/

Rui Rio acusado de tentar travar candidatura de Rui Moreira na secretaria

1

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O movimento do presidente da Câmara Municipal do Porto (“Porto, o Nosso Movimento”) acusou, nesta segunda-feira, o líder do PSD, Rui Rio, de procurar travar uma eventual recandidatura autárquica do independente Rui Moreira.

“O PSD de Rui Rio tem medo de ir a votos contra Rui Moreira. E, mesmo não sabendo se Rui Moreira quer ir a votos, tenta já assegurar na secretaria tudo aquilo que perdeu nos tribunais e nas urnas contra a candidatura independente de Rui Moreira, em 2017”, pode ler-se num texto publicado no site do movimento

No entender do movimento, o líder dos sociais-democratas está a procurar “ajustar” a lei para conseguir “impedir a candidatura independente“.

Tal como explica o semanário Expresso e o Jornal de Notícias, o caso remonta a 2017.

Ainda antes das autárquicas, Álvaro Almeida, deputado da Câmara Municipal do Porto e à época cabeça de lista do PSD ao Porto, tentou impugnar a candidatura de Rui Moreira, defendendo que o independente não podia utilizar o termo “partido” nas suas listas.

O PSD recorreu aos tribunais, mas acabou por perder a ação.

Agora, conta o Expresso, o PSD entregou no Parlamento um projeto de lei precisamente para “clarificar na lei que os grupos de cidadãos eleitores não se devem confundir com partidos políticos, pelo que importa, a bem da verdade eleitoral, a proibição da existência de partidos regionais ou locais”.

Contactado pelo Jornal de Notícias, o gabinete de Rui Rio recusou fazer comentários.

“Diga ao dr. Rui Rio que ganharemos as eleições”

Num debate no hemiciclo do Porto, Rui Moreira abordou o assunto. Na agenda estava a reconversão do antigo Matadouro Industrial do Porto, a aguardar visto do Tribunal de Contas há mais de um anos, mas o assunto quente acabou por ser a alteração à lei proposta pelo PSD, tal como conta o jornal Público.

“Há um projeto de lei que diz querer introduzir alterações cirúrgicas à lei orgânica de 14 de Agosto. Sabe o que é a cirurgia? É impedir que o nosso movimento se candidate como se candidatou nas últimas eleições”, disse Rui Moreira, citado pelo matutino, dirigindo-se ao único vereador social-democrata com assento na câmara, Álvaro Almeida.

Diga ao dr. Rui Rio que ganharemos as eleições ao PSD com o nome linha azul e verde”,  disse, considerando a proposta de alteração da lei como “democracia musculada” do ex-presidente da Câmara do Porto.

Rui Moreira deixou no ar uma eventual candidatura sem a confirmar de forma clara.

Depois de ser reeleito presidente do PSD, as autárquicas de 2021 assumiram-se como uma das suas provas de fogo para o presente mandato.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Uma coisa é certa, os cidadãos Portuenses têm que derrotar nas próximas Eleições Autárquicas os neoliberais e o clericalismo que desde 2013 até à presente data governam os destinos da Cidade do Porto, e colocar um fim às más políticas que têm vindo a ser aplicadas por esse executivo.

    Agora falta saber como é que o sr. Rio pretende fazê-lo. Uma coisa é certa, contará com o apoio total dos cidadãos Portuenses, mas não se pode esquecer que é preciso desmascarar e expor o exército de parolos e parolas que sustentam o actual executivo e o seu partido/movimento político neoliberal e clerical.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.