Passos já deu a Costa a receita para cumprir o défice: basta empenho

PSD / Flickr

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira, na Guarda, que tudo se encaminha para que o défice nacional possa ficar este ano abaixo dos 3% – e já explicou a Costa o que precisa de fazer.

“No que respeita à despesa, tudo se encaminha para que nós possamos ter um défice abaixo de 3%”, afirmou o ex-primeiro ministro.

Para atingir tal objetivo, explica, “basta manter o nível de esforço de despesa e ter o mesmo padrão de receita que até outubro foi observado, para que um défice inferior a 3% seja alcançado”.

Na sua intervenção, nas cerimónias oficiais dos 35 anos da morte do antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, o ex-primeiro-ministro referiu que “foram divulgados há poucos dias os dados da execução orçamental respeitantes ao mês de outubro”

Segundo os mesmos dados, diz Passos, “será difícil chegar à meta de 2,7% que estava inicialmente prevista, mas está perfeitamente ao alcance ter um défice claramente inferior a 3%”.

“Desde logo, como, de resto a UTAO ainda esta quinta-feira tornou público, a nossa despesa corrente primária continua a baixar”, acrescentou.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental, UTAO, estimou na quinta-feira que o défice das administrações públicas, em contas nacionais, tenha ficado nos 3,7% entre janeiro e setembro deste ano, um valor acima da meta do anterior Governo para a totalidade do ano.

O ex-primeiro-ministro lembrou também as palavras que disse a António Costa, o novo primeiro-ministro, quando lhe passou a “pasta”.

“Se quiser ter um défice abaixo de 3%, isso está ao seu alcance, mas para o poder alcançar o senhor tem de se empenhar nisso”, disse Passos Coelho.

“Eu, se estivesse neste lugar de primeiro-ministro, até ao final do ano teria de me empenhar nisso para ter um défice inferior a 3%”, acrescentou o ex-primeiro-ministro.

“Nunca teríamos alcançado as metas que alcançamos no passado se eu não me tivesse empenhado nisso”, disse Passos Coelho.

Pedro Passos Coelho acrescentou que, “na verdade”, o país “ainda tem reserva para acomodar despesa até ao final do ano”.

“Nós temos uma chamada dotação previsional que vale cerca de 530 milhões de euros ao longo do ano”, disse.

“É importante dizer que o que está disponível de reserva para o mês de dezembro é mais do que um duodécimo desse valor”, justificou Passos Coelho.

Passos explica que os duodécimos da dotação previsional “representariam cerca de 44 milhões de euros” e que o seu Governo deixou lá “perto de 62 milhões de euros”.

Portanto, está tudo bem. Desde que o Governo esteja empenhado, do lado da despesa, em ter um défice inferior a 3% poderá tê-lo”, afirmou.

O presidente do PSD considerou ainda que “só uma grande surpresa do lado da atividade económica neste último mês, do lado da receita fiscal, poderia trazer um problema para este objetivo”.

ZAP

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. EMPENHO !? Empenhados estamos todos com a governacao que este TRAFULHA e seus comparsas fizeram nos 4 anos bem tristes e marcados nas populacoes mais carenciadas. VIGARISTA , ALDRABAO E CHULO DOS POBRES !!!

  2. É preciso ter lata , gastaram o dinheiro que exploraram aos contribuintes contribuindo para a criação de mais ricos e mais pobres e agora hipocritamente aconselham os outros a fazer milagres, estão a gozar com o povo

  3. O Costa está a seguir a receita da terra queimada, agora são já as transportadoras, a desconfiança vai aumentando a receita diminuindo, investidores por este andar daqui a pouco nem vê-los por cá.

  4. Empenho? Se durante os seus nove meses conseguiu 3,7% e acha que basta empenho para conseguir o resultado …. então ….. isso significa que PC e PP de Janeiro a Setembro nunca se empenharam!!!

    Até que acho meio certo, pois o empenho deles foi o de fabricarem ilusões para poderem voltar a enganar o povo… e conseguiram! Isso é que é o mais surpreendente!!!

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …