Rui Rio já fez o convite: Paulo Rangel é o candidato do PSD às Europeias

O PSD já tem fechado o nome de Paulo Rangel para cabeça de lista para as próximas eleições europeias. O nome do eurodeputado vai ser levado à comissão política nacional esta quinta-feira.

Rui Rio, líder do PSD, já contactou Paulo Rangel para o convidar a voltar a liderar a lista social-democrata de candidatos ao Parlamento Europeu, avança esta quarta-feira o jornal Público.

O nome do eurodeputado vai ser levado à comissão política nacional na próxima quinta-feira. Rui Rio ainda não desvendou quando fará a divulgação oficial, mas deverá saber-se antes da convenção nacional do Conselho Estratégico Nacional, marcada para o dia 16 de fevereiro – dia e que o PS anunciará também o seu cabeça de lista às europeias.

Paulo Rangel era dado como certo nas listas europeias, depois de durante vários meses o líder do PSD te ter recusado a falar sobre os candidatos ou o momento da apresentação da lista.

Segundo fontes contactadas pelo matutino, Paulo Rangel foi convidado no passado fim de semana a marcar presença num jantar da concelhia de Lousada, mas o seu discurso perante as dezenas de militantes que marcaram presença centrou-se na política nacional e pouco abordou a Europa.

Esta terça-feira, Rui Rio adiantou que da restante lista que o partido apresentará às europeias de 26 de maio fazem parte candidatos que “têm de ter gosto pela Europa e alguma experiência”, referindo ainda que “não é de bom tom pegar na lista e limpar tudo”.

Sobre o ex-presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, indicado pelo PSD-Açores, Rui Rio disse que irá em lugar “mais do que elegível”, sendo ainda expectável que faça parte da lista Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda e líder dos Autarcas Sociais-Democratas. Segundo o Observador, certo na lista em lugar elegível já estará também o eurodeputado e líder da distrital de Braga, José Manuel Fernandes.

Esta é a terceira vez que Rangel lidera a lista do PSD às europeias. No arranque para estas eleições, o partido parte com baixas sondagens e com mais partidos concorrentes ao Parlamento Europeu em espaço político.

Além do CDS, que já colocou nas ruas o segundo cartaz com Nuno Melo, a Aliança também já tem candidato apresentado – Paulo Sande. Nas últimas eleições europeias, em 2014, o PSD (em lista conjunta com o CDS) obteve 27,7%, elegendo sete deputados, ficando abaixo dos 31,4% conquistados pelo PS liderado, na altura, por José Seguro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …