/

Pediatras defendem vacina contra meningite B para crianças até aos 2 anos

Sanofi Pasteur / Flickr

O Presidente da Sociedade de Pediatria defendeu, esta quarta-feira na Assembleia da República, que a vacina contra a meningite B deve ser dada a todas as crianças até aos 2 anos.

Em declarações na Assembleia da República esta quarta-feira, o Presidente da Sociedade de Pediatria defendeu que a vacina contra a meningite B deve ser dada a todas as crianças até aos 2 anos e a vacina contra o rotavírus deve ser administrada a todos.

Além disso, sublinhou que a sua inclusão no Plano Nacional de Vacinação é uma decisão que cabe apenas à Direção-Geral da Saúde, adianta o jornal Expresso.

Numa audição na comissão parlamentar, a pedido do PCP, Luís Varandas explicou que as recomendações da Sociedade são científicas e que têm como objetivo esclarecer os médicos pediatras sobre a efetividade e segurança das vacinas em termos de proteção individual e não em termos de saúde pública.

Em relação à meningite B, o especialista afirmou que, apesar de ser uma doença rara, há cerca de 40 casos por ano no nosso país. Esta é uma doença “potencialmente fatal em menos de 24 horas” e não existe outra forma de proteção além da vacina.

Em Portugal, morrem todos os anos entre duas a três crianças em Portugal com meningite B e pelo menos 20% de todos os casos da doença ficam com sequelas para toda a vida. Um estudo realizado em Portugal demonstrou uma eficácia de proteção da vacina da meningite B acima dos 80%, revela o Sapo.

Quanto à vacina contra o rotavírus (que provoca gastroenterites), o especialista recordou que é uma doença que todas as pessoas têm pelo menos uma vez na vida, acrescentando que a imunização também é segura e eficaz para os casos de doença grave.

Já quanto ao alargamento da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) aos rapazes, Luís Varandas considerou que “há uma carga de doença significativa que podia ser evitada”.

A vacina contra o HPV já consta do Programa Nacional de Vacinação para as raparigas, mas o perito lembra que isso não protege todos os rapazes, nomeadamente no grupo de homens que têm sexo com homens.

O PCP tem-se batido pela inclusão das vacinas da meningite B e do rotavírus no Programa Nacional de Vacinação. Em sede de discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o partido tinha proposto a inclusão das três vacinas no PNV, proposta que foi aprovada com o voto contra do PS.

O PCP defende a universalidade e gratuitidade das três vacinas em causa (meningite B, rotavírus e HPV para rapazes).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.