/

Pedro Duarte preferia ver o PS a governar do que o PSD com o Chega

15

José Coelho / Lusa

O antigo líder da JSD, Pedro Duarte

O social-democrata Pedro Duarte defende que se o PSD tiver oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveria fazer. Deveria deixar o PS formar governo.

Em entrevista à Vichyssoise, programa da Rádio Observador, Pedro Duarte, antigo secretário de Estado, ex-líder da JSD e diretor de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa nas últimas presidenciais, defende que mesmo que os sociais-democratas tenham oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveriam fazer.

“Discordo de qualquer aproximação, seja de que natureza for, ao Chega”, atirou Pedro Duarte. “O PSD não deve fazer qualquer espécie de acordo ou entendimento com o Chega, muito menos por razões oportunistas de alcançar o poder. É uma questão de princípio”.

Na eventualidade de isso vir a acontecer, Pedro Duarte argumenta que é preferível deixar o Partido Socialista formar governo. Se o PSD tiver hipótese de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deve fazer? Deve permitir ao PS governar? “Sim, sem dúvida alguma”, respondeu.

Ainda assim, o antigo secretário de Estado recusa a ideia de ilegalizar o Chega, defendendo que “devemos tolerar todos” os partidos, “principalmente aqueles de quem discordamos”.

Questionado se poderia vir a ser desafiador da liderança de Rui Rio num próximo congresso, o social-democrata rejeitou essa hipótese. “Fiz uma opção há quase 10 anos de sair da vida política ativa, e optei por uma carreira profissional completamente diferente. Não tenho razões para alterar esse meu posicionamento”, explicou. No entanto, realça que este não é o momento ideal para pedir a cabeça de Rui Rio.

Pedro Duarte espera ainda que Marcelo Rebelo de Sousa venha a reinventar-se num segundo mandato, atribuindo-lhe o favoritismo para as próximas eleições presidenciais.

“Tem capacidade pessoal, tem uma legitimidade enorme (e as urnas, espero, vão comprovar isso), e tem uma relação de cumplicidade com o povo português que lhe permite ser a tal fonte inspiracional que nos guie para desígnios”, admitiu.

ZAP //

15 Comments

  1. Dizer uma coisa destas, como se o país aguentasse mais um pseudo governo socialista, ou é pura ingenuidade ou estratégia de posicionamento para ambições futuras do patriota em causa.

  2. que grande idiota, ou então é um infiltrado do PS. O PS pode fazer alianças até de papel escrito com a extrema esquerda e o PSD não poderia sequer ter um apoio parlamentar do CHEGA??? Se já o fez nos Açores, este senhor já se devia ter desfiliado e mudar-se para o PS rapidamente, ou talvez até para o BE. Tantos anos na política para uma boutade destas?

    • Há alguns PSD´s como este, que andam próximos do largo do Rato. Até o PR já andou por lá perto. E há outros. Porque será ou o que pretendem, não sei.

    • O CHEGA é muito bem vindo, face a esta miséria que estamos a aguentar. Desejar boa sorte a André Ventura, é um sentimento de esperança, para ver se saímos desta agonia em que este politicozecos nos estão a meter.

  3. Começo cada vez estar mais certo do que afinal há mais coisas que une a direita e a esquerda do que as que os separa e essas parecem ser intocáveis para ambos, se esquerda defende a direita aprova; corrupção, justiça, impunidade para com toda a espécie de malandragem, libertinagem quanto baste e espezinhamento dos nossos valores morais que cada vez menos valem, basta olhar para o nosso dia a dia e ver quanto isso preocupa os senhores deputados que até têm imunidade parlamentar para salvaguardar as asneiras ou trafulhices que venham a fazer. Portanto, valores intocáveis para todos eles e nisto nada melhor do que estarem todos do mesmo lado. Por mim, estou farto de “democracia” injetada, estou velho, mas sempre pensei livremente, também não serão estes maçaricos de agora que me vão tapar os olhos como pretendem, seja qual for a cor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.