/

Pelosi diz que Donald Trump é “ameaça constante” à segurança nacional

15

Michael Reynolds / Lusa

A líder democrata da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, disse hoje que Donald Trump é uma “ameaça constante” à “segurança nacional” dos EUA, durante o debate para votação dos artigos de destituição do Presidente.

“Os atos irresponsáveis do Presidente tornaram necessário o seu ‘impeachment’. Ele não nos deixou outra escolha”, afirmou Nancy Pelosi, referindo-se à decisão dos democratas de levarem artigos de destituição para aprovação no plenário da Câmara de Representantes.

Segundo Pelosi, o Presidente agiu como uma “ameaça constante à segurança nacional e à integridade das eleições”, ao tentar pressionar um líder estrangeiro a investigar um rival político de Trump.

Se a Câmara de Representantes aprovar, com uma maioria simples, os dois artigos de destituição, como tudo indica que acontecerá hoje à noite (madrugada de quinta-feira em Portugal), o processo passará para o Senado, onde um julgamento político poderá levar à demissão do Presidente, se aprovada por uma maioria de 2/3, o que não é previsível, por a câmara alta do Congresso ser dominada pelos republicanos.

“Infelizmente, a visão de República dos nossos pais fundadores está ameaçada por ações da Casa Branca”, disse Nancy Pelosi, explicando as acusações de abuso de poder e de obstrução do Congresso contra Donald Trump.

Hoje, Donald Trump voltou a declarar-se inocente no inquérito para destituição, que arrancou no início de outubro, com acusações de que o Presidente teria pressionado o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyz Zelensky, para investigar a atividade, junto de uma empresa ucraniana envolvida em casos de corrupção, do filho de um rival político, Joe Biden.

Mas os democratas vão insistir nas provas angariadas nas audições do Comité de Inteligência, primeiro, e Comité Judiciário, depois, para legitimar a decisão de considerar que a atividade do Presidente no caso ucraniano é passível de destituição.

“É trágico que as ações imprudentes do Presidente tornem o ‘impeachment’ necessário”, disse Pelosi, acrescentando que Trump violou a Constituição e merece ser destituído.

“Estamos aqui para defender a democracia para o povo”, concluiu a líder da Câmara dos Representantes.

// Lusa

15 Comments

  1. Prefiro o Trump a todos os outros políticos norte-americanos. Pelo menos não enferma do cinismo proverbial dos democratas que podem não começar guerras mas também não as acabam. Isso não os impede de receber nobeis da paz como o outro hipócrita. Pelo menos, Trump tentou acabar com as loucuras do ditador da Coreia do Norte e com a concorrência desonesta da China. Não começou qualquer guerra e conseguiu, apesar da oposição, ir retirando soldados de cenários de guerra. Claro que, como hostilizou a Europa, os europeus viraram-se também contra ele.

      • Conheço os que toda a gente conhece, isto é, aqueles que alternam no poder e mexem com o mundo. Republicanos e democratas. Quanto a ver o mundo a preto e branco, devolvo a afirmação porque julgo que se te adequa melhor.

    • Ele é apenas uma criança birrenta que só não faz mais estragos porque o sistema não deixa – senão era mais um ditador louco e ainda seria pior do que o seu “primo”, o gordo da Coreia!!

      • Bem… não sei se estás a brincar ao a falar a sério…
        Ele é “empreiteiro” nos tempos livres dos reality shows, etc e basta ouvir o que ele diz recorrentemente para se perceber que é mesmo “contrário à ditaduta”…

      • Protecionista não é exatamente o mesmo que ditador embora os dois sistemas, económico e político, costumem andar de mãos dadas. Dentro do que ele entende de economia, está convencido que é o melhor para o seu povo. Fazer o melhor pelo seu povo é o que se deve exigir de qualquer dirigente político, algo que nós, portugueses, temos ainda que aprender. Claro que entre o que ele pensa e o que acontece na realidade vai um passo de gigante, se atendermos ao número de pessoas sem abrigo e sem acesso a serviços condignos de saúde e educação. De qualquer maneira, estes são problemas que não foram criados pelo homem. Ainda a acrescentar que a História nos mostra que as medidas protecionistas resultam durante algum tempo mas, com o tempo, levam à decadência económica.

      • Boas festas a todos e um bom 2020.
        Para o Eu! desejo que o Pai Natal este ano lhe traga um cérebro.

  2. Obrigado, Zé do Pipo! Retribuo os votos que são extensíveis ao Eu!, ao ZAP e a todos os leitores do ZAP!
    ZAP, seria bom receber de novo as notificações de comentários ou de respostas a comentários.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.