Pedrógão Grande. Adiada aplicação de 360 mil euros de donativos

António Cotrim / Lusa

A Assembleia Municipal (AM) de Pedrógão Grande deveria ter deliberado esta sexta-feira sobre a aplicação de cerca de 360 mil euros de donativos na sequência do incêndio de 2017, mas a proposta foi retirada pelo executivo.

O presidente da Câmara Municipal, Valdemar Alves, eleito pelo PS, justificou aos deputados municipais que “ainda não está concluído o regulamento” necessário para o efeito, sendo a discussão e a votação da proposta de aplicação daquele montante adiadas para uma próxima reunião da AM.

Por outro lado, a vice-presidente da Câmara, Margarida Guedes, revelou que deram entrada nos serviços da autarquia 38 pedidos de apoio à recuperação de segundas habitações do concelho destruídas, total ou parcialmente, pelo grande incêndio de 17 de junho de 2017, em que morreram 66 pessoas e mais de 200 ficaram feridas, algumas em estado grave.

Num primeiro momento, a Câmara de Pedrógão Grande validou cinco desses pedidos, rejeitando 33 que “não cumpriam as regras” previstas no regulamento em vigor.

Posteriormente, porém, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) “aprovou apenas quatro”, com os proprietários a aguardarem agora o financiamento, que totaliza mais de 76 mil euros, para poderem realizar as obras de reconstrução, disse Margarida Guedes.

Por unanimidade, a Assembleia Municipal, que integra eleitos do PS e do PSD, aprovou uma proposta do executivo a dar o acordo à transferência de competências da Administração Central no domínio do transporte turístico de passageiros em vias navegáveis interiores.

O presidente da AM de Pedrógão Grande, António Tomás Correia, salientou que existem no concelho “quarenta e tal quilómetros de albufeiras”, das barragens do Cabril e da Bouçã, no rio Zêzere. A vereadora Margarida Guedes disse que, no futuro, Pedrógão Grande “terá todas as competências” nesta área, se algum investidor turístico vier a apostar no transporte turístico nas albufeiras locais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …