Paulo Macedo já está a criar equipa executiva para liderar a Caixa

O antigo Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O Governo já está a trabalhar com Paulo Macedo “na construção de uma nova equipa executiva para a CGD”. As Finanças confirmaram esta sexta-feira que Paulo Macedo foi convidado para presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Rui Vilar para chairman.

Em comunicado, o ministério de Mário Centeno indica que “o Governo decidiu convidar o doutor Paulo Macedo para CEO da CGD, tendo o convite sido aceite”, e que, “para chairman da CGD foi convidado o doutor Emílio Rui Vilar, convite esse que também foi aceite”.

Na nota, a tutela refere que o Governo está, em conjunto com Paulo Macedo e o novo presidente do Conselho de Administração Rui Vilar, “a trabalhar na definição da composição do restante Conselho de Administração” da Caixa, reiterando que “o processo de nomeação do novo Conselho de Administração da CGD segue assim o seu curso normal”.

Uma fonte próxima do processo afirmou à agência Lusa, esta quinta-feira, que não existe “qualquer dificuldade” na construção da nova equipa e que “o processo não teve qualquer intervenção do Presidente da República”, uma vez que este assunto “está a ser liderado pelo ministro das Finanças”.

A notícia foi inicialmente avançada pelo Jornal de Negócios, segundo o qual Paulo Macedo, antigo ministro da Saúde de Pedro Passos Coelho, se prepara para liderar a Caixa Geral de Depósitos, “depois de ter começado por declinar o convite”.

De acordo com a edição online do Negócios, “Paulo Macedo terá sido sensível às dificuldades do Governo em encontrar um substituto para Domingues”.

O antigo administrador do BCP ambicionaria o cargo de vice-governador do Banco de Portugal, mas “as dificuldades que António Costa terá sentido na missão de encontrar um substituto para António Domingues deverão levar o actual administrador da Ocidental Vida a reavaliar a sua posição”.

Segundo o Negócios, o nome do antigo director-geral de Finanças “é visto na Caixa com bons olhos“, dado o currículo que o gestor tem no sector financeiro e no desempenho de cargos públicos.

Por outro lado, o facto de Macedo ter sido vice-presidente do BCP pode ajudar a acelerar o processo de autorização do seu nome por parte do Banco Central Europeu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E já está também a criar controvérsia, basta ouvir o PCP, se lá tivessem posto o Arménio veriam quantas qualidade e dons o PCP apontaria como justificáveis para a sua nomeação e em nome da democracia como eles fascistas e ditadores não se esquecem de lembrar para que o povo não se iluda no caminho que defendem, isto ainda me cheira a que vai dar mais desperdício de tempo em quezílias e asneiras como tem sucedido até aqui.

RESPONDER

Foi a escuridão (e não o frio) que ditou a extinção dos dinossauros

Uma nova investigação sobre o asteróide que causou a extinção dos dinossauros sugere que foi a escuridão, ainda antes do frio, que ditou o fim destes animais. De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram …

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …