Pedro Duarte preferia ver o PS a governar do que o PSD com o Chega

José Coelho / Lusa

O antigo líder da JSD, Pedro Duarte

O social-democrata Pedro Duarte defende que se o PSD tiver oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveria fazer. Deveria deixar o PS formar governo.

Em entrevista à Vichyssoise, programa da Rádio Observador, Pedro Duarte, antigo secretário de Estado, ex-líder da JSD e diretor de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa nas últimas presidenciais, defende que mesmo que os sociais-democratas tenham oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveriam fazer.

“Discordo de qualquer aproximação, seja de que natureza for, ao Chega”, atirou Pedro Duarte. “O PSD não deve fazer qualquer espécie de acordo ou entendimento com o Chega, muito menos por razões oportunistas de alcançar o poder. É uma questão de princípio”.

Na eventualidade de isso vir a acontecer, Pedro Duarte argumenta que é preferível deixar o Partido Socialista formar governo. Se o PSD tiver hipótese de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deve fazer? Deve permitir ao PS governar? “Sim, sem dúvida alguma”, respondeu.

Ainda assim, o antigo secretário de Estado recusa a ideia de ilegalizar o Chega, defendendo que “devemos tolerar todos” os partidos, “principalmente aqueles de quem discordamos”.

Questionado se poderia vir a ser desafiador da liderança de Rui Rio num próximo congresso, o social-democrata rejeitou essa hipótese. “Fiz uma opção há quase 10 anos de sair da vida política ativa, e optei por uma carreira profissional completamente diferente. Não tenho razões para alterar esse meu posicionamento”, explicou. No entanto, realça que este não é o momento ideal para pedir a cabeça de Rui Rio.

Pedro Duarte espera ainda que Marcelo Rebelo de Sousa venha a reinventar-se num segundo mandato, atribuindo-lhe o favoritismo para as próximas eleições presidenciais.

“Tem capacidade pessoal, tem uma legitimidade enorme (e as urnas, espero, vão comprovar isso), e tem uma relação de cumplicidade com o povo português que lhe permite ser a tal fonte inspiracional que nos guie para desígnios”, admitiu.

  ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Dizer uma coisa destas, como se o país aguentasse mais um pseudo governo socialista, ou é pura ingenuidade ou estratégia de posicionamento para ambições futuras do patriota em causa.

  2. que grande idiota, ou então é um infiltrado do PS. O PS pode fazer alianças até de papel escrito com a extrema esquerda e o PSD não poderia sequer ter um apoio parlamentar do CHEGA??? Se já o fez nos Açores, este senhor já se devia ter desfiliado e mudar-se para o PS rapidamente, ou talvez até para o BE. Tantos anos na política para uma boutade destas?

    • Há alguns PSD´s como este, que andam próximos do largo do Rato. Até o PR já andou por lá perto. E há outros. Porque será ou o que pretendem, não sei.

    • O CHEGA é muito bem vindo, face a esta miséria que estamos a aguentar. Desejar boa sorte a André Ventura, é um sentimento de esperança, para ver se saímos desta agonia em que este politicozecos nos estão a meter.

  3. Começo cada vez estar mais certo do que afinal há mais coisas que une a direita e a esquerda do que as que os separa e essas parecem ser intocáveis para ambos, se esquerda defende a direita aprova; corrupção, justiça, impunidade para com toda a espécie de malandragem, libertinagem quanto baste e espezinhamento dos nossos valores morais que cada vez menos valem, basta olhar para o nosso dia a dia e ver quanto isso preocupa os senhores deputados que até têm imunidade parlamentar para salvaguardar as asneiras ou trafulhices que venham a fazer. Portanto, valores intocáveis para todos eles e nisto nada melhor do que estarem todos do mesmo lado. Por mim, estou farto de “democracia” injetada, estou velho, mas sempre pensei livremente, também não serão estes maçaricos de agora que me vão tapar os olhos como pretendem, seja qual for a cor.

RESPONDER

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …

Em La Palma, empresas usam drones para alimentar animais isolados pela lava

Duas empresas espanholas utilizam drones para alimentar os animais que estão encurralados no meio da lava lançada pelo vulcão de La Palma. Numa altura em que a lava se estende pela ilha a um ritmo muito …

CDS acusa Governo de comprar voto do PAN no OE com medida sobre as touradas

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles acusou esta quinta-feira o Governo de estar a comprar o voto do PAN no Orçamento do Estado para 2022 com a proibição das touradas para menores de 16 anos. Na …

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …

Entre promessas por cumprir e a saída do Afeganistão, Biden está a perder popularidade - e os Democratas estão preocupados

Já desde Agosto que a popularidade de Joe Biden tem estado em queda e a perda de energia nos eleitores independentes está a preocupar os Democratas na preparação para as intercalares do próximo ano. Uma …

Rússia e Arábia Saudita ponderam criar uma aliança de países produtores de gás

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e o ministro da Energia da Arábia Saudita discutiram hoje a ideia de criar uma aliança de países produtores de gás, perante a alta dos preços do “ouro azul”. Num fórum …

Liga anuncia empresa para centralização dos direitos televisivos

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, anunciou nesta quinta-feira a constituição de uma empresa para a centralização dos direitos audiovisuais dos campeonatos profissionais. Pedro Proença, que falava durante as cerimónias de …

"Fugir é um ato de cobardia". Paulo Guichard já deixou a prisão

O Supremo Tribunal de Justiça mandou hoje libertar do ex-administrador do BPP Paulo Guichard, no âmbito do pedido de habeas corpus da sua defesa, após ter sido preso a semana passada no aeroporto quando chegava …