Pastéis de nata com cheiro proibido fazem as delícias dos indonésios

LinksmanJD / Lusa

-

Pastéis de nata com sabor a durião, um fruto proibido em vários locais públicos devido ao meu cheiro, são muito apreciados na capital da Indonésia, onde é possível encontrar os doces típicos portugueses em várias pastelarias, restaurantes e supermercados.

É difícil descobrir residentes em Jacarta que não conheçam a “Portuguese Egg Tart” (tarte de ovo portuguesa) e Loddy Lowas que, desde 2007, abriu oito pastelarias Golden Egg Tart Bakery em Jacarta e tenciona expandir-se para outros locais do país, é um dos responsáveis por isso.

Desde que o irmão lhe ofereceu pastéis de nata “inacreditavelmente bons” em Macau que Loddy Lowas ficou “louco” por este doce e, mais tarde, ao notar que se trata de um “produto de consumo diário” na China, sendo vendido inclusive nos restaurantes de ‘fast-food’ Kentuchy Fried Chicken (KFC), teve o sonho de fornecê-lo nos KFC da Indonésia.

Os indonésios preferem o pastel de nata “muito quente” (sem canela, dado que não apreciam esta especiaria) e “adoram o crocante”, observa o empresário, explicando que no maior país muçulmano do mundo não pode incluir banha de porco na receita, o que faz com que os doces fiquem menos estaladiços.

Há quatro anos, Loddy Lowas decidiu lançar pastéis de nata com sabor a durião, “uma das frutas mais famosas na Indonésia” e, ainda que o paladar original seja o preferido dos clientes, o número de apreciadores do doce com durião tem aumentado.

Apesar do sabor doce, o cheiro do durião predomina no pastel de nata feito com este fruto tropical, conhecido por ter um cheiro a meias de ginásio antigas ou a carne podre.

A padaria e pastelaria Dé Nata, cujos proprietários não responderam à Lusa, só vende pastéis de nata numa pequena banca num centro comercial da cidade, mas desenvolveu vários sabores para além do durião, como “chocolate rum”, “Tiramisu & Tropical Fruit” e “Oreo”.

São vários os locais em Jacarta que vendem as tartes de ovo portuguesas, quase sempre junto às igualmente conhecidas tartes de ovo chinesas, semelhantes no tamanho e no formato, embora mais amarelas e com menos ingredientes.

Um deles é o restaurante “Casa de Peri“, inaugurado em janeiro num centro comercial da cidade e apresentado como português por causa do seu ingrediente principal, o molho “peri”.

“As pessoas estão muito interessadas em saber mais sobre a comida portuguesa”, conta Dewi Saphira Hutagalung, que lançou o negócio com Rony Moelyadi, seguindo o conceito do Nando’s, uma marca de pratos de frango com molhos picantes que conta com centenas de restaurantes espalhados por todo o mundo.

A responsável da Casa de Peri quer vender apenas o pastel de nata com o “sabor original” e frisa que os clientes que já o provaram “adoraram”, devido à combinação “perfeita” entre o interior e o exterior.

No menu da Casa de Peri é também possível encontrar pratos espanhóis, como paelha e churros, e ainda sangria sem álcool.

A tradição do “bolu” (bolo em indonésio) no país foi iniciada pelos portugueses, os primeiros europeus a chegar ao arquipélago há cinco séculos

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …