Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

Miguel A. Lopes / Lusa

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região.

“[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de que a questão florestal está completamente na mesma, sem qualquer alteração desde 17 de junho [de 2017], eventualmente pior, pela quantidade de combustível no território“, disse à agência Lusa a presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), Dina Duarte.

O risco de incêndio na zona do Pinhal Interior “mantém-se muito elevado”, concluiu a comissão eventual de inquérito parlamentar sobre o incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, no relatório publicado na terça-feira, em que recomenda “uma avaliação global externa” ao Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Segundo Dina Duarte, apesar de algum trabalho feito de limpezas “junto das aldeias e das vias de comunicação”, o território continua marcado pela regeneração natural do eucalipto, espécie que é “a rainha” na região.

“Faz falta um ordenamento florestal e lamentavelmente o que a associação confirma é que alguns proprietários continuam a investir no eucalipto”, notou.

Para a presidente da AVIPG, é necessário ações de sensibilização junto dos pequenos proprietários, mas também um investimento mais robusto e forte para uma reflorestação do território, com vista à mudança da sua paisagem e à aposta em espécies autóctones, normalmente mais resilientes a incêndios.

Dina Duarte também realçou que a associação concorda com a recomendação da comissão de inquérito para que haja um novo levantamento sobre as segundas habitações e que a sua reconstrução seja suportada pelo Estado.

“É importante que tenhamos o nosso parque habitacional completo e pleno e que faça regressar os vizinhos que vinham aqui passar temporadas. O interior precisa disso”, defendeu.

O projeto de relatório, que teve como relator o deputado Jorge Paulo Oliveira (PSD), foi hoje apresentado na respetiva comissão, avançando com um conjunto de 83 conclusões e 36 recomendações sobre agricultura, atividades económicas, floresta e habitação.

  // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em 4 anos, nada foi feito para melhorar as condições da floresta típica desta região, com a agravante de se ter deixado acumular maior quantidade de matéria inerte, altamente combustível. Está a permitir-se que o eucalipto regenere naturalmente e a autorizar alguns proprietários a continuarem a investir irresponsavelmente no seu plantio sem qualquer preocupação com o ordenamento da floresta. Estes relatórios têm um destino certo: é serem fechados na gaveta de qualquer ministro, ou secretário de estado, que têm outros assuntos mais importantes a tratar. Entretanto pensa-se, a sério, em gastar uns milhões com um memorial para lembrar as vítimas. Quanto a mim, seria preferível aplicá-los no sentido de se evitar novas vítimas e de resolver os problemas destas populações tão castigadas, de uma vez por todas!

    • Ouvi dizer que iam fazer uma piscina de enormes dimensões à entrada de Pedrógão para assinalar esta tragédia!
      O idiota que teve esta ideia deve ter sido o mesmo que resolveu trazer a final da Liga dos Campeões para Portugal como prémio para todos os profissionais do SNS.
      Acho que o povo português merecia melhores governantes. É só artistas e ladrões.

RESPONDER

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …