Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

Miguel A. Lopes / Lusa

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região.

“[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de que a questão florestal está completamente na mesma, sem qualquer alteração desde 17 de junho [de 2017], eventualmente pior, pela quantidade de combustível no território“, disse à agência Lusa a presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), Dina Duarte.

O risco de incêndio na zona do Pinhal Interior “mantém-se muito elevado”, concluiu a comissão eventual de inquérito parlamentar sobre o incêndio de Pedrógão Grande, em 2017, no relatório publicado na terça-feira, em que recomenda “uma avaliação global externa” ao Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Segundo Dina Duarte, apesar de algum trabalho feito de limpezas “junto das aldeias e das vias de comunicação”, o território continua marcado pela regeneração natural do eucalipto, espécie que é “a rainha” na região.

“Faz falta um ordenamento florestal e lamentavelmente o que a associação confirma é que alguns proprietários continuam a investir no eucalipto”, notou.

Para a presidente da AVIPG, é necessário ações de sensibilização junto dos pequenos proprietários, mas também um investimento mais robusto e forte para uma reflorestação do território, com vista à mudança da sua paisagem e à aposta em espécies autóctones, normalmente mais resilientes a incêndios.

Dina Duarte também realçou que a associação concorda com a recomendação da comissão de inquérito para que haja um novo levantamento sobre as segundas habitações e que a sua reconstrução seja suportada pelo Estado.

“É importante que tenhamos o nosso parque habitacional completo e pleno e que faça regressar os vizinhos que vinham aqui passar temporadas. O interior precisa disso”, defendeu.

O projeto de relatório, que teve como relator o deputado Jorge Paulo Oliveira (PSD), foi hoje apresentado na respetiva comissão, avançando com um conjunto de 83 conclusões e 36 recomendações sobre agricultura, atividades económicas, floresta e habitação.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em 4 anos, nada foi feito para melhorar as condições da floresta típica desta região, com a agravante de se ter deixado acumular maior quantidade de matéria inerte, altamente combustível. Está a permitir-se que o eucalipto regenere naturalmente e a autorizar alguns proprietários a continuarem a investir irresponsavelmente no seu plantio sem qualquer preocupação com o ordenamento da floresta. Estes relatórios têm um destino certo: é serem fechados na gaveta de qualquer ministro, ou secretário de estado, que têm outros assuntos mais importantes a tratar. Entretanto pensa-se, a sério, em gastar uns milhões com um memorial para lembrar as vítimas. Quanto a mim, seria preferível aplicá-los no sentido de se evitar novas vítimas e de resolver os problemas destas populações tão castigadas, de uma vez por todas!

    • Ouvi dizer que iam fazer uma piscina de enormes dimensões à entrada de Pedrógão para assinalar esta tragédia!
      O idiota que teve esta ideia deve ter sido o mesmo que resolveu trazer a final da Liga dos Campeões para Portugal como prémio para todos os profissionais do SNS.
      Acho que o povo português merecia melhores governantes. É só artistas e ladrões.

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …