Pentágono revela existência de arquivo secreto sobre OVNIs avistados na Terra

U.S. Department of Defense

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos possui documentos e até um vídeo, ambos classificados como ultrassecretos, sobre um caso que envolveu o avistamento de OVNIs, em 2004.

Em novembro de 2004, vários oficiais da Marinha norte-americana, a bordo do porta-aviões USS Nimitz, afirmaram ter visto um OVNI (Objeto Voadores Não Identificado, ou UFO na sigla em inglês) sobre o Oceano Pacífico, que se movimentava desafiando as leis da física.

Na altura, conta a SIC Notícias, as autoridades classificaram o objeto como “fenómeno aéreo não identificado”, e nada mais disseram sobre o que poderia ser exatamente esse fenómeno.

Em 2017 e 2019, foram divulgados três vídeos de estranhos objetos voadores filmados por pilotos norte-americanos. Em dezembro de 2017, o The New York Times publicou um artigo sobre uns pilotos que tinham intercetado um objeto voador ao largo de San Diego, a 14 de novembro de 2004, e que o tinham conseguido filmar a partir das câmaras instaladas nos F-18.

Em setembro de 2019, o Vice relatou que a Marinha dos Estados Unidos tinha confirmado que tais vídeos “contêm filmagens de um fenómeno aéreo não identificado”.

Agora, em resposta a uma solicitação enviada pelo investigador Christian Lambright que quer saber mais sobre o “incidente Nimitz”, um porta-voz do Gabinete de Inteligência Naval da Marinha (ONI) confirmou que a agência possui vários documentos secretos e pelo menos um vídeo referente ao fenómeno de 2004.

De acordo com o responsável da ONI, os documentos foram classificados como “SECRET” ou “TOP SECRET”. Segundo o porta-voz, partilhar estas informações com o público “causaria danos excecionalmente graves para a Segurança Nacional dos Estados Unidos”.

Segundo o Live Science, além de vários “slides de informações” sobre o incidente, a ONI tem em sua posse um vídeo, que foi classificado como “secreto” pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR). A ONI não revelou se esse é o mesmo vídeo de 1 minuto que foi divulgado online em 2007 e noticiado em 2017.

Desde que o vídeo foi divulgado, há uma grande discussão sobre a possibilidade de o Governo dos Estados Unidos possuir mais vídeos sobre o OVNI avistado pelos caças do USS Nimitz em 2004, e há defensores de ambas as versões.

Gary Voorhis, oficial da Marinha que fazia parte da frota da USS Nimitz, afirma lembrar-se de ter visto um vídeo com uma maior duração, entre 8 e 10 minutos, e com uma melhor qualidade. Contudo, o Comandante David Fravor, uma das testemunhas presentes durante o avistamento, afirma não existe nenhum vídeo do incidente com uma duração maior do que aquele que foi disponibilizado ao público.

Citado pelo CanalTech, Luis Elizondo, ex-funcionário do Pentágono que divulgou o vídeo do avistamento em 2017, afirmou que não se deve confiar nas declarações do Pentágono, uma vez que “têm um histórico de se contradizer a cada nova declaração e de se esforçar para esconder da população o que de facto está a acontecer”.

Ainda assim, disse que “não o surpreende a revelação de que existem outros vídeos e com maior duração”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …