/

Pentágono revela existência de arquivo secreto sobre OVNIs avistados na Terra

U.S. Department of Defense

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos possui documentos e até um vídeo, ambos classificados como ultrassecretos, sobre um caso que envolveu o avistamento de OVNIs, em 2004.

Em novembro de 2004, vários oficiais da Marinha norte-americana, a bordo do porta-aviões USS Nimitz, afirmaram ter visto um OVNI (Objeto Voadores Não Identificado, ou UFO na sigla em inglês) sobre o Oceano Pacífico, que se movimentava desafiando as leis da física.

Na altura, conta a SIC Notícias, as autoridades classificaram o objeto como “fenómeno aéreo não identificado”, e nada mais disseram sobre o que poderia ser exatamente esse fenómeno.

Em 2017 e 2019, foram divulgados três vídeos de estranhos objetos voadores filmados por pilotos norte-americanos. Em dezembro de 2017, o The New York Times publicou um artigo sobre uns pilotos que tinham intercetado um objeto voador ao largo de San Diego, a 14 de novembro de 2004, e que o tinham conseguido filmar a partir das câmaras instaladas nos F-18.

Em setembro de 2019, o Vice relatou que a Marinha dos Estados Unidos tinha confirmado que tais vídeos “contêm filmagens de um fenómeno aéreo não identificado”.

Agora, em resposta a uma solicitação enviada pelo investigador Christian Lambright que quer saber mais sobre o “incidente Nimitz”, um porta-voz do Gabinete de Inteligência Naval da Marinha (ONI) confirmou que a agência possui vários documentos secretos e pelo menos um vídeo referente ao fenómeno de 2004.

De acordo com o responsável da ONI, os documentos foram classificados como “SECRET” ou “TOP SECRET”. Segundo o porta-voz, partilhar estas informações com o público “causaria danos excecionalmente graves para a Segurança Nacional dos Estados Unidos”.

Segundo o Live Science, além de vários “slides de informações” sobre o incidente, a ONI tem em sua posse um vídeo, que foi classificado como “secreto” pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR). A ONI não revelou se esse é o mesmo vídeo de 1 minuto que foi divulgado online em 2007 e noticiado em 2017.

Desde que o vídeo foi divulgado, há uma grande discussão sobre a possibilidade de o Governo dos Estados Unidos possuir mais vídeos sobre o OVNI avistado pelos caças do USS Nimitz em 2004, e há defensores de ambas as versões.

Gary Voorhis, oficial da Marinha que fazia parte da frota da USS Nimitz, afirma lembrar-se de ter visto um vídeo com uma maior duração, entre 8 e 10 minutos, e com uma melhor qualidade. Contudo, o Comandante David Fravor, uma das testemunhas presentes durante o avistamento, afirma não existe nenhum vídeo do incidente com uma duração maior do que aquele que foi disponibilizado ao público.

Citado pelo CanalTech, Luis Elizondo, ex-funcionário do Pentágono que divulgou o vídeo do avistamento em 2017, afirmou que não se deve confiar nas declarações do Pentágono, uma vez que “têm um histórico de se contradizer a cada nova declaração e de se esforçar para esconder da população o que de facto está a acontecer”.

Ainda assim, disse que “não o surpreende a revelação de que existem outros vídeos e com maior duração”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.