Depois da ferrovia, Pedro Nuno Santos quer apostar na instalação de fibra ótica em todo o país

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, ladeado pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor pereira e pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, na viagem de comboio entre Guarda e Covilhã, para assinalar a Conclusão da Modernização da Linha da Beira Baixa.

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, sublinha que é essencial dar condições de trabalho às pessoas em qualquer parte do território, com acesso à fibra ótica, e que a seguir se irá apostar nas ligações a Espanha.

Depois de ter apresentado o Plano Ferroviário Nacional, Pedro Nuno Santos tem evidenciado a importância da modernização da ferrovia em Portugal, porém já faz planos para reformar outras áreas que considera fulcrais para o desenvolvimento da sociedade.

Na inauguração do troço ferroviário que liga a Guarda à Covilhã, agora eletrificado, e que esteve desativado mais de 12 anos, Pedro Nuno Santos referiu que, no que diz respeito à ferrovia, falta promover a ligação a Espanha e apostar ainda mais no turismo ferroviário, como já se faz em muitos países europeus.

O governante destacou o impulso que a ligação entre a Guarda e a Covilhã irá dar à atividade económica da região – com ligação ao porto seco a criar na Guarda e também à plataforma de mercadorias na cidade do Fundão -, acrescentando que toda a população da região vai ganhar com esta ligação.



É uma questão de justiça, de direito e de interesse de todos nós no aproveitamento do potencial deste território como um todo”, disse em declarações aos jornalistas.

O ministro garantiu que a seguir ao comboio, a prioridade será a conectividade digital, com fibra ótica espalhada por todo o território nacional e não apenas para os sítios do costume, “encostados ao litoral”.

“Todo o território tem de estar ligado com fibra ótica, se quisermos atrair pessoas temos de lhes dar condições de mobilidade e de trabalho, e o interior não pode ficar para trás”, referiu.

O político mostrou-se convicto de que o transporte ferroviário “é o mais barato para as famílias e também o mais limpo”, pois muita da energia elétrica que consome já é produzida internamente e a partir de fontes renováveis, escreve o Expresso.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isso da fibra já foi bandeira do Socrates e do Zeinal, então afinal eles não espalharam fibra pelo país inteiro? Se calhar eram só “raspas de fibra”…

RESPONDER

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …