Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos.

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022.

Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse ser imperativo “tirar carros e camiões das estradas e auto-estradas porque isso representa um ganho do ponto de vista ambiental, macro-económico e social”.

Segundo o governante, citado pelo jornal Público, o comboio deve chegar ao centro das cidades, tal como acontece nos Países Baixos, Suíça e Bélgica, onde as redes ferroviárias estão bem desenhadas e as pessoas usam abundantemente aquele modo de transporte.

Pedro Nuno Santos disse ainda não compreender como é que a principal componente das importações portuguesas são os combustíveis fósseis e o país, que tem energias renováveis, não tem ainda a rede ferroviária eletrificada e continua a gastar gasóleo nos comboios.

O ministro queixou-se ainda dos debates das últimas décadas sobre ferrovia, sobretudo na insistência de “pessoas que não percebem nada do assunto” e defendem a bitola europeia “É um tema que não merece mais do que cinco segundos. Basta passar a fronteira e ver que os nossos vizinhos espanhóis não estão a migrar a bitola”, disse.

Pedro Nuno mostrou também a sua perplexidade por o plano de João Cravinho não ter sido “o plano já implementado” em Portugal. O então ministro das Obras Públicas defendia o “T deitado”, uma linha de alta velocidade Lisboa–Porto com saída a meio para Madrid.

O governante disse também esperar, enquanto “adepto da ferrovia”, que as viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam da Europa. “Eu que sou muito adepto da ferrovia e quero que a ferrovia se expanda […] e também quero que as viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam da Europa”, afirmou.

Neste sentido, o ministro lamentou que os aviões “deixem de fazer” a ligação Lisboa-Porto, mas classificou esta possibilidade como “um sinal de desenvolvimento”.

Na segunda-feira, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que o PFN vai incluir o objetivo de ligação ferroviária a todas as capitais de distrito e de ligação dos terminais de mercadorias aos portos e terminais logísticos. Nos transporte de passageiros, a prioridade é aumentar a densidade da rede e encurtar os tempos de viagem entre os diversos destinos.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O menino é adepto da ferrovia. É pena é que não consiga brincar com a ferrovia nem com os outros transportes de modo a funcionarem bem.

  2. “Primeiro destroi-se, depois constroi-se”. É este o slogan dos sucessivos malfeitores que nos andam a (des)governar. Ou seja, transformaram a ferrovia em “ecopistas” e agora, com um enorme desplante, vêm com a conversa da viúva ofendida. Se queriam uma rede ferroviária, porque é que destruíram a que tinhamos? Estes “tipos” mereciam uma medalhinha, não?

RESPONDER

Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus' e santo da Igreja Ortodoxa …

Jantar-comício e bairro da Jamaica levam Ventura duas vezes a tribunal

O presidente e deputado único do Chega irá duas vezes a tribunal nos próximos tempos e deverá ter mais dois processos na calha, mas ainda não foi notificado. Esta terça-feira, o jornal Público já tinha avançado …

Líder da JSD vai ser candidato em Oeiras. Rio promete tirar consequências do resultado nas autárquicas

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Oeiras vai ser o líder da JSD, Alexandre Poço, anunciou esta quarta-feira Rui Rio, que justificou a decisão por entender que os sociais-democratas tinham de apresentar lista …

Jesus denuncia "clima de impunidade no futebol português"

O treinador do Benfica considerou, esta quarta-feira, que existe "um clima de impunidade no futebol português", mas mostrou-se satisfeito por Sérgio Conceição poder estar no banco do FC Porto no clássico. Na conferência de imprensa de …

Novo teste à covid-19 pode analisar mais de 1.000 amostras de uma vez

Um novo teste de anticorpos à covid-19 pode analisar mais de mil amostras de uma só vez. Além disso, requer pouco sangue, é prático e é barato. Desde o início da pandemia que se houve epidemiologistas …

“Atitude irresponsável e desestabilizadora”. G7 critica Rússia (e pede que China respeite direitos humanos)

As potências do G7 manifestaram-se esta quarta-feira “muito preocupadas” pela “atitude irresponsável e desestabilizadora” da Rússia, em particular na Ucrânia, e apelaram à China a respeitar os direitos humanos e liberdades fundamentais em Xinjiang e …

Guarda-redes do Benfica frustrado... por não marcar um livre (e cinco bolas nos ferros)

Minutos finais alucinantes na meia-final da Taça Revelação. Benfica conseguiu empatar aos 97 minutos mas o Sporting de Braga levou a melhor nas grandes penalidades. O Sporting de Braga vai estar na final da Taça Revelação, …

Rio usa escutas da Casa Pia para acusar Costa de interferir na Justiça

Numa entrevista à RTP3, o líder do PSD recordou escutas da Casa Pia e sugeriu que Costa não o pode acusar de tentar interferir na Justiça dado o "historial" que tem.  Ao ser questionado sobre as …

Comunistas desvalorizam as Grandes Opções porque condicionam OE2022

O diploma do Governo sobre as Grandes Opções 2021-2025 baixou sem votação à Comissão de Orçamento e Finanças (COF) a pedido do PS, porque estava condenado ao chumbo. O PCP avisou que iria votar contra e …

Novo estudo defende que os peixes podem sentir dor

As partes do cérebro humano que processam o desconforto da dor não têm um equivalente no cérebro dos peixes. Então, isto significa que esses animais não são capazes de a sentir? Não necessariamente, de acordo …