Perda de terreno para o Estado Islâmico “é um retrocesso táctico”

Pete Souza / Whitehouse

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente norte-americano, Barack Obama, classificou esta quinta-feira a perda de terreno no Iraque para o grupo extremista Estado Islâmico como um retrocesso tático e insistiu que a guerra não está perdida.

“Não acho que estejamos a perder”, disse Barack Obama em entrevista à revista The Atlantic, dias depois daquele grupo extremista ter invadido a cidade iraquiana de Ramadi.

Barack Obama admitiu não haver dúvidas de que houve um retrocesso”, embora ressalvando que Ramadi estava “vulnerável” há muito tempo.

Desde agosto de 2014, a coligação liderada pelos Estados Unidos conseguiu atingir mais de seis mil alvos do grupo extremista no Iraque e na Síria.

O Presidente norte-americano tem recusado enviar tropas para o Iraque, mas a queda de Ramadi tem posto em causa a estratégia dos Estados Unidos e a credibilidade do Governo do Iraque.

Na entrevista à revista, Barack Obama considerou também que que as forças de segurança iraquianas necessitam de mais formação.

Mesmo com o poder aéreo dos Estados Unidos, muitos observadores têm manifestado ceticismo sobre a capacidade das forças iraquianas vencerem a guerra contra os altamente motivados e treinados apoiantes do grupo extremista.

Tanto Washington, como Bagdade, estão relutantes em utilizar as forças paramilitares de grupo étnicos e religiosos para reforçar a luta.

Os Estados Unidos têm pressionado o Governo central do Iraque para alistar membros de tribos sunitas na província de Anbar e Ramadi, algo que o executivo iraquiano, liderado por xiitas, tem estado relutante em fazer.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …