/

PCP tem milhões de euros no banco. PS e CDS em falência técnica

18

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O PCP é o partido mais rico em Portugal, tendo no banco mais de três milhões de euros, montante superior às poupanças detidas por PS, PSD, CDS, Verdes e PAN.

Os números são avançados esta segunda-feira pelo Correio da Manhã, tendo por base o resultados das contas anuais apresentadas pelos partidos na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) relativas a 2018.

Analisando os valores, o PCP mostra uma liquidez muito superior a todos os outros partidos, situação que pode ser justificada pela festa do Avante – só no ano passado, a festa dos comunistas totalizou os 2,9 milhões de euros, mais 3,6% do que os 2,8 milhões contabilizados no ano anterior.

PSD e Bloco são os partidos que mais se aproximam dos comunistas, totalizando no saldo bancário 2,24 milhões e 1,55 milhões, respetivamente.

No que respeita a dívidas, destaca-se o PS que soma uma dívida de 20,53 milhões – endividamento superior à dívida somada do PSD, BE, PCP, CDS, Verdes e PAN (14,41 milhões).

De acordo com os números, PS e o CDS estão em falência técnica, uma vez que o valor dos passivos é superior ao ativo: os socialistas têm um buraco superior a 4,5 milhões e os centristas têm um défice de 456 mil euros, escreve o matutino.

Com o ativo nos 15,99 milhões, o PS tem um buraco de 4,53 milhões, ligeiramente inferior aos 4,99 milhões de 2017, observa o Correio da Manhã. As contas indicam também que os socialistas registaram um lucro superior a 264 mil euros.

Em declarações ao jornal, o diretor-geral do PS, Luís Patrão, que a situação não é preocupante dado que “o mais importante é o facto de o partido ter vindo a reduzir de forma sustentada o seu passivo nos últimos anos”, o que “dá maior tranquilidade”.

“Tem sido feito um esforço de redução dos gastos gerais e dos gastos com campanhas”, frisa Luís Patrão, dando conta que o partido está a cumprir com o plano de pagamentos.

Também os centristas apresentam contas frágeis: partido de Assunção Cristas tem ativos de 613 mil euros e um passivo de 1,07 milhões, pelo que o buraco nas contas é de 456 mil euros. O secretário-geral do CDS, Pedro Morais Soares, disse, ao CM, que o partido tem vindo a reduzir custos: “E em 2018 tivemos, pela primeira vez, um resultado positivo. Estamos a baixar a nossa dívida”, apontou.

PSD e PCP destacam-se por terem contas mais equilibradas: os sociais-democratas têm bens no valor de 29,8 milhões e uma dívida de 9,76 milhões, ou seja, têm um saldo positivo superior a 20 milhões. Por sua vez, o PCP conta com bens no ativo de 19,62 milhões e uma dívida de 2,5 milhões.

Contudo, os sociais-democratas apresentaram um lucro superior a 767 mil euros, mas o PCP apresentou um prejuízo de 825 mil. Entre os outros partidos, o Bloco tem uma situação financeira equilibrada e depósitos no valor de 1,55 milhões de euros.

Em conjunto, os partidos com assento na Assembleia da República têm uma dívida total de 34,94 milhões de euros, segundo as contas anuais apresentadas ECFP.

ZAP //

18 Comments

    • A parte racional diz-me: são um mal necessário com vista à defesa da democracia, contra os populismos e a anarquia. A parte emocional, leia-se aquela que paga impostos diz-me: tem toda a razão e eu não conseguiria expressá-lo tão bem e em tão poucas palavras. Parabéns pela capacidade de síntese e contundência!

  1. DESDE QUE USURPARAM O PODER SEM TER GANHO AS ELEIÇÕES, QUE A GRANDE FAMÍLIA PS NÃO PRESCINDE DE UM OUTDOOR EM CADA ROTUNDA DO PAÍS, COM A RESPECTIVA PROPAGANDA PARA ENGANAR OS OTÁRIOS DOS TUGAS !
    SÃO BONS DISCÍPULOS DO SOCRATES QUE LEVOU O PAIS À FALÊNCIA E DIZIA QUE “AS DIVIDAS NÃO SÃO PARA SE PAGAR …… SÃO PARA GERIR” !
    INFELIZMENTE QUEM ACABA POR PAGAR …. SÃO SEMPRE OS MESMOS DESGRAÇADOS !
    BANDO DE CALOTEIROS E LADRÕES !!!!!

