Pedro Duarte preferia ver o PS a governar do que o PSD com o Chega

José Coelho / Lusa

O antigo líder da JSD, Pedro Duarte

O social-democrata Pedro Duarte defende que se o PSD tiver oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveria fazer. Deveria deixar o PS formar governo.

Em entrevista à Vichyssoise, programa da Rádio Observador, Pedro Duarte, antigo secretário de Estado, ex-líder da JSD e diretor de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa nas últimas presidenciais, defende que mesmo que os sociais-democratas tenham oportunidade de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deveriam fazer.

“Discordo de qualquer aproximação, seja de que natureza for, ao Chega”, atirou Pedro Duarte. “O PSD não deve fazer qualquer espécie de acordo ou entendimento com o Chega, muito menos por razões oportunistas de alcançar o poder. É uma questão de princípio”.

Na eventualidade de isso vir a acontecer, Pedro Duarte argumenta que é preferível deixar o Partido Socialista formar governo. Se o PSD tiver hipótese de liderar uma maioria de direita com o Chega, não o deve fazer? Deve permitir ao PS governar? “Sim, sem dúvida alguma”, respondeu.

Ainda assim, o antigo secretário de Estado recusa a ideia de ilegalizar o Chega, defendendo que “devemos tolerar todos” os partidos, “principalmente aqueles de quem discordamos”.

Questionado se poderia vir a ser desafiador da liderança de Rui Rio num próximo congresso, o social-democrata rejeitou essa hipótese. “Fiz uma opção há quase 10 anos de sair da vida política ativa, e optei por uma carreira profissional completamente diferente. Não tenho razões para alterar esse meu posicionamento”, explicou. No entanto, realça que este não é o momento ideal para pedir a cabeça de Rui Rio.

Pedro Duarte espera ainda que Marcelo Rebelo de Sousa venha a reinventar-se num segundo mandato, atribuindo-lhe o favoritismo para as próximas eleições presidenciais.

“Tem capacidade pessoal, tem uma legitimidade enorme (e as urnas, espero, vão comprovar isso), e tem uma relação de cumplicidade com o povo português que lhe permite ser a tal fonte inspiracional que nos guie para desígnios”, admitiu.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Dizer uma coisa destas, como se o país aguentasse mais um pseudo governo socialista, ou é pura ingenuidade ou estratégia de posicionamento para ambições futuras do patriota em causa.

  2. que grande idiota, ou então é um infiltrado do PS. O PS pode fazer alianças até de papel escrito com a extrema esquerda e o PSD não poderia sequer ter um apoio parlamentar do CHEGA??? Se já o fez nos Açores, este senhor já se devia ter desfiliado e mudar-se para o PS rapidamente, ou talvez até para o BE. Tantos anos na política para uma boutade destas?

    • Há alguns PSD´s como este, que andam próximos do largo do Rato. Até o PR já andou por lá perto. E há outros. Porque será ou o que pretendem, não sei.

    • O CHEGA é muito bem vindo, face a esta miséria que estamos a aguentar. Desejar boa sorte a André Ventura, é um sentimento de esperança, para ver se saímos desta agonia em que este politicozecos nos estão a meter.

  3. Começo cada vez estar mais certo do que afinal há mais coisas que une a direita e a esquerda do que as que os separa e essas parecem ser intocáveis para ambos, se esquerda defende a direita aprova; corrupção, justiça, impunidade para com toda a espécie de malandragem, libertinagem quanto baste e espezinhamento dos nossos valores morais que cada vez menos valem, basta olhar para o nosso dia a dia e ver quanto isso preocupa os senhores deputados que até têm imunidade parlamentar para salvaguardar as asneiras ou trafulhices que venham a fazer. Portanto, valores intocáveis para todos eles e nisto nada melhor do que estarem todos do mesmo lado. Por mim, estou farto de “democracia” injetada, estou velho, mas sempre pensei livremente, também não serão estes maçaricos de agora que me vão tapar os olhos como pretendem, seja qual for a cor.

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …