Passos já deu a Costa a receita para cumprir o défice: basta empenho

PSD / Flickr

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira, na Guarda, que tudo se encaminha para que o défice nacional possa ficar este ano abaixo dos 3% – e já explicou a Costa o que precisa de fazer.

“No que respeita à despesa, tudo se encaminha para que nós possamos ter um défice abaixo de 3%”, afirmou o ex-primeiro ministro.

Para atingir tal objetivo, explica, “basta manter o nível de esforço de despesa e ter o mesmo padrão de receita que até outubro foi observado, para que um défice inferior a 3% seja alcançado”.

Na sua intervenção, nas cerimónias oficiais dos 35 anos da morte do antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, o ex-primeiro-ministro referiu que “foram divulgados há poucos dias os dados da execução orçamental respeitantes ao mês de outubro”

Segundo os mesmos dados, diz Passos, “será difícil chegar à meta de 2,7% que estava inicialmente prevista, mas está perfeitamente ao alcance ter um défice claramente inferior a 3%”.

“Desde logo, como, de resto a UTAO ainda esta quinta-feira tornou público, a nossa despesa corrente primária continua a baixar”, acrescentou.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental, UTAO, estimou na quinta-feira que o défice das administrações públicas, em contas nacionais, tenha ficado nos 3,7% entre janeiro e setembro deste ano, um valor acima da meta do anterior Governo para a totalidade do ano.

O ex-primeiro-ministro lembrou também as palavras que disse a António Costa, o novo primeiro-ministro, quando lhe passou a “pasta”.

“Se quiser ter um défice abaixo de 3%, isso está ao seu alcance, mas para o poder alcançar o senhor tem de se empenhar nisso”, disse Passos Coelho.

“Eu, se estivesse neste lugar de primeiro-ministro, até ao final do ano teria de me empenhar nisso para ter um défice inferior a 3%”, acrescentou o ex-primeiro-ministro.

“Nunca teríamos alcançado as metas que alcançamos no passado se eu não me tivesse empenhado nisso”, disse Passos Coelho.

Pedro Passos Coelho acrescentou que, “na verdade”, o país “ainda tem reserva para acomodar despesa até ao final do ano”.

“Nós temos uma chamada dotação previsional que vale cerca de 530 milhões de euros ao longo do ano”, disse.

“É importante dizer que o que está disponível de reserva para o mês de dezembro é mais do que um duodécimo desse valor”, justificou Passos Coelho.

Passos explica que os duodécimos da dotação previsional “representariam cerca de 44 milhões de euros” e que o seu Governo deixou lá “perto de 62 milhões de euros”.

Portanto, está tudo bem. Desde que o Governo esteja empenhado, do lado da despesa, em ter um défice inferior a 3% poderá tê-lo”, afirmou.

O presidente do PSD considerou ainda que “só uma grande surpresa do lado da atividade económica neste último mês, do lado da receita fiscal, poderia trazer um problema para este objetivo”.

ZAP

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. EMPENHO !? Empenhados estamos todos com a governacao que este TRAFULHA e seus comparsas fizeram nos 4 anos bem tristes e marcados nas populacoes mais carenciadas. VIGARISTA , ALDRABAO E CHULO DOS POBRES !!!

  2. É preciso ter lata , gastaram o dinheiro que exploraram aos contribuintes contribuindo para a criação de mais ricos e mais pobres e agora hipocritamente aconselham os outros a fazer milagres, estão a gozar com o povo

  3. O Costa está a seguir a receita da terra queimada, agora são já as transportadoras, a desconfiança vai aumentando a receita diminuindo, investidores por este andar daqui a pouco nem vê-los por cá.

  4. Empenho? Se durante os seus nove meses conseguiu 3,7% e acha que basta empenho para conseguir o resultado …. então ….. isso significa que PC e PP de Janeiro a Setembro nunca se empenharam!!!

    Até que acho meio certo, pois o empenho deles foi o de fabricarem ilusões para poderem voltar a enganar o povo… e conseguiram! Isso é que é o mais surpreendente!!!

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …