Paulo Macedo acusado de pressão política no caso da Máfia do Sangue

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

Paulo Macedo, presidente da CGD

O ex-presidente do INEM, Paulo Campos, afirma que Paulo Macedo, quando era ministro da Saúde, o pressionou para que integrasse no instituto a irmã de Lalanda e Castro, que está a ser investigado por suspeitas de corrupção.

O Correio da Manhã avança que o ex-presidente do INEM acusou o antigo ministro da Saúde de “grandes pressões políticas”, afirmando à Polícia Judiciária que recebeu, em maio de 2014, ordens diretas do então ministro da Saúde Paulo Macedo para a reintegração de Helena Lalanda e Castro, irmã do ex-responsável da Octapharma, no INEM.

O CM descreve que a irmã de Lalanda e Castro trabalhava na Administração Regional de Saúde de Lisboa e queria voltar para o INEM, em particular para a direção logística, reintegração que Paulo Campos rejeitou.

De acordo com o CM, Paulo Campos, ex-presidente do INEM demitido no início de 2016 pelo atual ministro da Saúde, foi diretamente à Unidade de Combate à Corrupção da Judiciária denunciar à PJ as ordens diretas que terá recebido de Paulo Macedo mas também de Leal da Costa, o então secretário de Estado Adjunto. O caso pode configurar um crime de tráfico de influências.

A acusação surge no âmbito do caso “Máfia do Sangue”, onde Lalanda e Castro está a ser investigado por suspeitas de corrupção em concursos públicos que deram à sua empresa o monopólio da venda de plasma sanguíneo aos hospitais públicos portugueses.

Paulo Lalanda e Castro apresentou-se ontem ao juiz que acompanha a investigação em que está envolvido e continuará hoje a ser interrogado.

Este caso cruza-se com a Operação Marquês, onde nas conversas de José Sócrates – na altura consultor da Octapharma – com Paulo Lalanda e Castro que surgem nas escutas o ex-primeiro-ministro garante ao ex-responsável da Octapharma que foi assegurada a colocação de uma pessoa de confiança num lugar estratégico.

ZAP //

5 COMENTÁRIOS

  1. Os Devedores Bilionários da CGD ao ataque.
    Paulo Macedo poderá ter a ideia de os fazer pagar as dívidas, e isso é coisa ruim para esta elite.
    À que atacar desde já a credibilidade do Macedo!

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …