Pedro Proença justifica jogos em dia de eleições

Sérgio Azenha / Lusa

O ex-árbitro Pedro Proença na apresentação da sua candidatura à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

O ex-árbitro Pedro Proença na apresentação da sua candidatura à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional Pedro Proença, justificou esta quarta-feira a marcação de jogos para o domingo das eleições legislativas a 4 de outubro, com a necessidade de se fazer cumprir regulamentos e prazos.

O ex-árbitro e atual Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Pedro Proença, questionado sobre as potenciais implicações que possam advir do facto de quatros jogos da sétima jornada da I Liga decorrerem no dia das eleições, referiu que a organização fez todos os possíveis para que não se realizassem jogos no domingo.

“A Liga é uma organização que tem que fazer cumprir os regulamentos internacionais e nacionais e aquilo que nós fizemos foi, percebendo que esta era uma situação absolutamente extraordinária, tentar que não houvesse jogos no domingo”, referiu.

O dirigente adiantou que deu todas as explicações que entendeu necessárias e que acha que qualquer pessoa perceberá que há competições antes do dia 4 de outubro e que têm que ser cumpridas horas de descanso dos atletas, que entram na manhã de segunda-feira ao serviço das seleções.

“Havia que fazer cumprir todos estes prazos regulamentares e a Liga, em concordância com os clubes, chegou ao único prazo que havia e que era o de marcar alguns jogos para o domingo”, adiantou Pedro Proença.

União da Madeira-Benfica, Sporting de Braga-Arouca, FC Porto-Belenenses e Sporting-Vitória de Guimarães são os jogos da sétima jornada da I Liga que decorrerão no domingo das eleições legislativas.

“Obviamente que fazemos e faremos sempre um apelo ao voto. Criámos todas as condições para que isso aconteça e apelamos a todos os portugueses que no domingo votem”, disse ainda Pedro Proença, que falava à margem da apresentação da primeira transmissão de futebol em realidade virtual.

O jogo deste domingo entre o FC Porto e o Benfica, no Estádio do Dragão será o primeiro em todo o mundo a ser transmitido ao vivo, com multicâmaras, através dos óculos de realidade virtual Gear VR, que permite ao utilizador a possibilidade de usufruir de uma experiência imersiva de 360 graus.

Esta tecnologia inovadora e pioneira, para já apenas disponível numa loja da marca Samsung no Fórum Almada, mas que dá corpo a um projeto a implementar num futuro próximo, já foi testada por Pedro Proença, que considerou a experiencia “extraordinária”.

“É realmente um grande impacto ver o jogo por este sistema. Vê-se o jogo de uma forma verdadeiramente diferente”, constatou Pedro Proença, que não escondeu a sua surpresa mesmo tendo em conta que, enquanto árbitro, via os jogos dentro das quatro linhas.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem foi o otário que se lembrou de marcar eleições legislativas para um dia de Futebol?!…O Futebol é que induca e o Fado é que instrói, pá!

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …