fêmeas reagem muito mais rápido que os machos ao bocejo, embora a frequência total seja igual para ambos, acrescentou.

Isto sugere que as fêmeas são mais sensíveis aos estímulos em seu redor – mas é de notar que nos humanos não foi detetado nenhuma diferença entre homens e mulheres em resposta aos bocejos.

Empatia

Os autores do artigo sublinham que, apesar da pequena amostra de lobos observados, os resultados proporcionam os primeiros indícios de que o contágio do bocejo pode estar relacionado com a capacidade dos lobos para a empatia e sugere que os mecanismos desta poderão ser aplicados em mais espécies do que aquelas que se pensava até agora.

Romero explicou que a empatia é um conceito muito amplo que abarca desde formas básicas, como o contágio emocional, a formas mais complexas apenas descritas em humanos.

As formas menos complexas foram detetadas em distintas espécies de animais, desde chimpanzés a ratos.

Por exemplo, recentemente foi documentado a sensibilidade dos cães ao bocejo quando estão expostos a um bocejo de um humano, mas não é clara se esta capacidade tem raízes na evolução destes animais ou se está relacionada com a sua domesticação.

“Nos lobos, assim como em primatas e cães, o bocejo é contagiante, especialmente naqueles que mantêm estreitos vínculos sociais. Os resultados sugerem que o contágio dos bocejos é uma característica ancestral compartilhada por outros animais e tais habilidades revelam uma conexão emocional entre os indivíduos“, concluiu Romero.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …