Rui Rio já fez o convite: Paulo Rangel é o candidato do PSD às Europeias

O PSD já tem fechado o nome de Paulo Rangel para cabeça de lista para as próximas eleições europeias. O nome do eurodeputado vai ser levado à comissão política nacional esta quinta-feira.

Rui Rio, líder do PSD, já contactou Paulo Rangel para o convidar a voltar a liderar a lista social-democrata de candidatos ao Parlamento Europeu, avança esta quarta-feira o jornal Público.

O nome do eurodeputado vai ser levado à comissão política nacional na próxima quinta-feira. Rui Rio ainda não desvendou quando fará a divulgação oficial, mas deverá saber-se antes da convenção nacional do Conselho Estratégico Nacional, marcada para o dia 16 de fevereiro – dia e que o PS anunciará também o seu cabeça de lista às europeias.

Paulo Rangel era dado como certo nas listas europeias, depois de durante vários meses o líder do PSD te ter recusado a falar sobre os candidatos ou o momento da apresentação da lista.

Segundo fontes contactadas pelo matutino, Paulo Rangel foi convidado no passado fim de semana a marcar presença num jantar da concelhia de Lousada, mas o seu discurso perante as dezenas de militantes que marcaram presença centrou-se na política nacional e pouco abordou a Europa.

Esta terça-feira, Rui Rio adiantou que da restante lista que o partido apresentará às europeias de 26 de maio fazem parte candidatos que “têm de ter gosto pela Europa e alguma experiência”, referindo ainda que “não é de bom tom pegar na lista e limpar tudo”.

Sobre o ex-presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, indicado pelo PSD-Açores, Rui Rio disse que irá em lugar “mais do que elegível”, sendo ainda expectável que faça parte da lista Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda e líder dos Autarcas Sociais-Democratas. Segundo o Observador, certo na lista em lugar elegível já estará também o eurodeputado e líder da distrital de Braga, José Manuel Fernandes.

Esta é a terceira vez que Rangel lidera a lista do PSD às europeias. No arranque para estas eleições, o partido parte com baixas sondagens e com mais partidos concorrentes ao Parlamento Europeu em espaço político.

Além do CDS, que já colocou nas ruas o segundo cartaz com Nuno Melo, a Aliança também já tem candidato apresentado – Paulo Sande. Nas últimas eleições europeias, em 2014, o PSD (em lista conjunta com o CDS) obteve 27,7%, elegendo sete deputados, ficando abaixo dos 31,4% conquistados pelo PS liderado, na altura, por José Seguro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …