Paulo Rangel “não ganha as eleições a Rui Moreira”. Dirigente do PSD desafia Rio a apoiar autarca do Porto

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O conselheiro nacional do PSD e líder da distrital de Braga, Paulo Cunha, defende que o presidente do partido Rui Rio devia renunciar a uma candidatura própria e apoiar o autarca independente Rui Moreira.

Para o Porto, o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel é um dos nomes com mais apoio nas estruturas do partido. Porém, Rui Rio tem estado em silêncio sobre os nomes para as autárquicas de 2021.

O PSD também não mostra pressa em relação à Câmara do Porto, uma vez que o atual autarca, Rui Moreira, está implicado numa acusação feita pelo Ministério Público (MP) por causa do caso Selminho – e  ainda não se sabe qual vai ser o desfecho do caso.

Apoiar Rui Moreira é um cenário que se deve colocar e, do meu ponto de vista, seria a melhor solução para o PSD”, defendeu Paulo Cunha, em declarações ao jornal Público. “É preciso ter coragem para tomar uma decisão destas, mas Rui Rio é conhecido como sendo um politico corajoso”.

O conselheiro nacional considera que a ideia de apoiar Rui Moreira “seria bem recebida pelos militantes do partido”. “Essa ideia seria bem-vinda e os militantes respirariam fundo, porque se sentiriam legitimados para votar no candidato com quem simpatizam”, acrescentou.

“Rui Moreira é uma pessoa da área política do PSD, as suas ideias, o seu percurso como autarca, como cidadão e como dirigente associativo estão em sintonia com a matriz social-democrata. Tanto assim que o líder do partido, ao que sei, apoiou-o, em 2013 sem reservas para que ele fosse eleito presidente da Câmara do Porto e, ao que sei, não mudou de opinião em relação a isso. Eu não mudei e espero que também”, argumentou.

Rui Rio foi o grande apoio de Rui Moreira na corrida à Câmara do Porto em 2013. O agora presidente do PSD, que liderou a autarquia portuense durante três mandatos, apoiou Rui Moreira contra o candidato oficial do partido, Luís Filipe Menezes.

Para o autarca de Famalicão, este princípio é também válido para outros municípios. “Sempre que o PSD se identifique com um presidente da câmara deve apoiá-lo e não ter a obrigação de apresentar um candidato próprio. Porque é que há-de apresentar uma candidatura alternativa quando o presidente que lá está é melhor para o concelho?”, questionou. A alternativa “é o PSD apresentar um candidato para ter 10%”.

Paulo Cunha considerou que o PSD “tem condições para ter um excelente resultado autárquico porque a tradição do PSD é cativar os melhores quadros”. “Os bons candidatos existem na área do PSD e o que é preciso é ir à procura deles, motivando-os”, afirmou. “É preciso (…) combater a ideia de que os políticos são maus exemplos para a sociedade e dizer-lhes que o exercício de cargos autárquicos é socialmente reconhecido”.

Segundo o matutino, para estas eleições autárquicas, houve conversas entre o partido e elementos do movimento independente. A ideia passava por ser o PSD a abdicar de uma candidatura ao Porto, indicando o candidato à Assembleia Municipal do Porto e apresentando candidaturas às juntas de freguesia do concelho. As negociações não envolviam diretamente o líder do partido, mas Rio estava informado.

Questionado sobre a simpati que Paulo Rangel recolhe junto das estruturas do PSD, o dirigente nacional atirou: “Paulo Rangel é um político experimentado, tem um currículo enorme em todos os aspectos, mas não ganha as eleições a Rui Moreira”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Seria mau demais para o Porto se uma coisa como o Rangel fosse sequer opção para Presidente da Câmara do Porto!…
    Pior só o manfioso Big Mac…

  2. Espero e desejo que o Rui Moreira não aceite o apoio do PPD ou de outro partido do sistema, se aceita a dependência passa a ser dependência partidária, não voto em gente com apoio dos partidos políticos.

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …