Pedro Duarte preferia ver o PS a governar do que o PSD com o Chega

José Coelho / Lusa

O antigo líder da JSD, Pedro Duarte

O social-democrata Pedro Duarte defende que se o PSD tiver oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveria fazer. Deveria deixar o PS formar governo.

Em entrevista à Vichyssoise, programa da Rádio Observador, Pedro Duarte, antigo secretário de Estado, ex-líder da JSD e diretor de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa nas últimas presidenciais, defende que mesmo que os sociais-democratas tenham oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveriam fazer.

“Discordo de qualquer aproximação, seja de que natureza for, ao Chega”, atirou Pedro Duarte. “O PSD não deve fazer qualquer espécie de acordo ou entendimento com o Chega, muito menos por razões oportunistas de alcançar o poder. É uma questão de princípio”.

Na eventualidade de isso vir a acontecer, Pedro Duarte argumenta que é preferível deixar o Partido Socialista formar governo. Se o PSD tiver hipótese de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deve fazer? Deve permitir ao PS governar? “Sim, sem dúvida alguma”, respondeu.

Ainda assim, o antigo secretário de Estado recusa a ideia de ilegalizar o Chega, defendendo que “devemos tolerar todos” os partidos, “principalmente aqueles de quem discordamos”.

Questionado se poderia vir a ser desafiador da liderança de Rui Rio num próximo congresso, o social-democrata rejeitou essa hipótese. “Fiz uma opção há quase 10 anos de sair da vida política ativa, e optei por uma carreira profissional completamente diferente. Não tenho razões para alterar esse meu posicionamento”, explicou. No entanto, realça que este não é o momento ideal para pedir a cabeça de Rui Rio.

Pedro Duarte espera ainda que Marcelo Rebelo de Sousa venha a reinventar-se num segundo mandato, atribuindo-lhe o favoritismo para as próximas eleições presidenciais.

“Tem capacidade pessoal, tem uma legitimidade enorme (e as urnas, espero, vão comprovar isso), e tem uma relação de cumplicidade com o povo português que lhe permite ser a tal fonte inspiracional que nos guie para desígnios”, admitiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. É inteligente este “iluminado”. Da mesma forma e certamente pensará ele, mais vale ser rico e ter saúde que pobre e doente!

  2. Dizer uma coisa destas, como se o país aguentasse mais um pseudo governo socialista, ou é pura ingenuidade ou estratégia de posicionamento para ambições futuras do patriota em causa.

  3. que grande idiota, ou então é um infiltrado do PS. O PS pode fazer alianças até de papel escrito com a extrema esquerda e o PSD não poderia sequer ter um apoio parlamentar do CHEGA??? Se já o fez nos Açores, este senhor já se devia ter desfiliado e mudar-se para o PS rapidamente, ou talvez até para o BE. Tantos anos na política para uma boutade destas?

    • Há alguns PSD´s como este, que andam próximos do largo do Rato. Até o PR já andou por lá perto. E há outros. Porque será ou o que pretendem, não sei.

    • O CHEGA é muito bem vindo, face a esta miséria que estamos a aguentar. Desejar boa sorte a André Ventura, é um sentimento de esperança, para ver se saímos desta agonia em que este politicozecos nos estão a meter.

  4. Começo cada vez estar mais certo do que afinal há mais coisas que une a direita e a esquerda do que as que os separa e essas parecem ser intocáveis para ambos, se esquerda defende a direita aprova; corrupção, justiça, impunidade para com toda a espécie de malandragem, libertinagem quanto baste e espezinhamento dos nossos valores morais que cada vez menos valem, basta olhar para o nosso dia a dia e ver quanto isso preocupa os senhores deputados que até têm imunidade parlamentar para salvaguardar as asneiras ou trafulhices que venham a fazer. Portanto, valores intocáveis para todos eles e nisto nada melhor do que estarem todos do mesmo lado. Por mim, estou farto de “democracia” injetada, estou velho, mas sempre pensei livremente, também não serão estes maçaricos de agora que me vão tapar os olhos como pretendem, seja qual for a cor.

RESPONDER

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …

Houve "um erro de contagem". Presidente da Câmara de Beja quer que a decisão do Governo seja revertida

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Beja é um dos sete concelhos que não passam para a terceira fase do desconfinamento. Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, alega que os dados …

A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava. A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos …

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …