Paulo Macedo acusado de pressão política no caso da Máfia do Sangue

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

Paulo Macedo, presidente da CGD

O ex-presidente do INEM, Paulo Campos, afirma que Paulo Macedo, quando era ministro da Saúde, o pressionou para que integrasse no instituto a irmã de Lalanda e Castro, que está a ser investigado por suspeitas de corrupção.

O Correio da Manhã avança que o ex-presidente do INEM acusou o antigo ministro da Saúde de “grandes pressões políticas”, afirmando à Polícia Judiciária que recebeu, em maio de 2014, ordens diretas do então ministro da Saúde Paulo Macedo para a reintegração de Helena Lalanda e Castro, irmã do ex-responsável da Octapharma, no INEM.

O CM descreve que a irmã de Lalanda e Castro trabalhava na Administração Regional de Saúde de Lisboa e queria voltar para o INEM, em particular para a direção logística, reintegração que Paulo Campos rejeitou.

De acordo com o CM, Paulo Campos, ex-presidente do INEM demitido no início de 2016 pelo atual ministro da Saúde, foi diretamente à Unidade de Combate à Corrupção da Judiciária denunciar à PJ as ordens diretas que terá recebido de Paulo Macedo mas também de Leal da Costa, o então secretário de Estado Adjunto. O caso pode configurar um crime de tráfico de influências.

A acusação surge no âmbito do caso “Máfia do Sangue”, onde Lalanda e Castro está a ser investigado por suspeitas de corrupção em concursos públicos que deram à sua empresa o monopólio da venda de plasma sanguíneo aos hospitais públicos portugueses.

Paulo Lalanda e Castro apresentou-se ontem ao juiz que acompanha a investigação em que está envolvido e continuará hoje a ser interrogado.

Este caso cruza-se com a Operação Marquês, onde nas conversas de José Sócrates – na altura consultor da Octapharma – com Paulo Lalanda e Castro que surgem nas escutas o ex-primeiro-ministro garante ao ex-responsável da Octapharma que foi assegurada a colocação de uma pessoa de confiança num lugar estratégico.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os Devedores Bilionários da CGD ao ataque.
    Paulo Macedo poderá ter a ideia de os fazer pagar as dívidas, e isso é coisa ruim para esta elite.
    À que atacar desde já a credibilidade do Macedo!

RESPONDER

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …

Benfica é cabeça-de-série no sorteio da Liga Europa

O Benfica será cabeça-de-série no sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa, que está agendado para a próxima segunda-feira. Depois da vitória por 3-0 sobre o Zenit, que garantiu ao Benfica o apuramento para a Liga Europa, …