O ex-presidente do INEM, Paulo Campos, afirma que Paulo Macedo, quando era ministro da Saúde, o pressionou para que integrasse no instituto a irmã de Lalanda e Castro, que está a ser investigado por suspeitas de corrupção.
O Correio da Manhã avança que o ex-presidente do INEM acusou o antigo ministro da Saúde de “grandes pressões políticas”, afirmando à Polícia Judiciária que recebeu, em maio de 2014, ordens diretas do então ministro da Saúde Paulo Macedo para a reintegração de Helena Lalanda e Castro, irmã do ex-responsável da Octapharma, no INEM.
O CM descreve que a irmã de Lalanda e Castro trabalhava na Administração Regional de Saúde de Lisboa e queria voltar para o INEM, em particular para a direção logística, reintegração que Paulo Campos rejeitou.
De acordo com o CM, Paulo Campos, ex-presidente do INEM demitido no início de 2016 pelo atual ministro da Saúde, foi diretamente à Unidade de Combate à Corrupção da Judiciária denunciar à PJ as ordens diretas que terá recebido de Paulo Macedo mas também de Leal da Costa, o então secretário de Estado Adjunto. O caso pode configurar um crime de tráfico de influências.
A acusação surge no âmbito do caso “Máfia do Sangue”, onde Lalanda e Castro está a ser investigado por suspeitas de corrupção em concursos públicos que deram à sua empresa o monopólio da venda de plasma sanguíneo aos hospitais públicos portugueses.
Paulo Lalanda e Castro apresentou-se ontem ao juiz que acompanha a investigação em que está envolvido e continuará hoje a ser interrogado.
Este caso cruza-se com a Operação Marquês, onde nas conversas de José Sócrates – na altura consultor da Octapharma – com Paulo Lalanda e Castro que surgem nas escutas o ex-primeiro-ministro garante ao ex-responsável da Octapharma que foi assegurada a colocação de uma pessoa de confiança num lugar estratégico.
Os Devedores Bilionários da CGD ao ataque.
Paulo Macedo poderá ter a ideia de os fazer pagar as dívidas, e isso é coisa ruim para esta elite.
À que atacar desde já a credibilidade do Macedo!
Nem mais.
As coisas que tú sabes acerca do movimento do dinheiro da máfia, até consegues diferenciar os maus (que atacam os teus) bons.
Mas que cambada!!!!!!!!!!!!!!!!!
Volta Salazar acaba com estes ladrões