Paulo Macedo já está a criar equipa executiva para liderar a Caixa

O antigo Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O Governo já está a trabalhar com Paulo Macedo “na construção de uma nova equipa executiva para a CGD”. As Finanças confirmaram esta sexta-feira que Paulo Macedo foi convidado para presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Rui Vilar para chairman.

Em comunicado, o ministério de Mário Centeno indica que “o Governo decidiu convidar o doutor Paulo Macedo para CEO da CGD, tendo o convite sido aceite”, e que, “para chairman da CGD foi convidado o doutor Emílio Rui Vilar, convite esse que também foi aceite”.

Na nota, a tutela refere que o Governo está, em conjunto com Paulo Macedo e o novo presidente do Conselho de Administração Rui Vilar, “a trabalhar na definição da composição do restante Conselho de Administração” da Caixa, reiterando que “o processo de nomeação do novo Conselho de Administração da CGD segue assim o seu curso normal”.

Uma fonte próxima do processo afirmou à agência Lusa, esta quinta-feira, que não existe “qualquer dificuldade” na construção da nova equipa e que “o processo não teve qualquer intervenção do Presidente da República”, uma vez que este assunto “está a ser liderado pelo ministro das Finanças”.

A notícia foi inicialmente avançada pelo Jornal de Negócios, segundo o qual Paulo Macedo, antigo ministro da Saúde de Pedro Passos Coelho, se prepara para liderar a Caixa Geral de Depósitos, “depois de ter começado por declinar o convite”.

De acordo com a edição online do Negócios, “Paulo Macedo terá sido sensível às dificuldades do Governo em encontrar um substituto para Domingues”.

O antigo administrador do BCP ambicionaria o cargo de vice-governador do Banco de Portugal, mas “as dificuldades que António Costa terá sentido na missão de encontrar um substituto para António Domingues deverão levar o actual administrador da Ocidental Vida a reavaliar a sua posição”.

Segundo o Negócios, o nome do antigo director-geral de Finanças “é visto na Caixa com bons olhos“, dado o currículo que o gestor tem no sector financeiro e no desempenho de cargos públicos.

Por outro lado, o facto de Macedo ter sido vice-presidente do BCP pode ajudar a acelerar o processo de autorização do seu nome por parte do Banco Central Europeu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E já está também a criar controvérsia, basta ouvir o PCP, se lá tivessem posto o Arménio veriam quantas qualidade e dons o PCP apontaria como justificáveis para a sua nomeação e em nome da democracia como eles fascistas e ditadores não se esquecem de lembrar para que o povo não se iluda no caminho que defendem, isto ainda me cheira a que vai dar mais desperdício de tempo em quezílias e asneiras como tem sucedido até aqui.

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …