PCP e BE querem fim de concessão à Fertagus

O Partido Comunista Português (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE) querem travar o prolongamento da concessão do comboio da ponte 25 de Abril à Fertagus, do grupo Barraqueiro, e propõem o fim do contrato anunciado em dezembro.

Como noticiou o Expresso, para tal, os dois partidos apresentaram uma apreciação parlamentar do decreto-lei, puxando o assunto para o Parlamento.

Em dezembro, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, decidiu prorrogar a concessão do comboio da Ponte 25 de Abril até setembro de 2024 ao grupo que já tem o contrato, com o argumento de que esta decisão permitia “não gerar o aumento de despesa pública”

Além disso, destacou o governante, permitiria a “continuidade do serviço público prestado pela empresa”. Agora, os dois partidos de esquerda querem travar o negócio e debater o assunto no Parlamento, através de apreciação parlamentar.

“Interessa impedir que esse decreto prolongue a concessão por mais cinco anos”, disse ao Expresso a deputada bloquista Joana Mortágua, frisando que o Estado “já perdeu mais de €200 milhões” para a Barraqueiro com esta concessão que existe desde 1998. “É uma das parceria público-privadas mais ruinosa para o Estado e para os portugueses, que a pagam duas vezes”, através dos bilhetes e passes e através da concessão.

Para o PCP esta decisão “prepara caminho” para mais uma medida no sentido de “desresponsabilização pelo transporte público”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.