15% dos americanos acreditam que os EUA são controlados por “pedófilos adoradores do Satanás”

Uma nova pesquisa mostrou que 15% dos norte-americanos acredita na teoria, criada pelo QAnon, de que o governo, os media e o mundo financeiro dos Estados Unidos (EUA) “são controlados por um grupo de pedófilos adoradores do Satanás que dirigem uma operação global de tráfico sexual infantil”.

De acordo com a pesquisa, realizada pelo Public Religion Research Institute (PRRI) e divulgada pelo IFLScience!, esta é uma das teorias do movimento de conspiração QAnon, inspirado por um anónimo norte-americano que assina “Q”, que, entre outras crenças, defendia que Donald Trump venceria as eleições de novembro de 2020.

Nesta pesquisa, ao invés de perguntar diretamente às pessoas se acreditam no QAnon, o PRRI perguntou a mais de 5.149 adultos nos EUA se concordam com as crenças básicas associadas ao grupo. Embora essas estejam a perder seguidores, a pesquisa revelou 15% dos inquiridos concordou com a teoria sobre os “adoradores de Satanás”.

A crença é mais predominante entre aqueles que acedem às notícias através dos media de extrema direita – como o One America News Network e o Newsmax -, pessoas que não vêem notícias na televisão e que confiam na Fox News. A pesquisa mostrou ainda que os republicanos têm muito mais probabilidade de acreditar na teoria do que os democratas.

A pesquisa mostrou ainda que 20% dos inquiridos acredita noutra teoria, também criada pelo QAnon, que indica que, “em breve, virá uma tempestade que removerá as elites do poder e restaurará os líderes legítimos”, mantendo-se os padrões quanto à orientação política e ao consumo de notícias.

Outra conclusão da pesquisa é que 15% dos entrevistados concordam que os “verdadeiros patriotas norte-americanos podem ter que recorrer à violência para salvar o país”. Dos total de participantes, 9% defende ainda que “a vacina para a covid-19 contém um ‘microchip’ de vigilância, sinal da besta na profecia bíblica”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …