Paulo Rangel “não ganha as eleições a Rui Moreira”. Dirigente do PSD desafia Rio a apoiar autarca do Porto

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O conselheiro nacional do PSD e líder da distrital de Braga, Paulo Cunha, defende que o presidente do partido Rui Rio devia renunciar a uma candidatura própria e apoiar o autarca independente Rui Moreira.

Para o Porto, o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel é um dos nomes com mais apoio nas estruturas do partido. Porém, Rui Rio tem estado em silêncio sobre os nomes para as autárquicas de 2021.

O PSD também não mostra pressa em relação à Câmara do Porto, uma vez que o atual autarca, Rui Moreira, está implicado numa acusação feita pelo Ministério Público (MP) por causa do caso Selminho – e  ainda não se sabe qual vai ser o desfecho do caso.

Apoiar Rui Moreira é um cenário que se deve colocar e, do meu ponto de vista, seria a melhor solução para o PSD”, defendeu Paulo Cunha, em declarações ao jornal Público. “É preciso ter coragem para tomar uma decisão destas, mas Rui Rio é conhecido como sendo um politico corajoso”.

O conselheiro nacional considera que a ideia de apoiar Rui Moreira “seria bem recebida pelos militantes do partido”. “Essa ideia seria bem-vinda e os militantes respirariam fundo, porque se sentiriam legitimados para votar no candidato com quem simpatizam”, acrescentou.

“Rui Moreira é uma pessoa da área política do PSD, as suas ideias, o seu percurso como autarca, como cidadão e como dirigente associativo estão em sintonia com a matriz social-democrata. Tanto assim que o líder do partido, ao que sei, apoiou-o, em 2013 sem reservas para que ele fosse eleito presidente da Câmara do Porto e, ao que sei, não mudou de opinião em relação a isso. Eu não mudei e espero que também”, argumentou.

Rui Rio foi o grande apoio de Rui Moreira na corrida à Câmara do Porto em 2013. O agora presidente do PSD, que liderou a autarquia portuense durante três mandatos, apoiou Rui Moreira contra o candidato oficial do partido, Luís Filipe Menezes.

Para o autarca de Famalicão, este princípio é também válido para outros municípios. “Sempre que o PSD se identifique com um presidente da câmara deve apoiá-lo e não ter a obrigação de apresentar um candidato próprio. Porque é que há-de apresentar uma candidatura alternativa quando o presidente que lá está é melhor para o concelho?”, questionou. A alternativa “é o PSD apresentar um candidato para ter 10%”.

Paulo Cunha considerou que o PSD “tem condições para ter um excelente resultado autárquico porque a tradição do PSD é cativar os melhores quadros”. “Os bons candidatos existem na área do PSD e o que é preciso é ir à procura deles, motivando-os”, afirmou. “É preciso (…) combater a ideia de que os políticos são maus exemplos para a sociedade e dizer-lhes que o exercício de cargos autárquicos é socialmente reconhecido”.

Segundo o matutino, para estas eleições autárquicas, houve conversas entre o partido e elementos do movimento independente. A ideia passava por ser o PSD a abdicar de uma candidatura ao Porto, indicando o candidato à Assembleia Municipal do Porto e apresentando candidaturas às juntas de freguesia do concelho. As negociações não envolviam diretamente o líder do partido, mas Rio estava informado.

Questionado sobre a simpati que Paulo Rangel recolhe junto das estruturas do PSD, o dirigente nacional atirou: “Paulo Rangel é um político experimentado, tem um currículo enorme em todos os aspectos, mas não ganha as eleições a Rui Moreira”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria mau demais para o Porto se uma coisa como o Rangel fosse sequer opção para Presidente da Câmara do Porto!…
    Pior só o manfioso Big Mac…

  2. Espero e desejo que o Rui Moreira não aceite o apoio do PPD ou de outro partido do sistema, se aceita a dependência passa a ser dependência partidária, não voto em gente com apoio dos partidos políticos.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …