Pessoas com 30, 40 e 50 anos vão ser vacinadas em simultâneo a partir do final do mês

Fernando Veludo / Lusa

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da “task force” de vacinação contra a covid-19

A task force para a vacinação contra a covid-19 em Portugal vai implementar um sistema que passa por iniciar a vacinação de várias faixas etárias com o intervalo de uma semana, entre o final de maio e o início de junho, e em simultâneo.

Desta forma, irão começar a ser vacinados os maiores de 50 anos. Na semana seguinte, será a vez dos maiores de 40 e, uma semana mais tarde, os maiores de 30.

De acordo com o Diário de Notícias, o auto agendamento para estas faixas etárias será aberto uns dias antes do início da vacinação, contudo, neste momento, ainda não é possível avançar com datas exatas.



Fonte da task force disse ao jornal que um dos objetivos que levou a este sistema de vacinação simultânea tem a ver com o aproveitamento das vacinas da Johnson & Johnson para vacinar o maior número de pessoas maiores de 50 anos, e as restantes faixas etárias com as outras vacinas, Pfizer e Moderna, sem deixar que o ritmo alcançado neste processo diminua.

O principal objetivo é chegar o mais rápido possível à imunidade de grupo. Uma fase que poderá ser antecipada, devido ao ritmo acelerado com que está a decorrer a vacinação.

Por regiões, o Norte e Lisboa e Vale do Tejo já ultrapassaram os 1,5 milhões de doses administradas, seguindo-se o Centro (897.494 doses), o Alentejo (267.299), o Algarve (176.298), a Madeira (122.216) e os Açores (92.389).

Relativamente à cobertura vacinal da população por regiões, o Alentejo lidera na vacinação completa (19%), enquanto o Centro tem 18% da população vacinada, o Norte, Lisboa e Vale do Tejo e a Madeira 13%, o Algarve 12% e os Açores 11%.

Portugal recebeu 5.197.920 vacinas, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação e pelas regiões autónomas dos Açores e da Madeira 4.686.071 doses.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este Gouveia e Melo vai ter um fim triste na frente dum pelotão depois de julgado no tribunal penal internacional.

RESPONDER

"Dragão voador pré-histórico". Cientistas identificam um pterossauro no Chile

Uma equipa de cientistas chilenos identificou pela primeira vez no deserto do Atacama os restos fósseis de um pterossauro, um "dragão voador" que habitou esta região do norte do país durante o período Jurássico, há …

Portugal com oito mortes, 911 novas infeções e mais 17 internamentos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 911 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes atribuídas à covid-19, com subida nos internamentos em enfermaria e descida nos cuidados intensivos. De acordo com o boletim …

Quem é ... Elon Musk (em 3 minutos)

Elon Musk, o controverso bilionário sul-africano, nasceu em 1971, em Pretória. Autodidata e ávido leitor, aos 11 anos já programava computadores. Fez nessa altura o seu primeiro negócio: criou um jogo de vídeo, que vendeu por 500 …

O relógio mais preciso do mundo permite sondar o tecido básico do espaço-tempo

Seriam necessários 15 mil milhões de anos, aproximadamente o tempo de existência do universo, para que o relógio que ocupa o laboratório de Jun Ye, no subsolo da Universidade do Colorado, perdesse um segundo. É o …

Jorge Sampaio. Um homem bom, pai extraordinário, que nunca quis ser herói, mas foi

Os filhos do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, Vera e André, recordaram hoje o seu pai como “um homem bom”, que sabia que na vida e na política “nada se pode fazer sozinho”. Coube à …

1.2 milhões de alunos começam as aulas. Há mudanças, uma greve, e faltam professores

Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana as aulas, que arrancam com uma greve anunciada num ano marcado pelo início do plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente de …

Comércio transatlântico de escravos originou uma grave crise de saúde pública nas Américas

Um novo estudo mostra de que forma várias doenças foram trazidas para as Américas por colonizadores europeus durante a época em que o comércio transatlântico de escravos se afirmou na região. O comércio de escravos no …

Homenagem a Jorge Sampaio nos Jerónimos antecede funeral no Alto de São João

O funeral do antigo Presidente da República Jorge Sampaio realiza-se hoje em Lisboa, antecedido de uma sessão evocativa nos Jerónimos que reunirá cerca de 300 pessoas e poderá ser acompanhada no exterior através de um …

O seu cão sabe quando o calca acidentalmente? Estudo sugere que sim

Quando calca acidentalmente a cauda do seu cão, será que ele percebe que foi sem querer? Um novo estudo sugere que sim. Em psicologia, a teoria da mente refere-se à capacidade mental de compreender outras pessoas …

Extração de carvão deve ser interrompida o mais rápido possível, alerta estudo

Para que seja possível atingir os objetivos climáticos propostos pelo Acordo de Paris, a grande maioria dos combustíveis fósseis devem permanecer no solo e parar de ser extraídos o mais rápido possível, refere um novo …