    • Incognito
      Infelizmente quando nao se conhece se esta CALADO, dara um bom poeta, sabe mais um burro de politica, que voce!!!.
      PORTUGAL e um.regime parlamentar, portanto tenha VERGONHA e cale-se.
      Tem razao numa coisa, mas cale-se, o ADN DO PS É igual ao ADN do PSDe CDS PP, ou esses très partidos do ARCO da GOVERNACAO é da CORRUPCAO, nao tenham sido os que governarem PORTUGAL nos ultimos 44 ANOS!!!.

  2. ah e tal são comunas mas não são estúpidos…. #pt #colectivism #socialism

    quanto aos outros nomeadamente o PS, estando no vermelho já sabemos quem vai pagar a conta, nós todos, de forma directa ou indirecta, à putativo engº

    isto é como nos viciados em jogo, qd a conta começa a subir fazem de tudo para a pagarem, neste caso é o país que leva com a conta.

  3. Mas quem é que usurpou o poder ó Carlos? Depois de todos estes anos já não há pachorra para observar comentários destes. O senhor é um cretino sem escrúpulos nenhuns, desde quando é que é necessário ganhar para se ser poder? Meta na cabeça que o poder em Portugal é conferido pelo Parlamento, e o atrasado do Passos Coelho não consegui o apoio necessário.
    Mandar bocas destas, devia no mínimo obrigar a uns meses de trabalhos comunitários, para as pessoas terem mais cuidado com o que dizem. Você para além de cretino ou é um idiota chapado, ou anda a mando de alguém, provavelmente à procura de alguma coisa pouco correta para não lhe chamar outra coisa.
    Efetivamente há muitos corruptos no nosso país, mas olhe que no seu partido também é um fartote, ou pensa que não se percebe qual é a sua cor? Tenho amigos nessa área política, e penso que têm todo o direito de o ser, por isso seja aquilo que quiser, não faça é dos outros parvos, procurando ter mais cuidado com aquilo que diz. Fique também com esta, felizmente que o PS é sem dúvida a maior família politica do país, ainda que isso o deixe corroído de inveja.

    • Têm plena razão o Sr.A.C.B.S. :” o PS é sem dúvida a maior familia politica do país” , qualquer cidadão o pode comprovar pelo elevado nr de familiares espalhados pelos diversos orgãos deste cantinho .

    • Que comentário tão fascista… o cor de rosa não esconde a veia ditatorial. Com que então a pessoa não pode manifestar a sua opinião, sendo esta contra o partido, devia fazer trabalho comunitário… Brilhante.

    • És um gérnio, ò ACDC!
      Verdade verdadinha, que a dívida não é para pagar! Ah! Ah! Ah! È pra gerir, disse um pretenso sábio, formado na criação de engenhos!
      E depois vêm esta gentinha, com grande barulho a tentar desviar as atenções1
      Eu, socialista em confesso: que competência tem esta gentinha para governar um país, se nem a própria economia doméstica sabem governar?!
      Ah! Ah! Ah!
      Bem piores que o Salazar, porque esse, timnha a Dna Maria, que esra uma gestora de punho rijo…
      Ah! Ah! Ah! Cambada de incompetentes: continuem a empurrar a dívida com, a barriga, pode ser que ela vos rebente com a pança…!

    • Já agora, deixa-me sugerir uma solução para aplicar ao Ipm: manda-o já para o goulag, onde poderá ser reprogramado e para passar a ter uma atitude de esquerda!

  4. Têm toda a razão o Sr.A.C.B.S. no seu comentário o PS é a maior familia politica, todo portuga pode confirmar
    pelos inúmeros familiares espalhados pelos diversos orgãos deste país .

  5. Para um partido como dizem eles “PCP” ser anti-capitalista nada mal, se fossem a favor certamente em vez dos três milhões teriam três mil milhões; de notar também as contas do PS que pelos vistos não fogem há tendência esbanjadora dos seus dirigentes, deve ser mal crónico no partido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.