Football Leaks. Passwords do Sporting tinham três caracteres: SCP

Mário Cruz / EPA/Lusa

Rui Pinto no arranque do julgamento do chamado caso “Football Leaks” que envolve o Fundo de Investimentos Doyen.

O Sporting foi alvo de vários e constantes ataques informáticos. As passwords dos emails eram simples e continham apenas três caracteres, sendo muitas vezes apenas “SCP”.

O administrador do sistema informático do Sporting CP, David Tojal, foi testemunha na décima sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quarta-feira. Assim que chegou ao clube, em 2010, questionou a complexidade das passwords. “As passwords tinham três caracteres e maior parte era SCP”, revelou.

A simplicidade da segurança cibernética levou a ataques informáticos “massivos” e constantes. Tojal disse em tribunal que o clube se apercebeu do ataque informático quando teve um problema nos emails e viu publicado no blogue “Football Leaks” o contrato de Jorge Jesus, então treinador da equipa principal.

“Detetámos lentidão no sistema, nos emails e decidimos reiniciar o servidor. Quando o ligámos, verificámos que tínhamos um problema com a base de dados dos emails. Ficou corrompida. Aí, parámos todo o trabalho de recuperação de emails e fomos tentar perceber o que se tinha passado”, explicou, citado pela Rádio Renascença.

Rapidamente, o técnico colocou passwords com seis letras nas caixas de correio eletrónico. No entanto, a direção ‘leonino’ achou complexo demais e pediu para que simplificasse as senhas de acesso. “Era demais para a cabeça deles, mas mantive os seis caracteres”, disse na sessão desta quarta-feira, citado pelo Observador.

Ainda sobre os ataques informáticos, Tojal acrescenta que percebeu que a ferramenta usada pelo hacker teria levado cópias de informação. “Pedimos ajuda a uma empresa e mesmo assim não se conseguiu”, realçou.

No entanto, graças a isso foi identificado o IP do computador que estava a levar a cabo os ataques informáticos. Assim, descobriu-se que vinham da Hungria e, um deles, veio da cidade do Porto. Era precisamente na Hungria que vivia Rui Pinto. Além disso, o jovem tinha estudado no Porto.

Em apenas um dia, Afonso Rodrigues, técnico especialista informático na Policia Judiciária, disse que se verificaram mais de 27,6 mil linhas de ataque ao Sporting.

“Os programas usados no ataque corriam em dois sistemas operativos que permitiam acessos fidedignos e ilegítimos”, explicou. “Os pedidos enviados ao servidor eram feitos a um ou três segundos. Humanamente impossível numa utilização normal do email”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …