Passos já deu a Costa a receita para cumprir o défice: basta empenho

PSD / Flickr

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira, na Guarda, que tudo se encaminha para que o défice nacional possa ficar este ano abaixo dos 3% – e já explicou a Costa o que precisa de fazer.

“No que respeita à despesa, tudo se encaminha para que nós possamos ter um défice abaixo de 3%”, afirmou o ex-primeiro ministro.

Para atingir tal objetivo, explica, “basta manter o nível de esforço de despesa e ter o mesmo padrão de receita que até outubro foi observado, para que um défice inferior a 3% seja alcançado”.

Na sua intervenção, nas cerimónias oficiais dos 35 anos da morte do antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, o ex-primeiro-ministro referiu que “foram divulgados há poucos dias os dados da execução orçamental respeitantes ao mês de outubro”

Segundo os mesmos dados, diz Passos, “será difícil chegar à meta de 2,7% que estava inicialmente prevista, mas está perfeitamente ao alcance ter um défice claramente inferior a 3%”.

“Desde logo, como, de resto a UTAO ainda esta quinta-feira tornou público, a nossa despesa corrente primária continua a baixar”, acrescentou.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental, UTAO, estimou na quinta-feira que o défice das administrações públicas, em contas nacionais, tenha ficado nos 3,7% entre janeiro e setembro deste ano, um valor acima da meta do anterior Governo para a totalidade do ano.

O ex-primeiro-ministro lembrou também as palavras que disse a António Costa, o novo primeiro-ministro, quando lhe passou a “pasta”.

“Se quiser ter um défice abaixo de 3%, isso está ao seu alcance, mas para o poder alcançar o senhor tem de se empenhar nisso”, disse Passos Coelho.

“Eu, se estivesse neste lugar de primeiro-ministro, até ao final do ano teria de me empenhar nisso para ter um défice inferior a 3%”, acrescentou o ex-primeiro-ministro.

“Nunca teríamos alcançado as metas que alcançamos no passado se eu não me tivesse empenhado nisso”, disse Passos Coelho.

Pedro Passos Coelho acrescentou que, “na verdade”, o país “ainda tem reserva para acomodar despesa até ao final do ano”.

“Nós temos uma chamada dotação previsional que vale cerca de 530 milhões de euros ao longo do ano”, disse.

“É importante dizer que o que está disponível de reserva para o mês de dezembro é mais do que um duodécimo desse valor”, justificou Passos Coelho.

Passos explica que os duodécimos da dotação previsional “representariam cerca de 44 milhões de euros” e que o seu Governo deixou lá “perto de 62 milhões de euros”.

Portanto, está tudo bem. Desde que o Governo esteja empenhado, do lado da despesa, em ter um défice inferior a 3% poderá tê-lo”, afirmou.

O presidente do PSD considerou ainda que “só uma grande surpresa do lado da atividade económica neste último mês, do lado da receita fiscal, poderia trazer um problema para este objetivo”.

ZAP

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. EMPENHO !? Empenhados estamos todos com a governacao que este TRAFULHA e seus comparsas fizeram nos 4 anos bem tristes e marcados nas populacoes mais carenciadas. VIGARISTA , ALDRABAO E CHULO DOS POBRES !!!

  2. É preciso ter lata , gastaram o dinheiro que exploraram aos contribuintes contribuindo para a criação de mais ricos e mais pobres e agora hipocritamente aconselham os outros a fazer milagres, estão a gozar com o povo

  3. O Costa está a seguir a receita da terra queimada, agora são já as transportadoras, a desconfiança vai aumentando a receita diminuindo, investidores por este andar daqui a pouco nem vê-los por cá.

  4. Empenho? Se durante os seus nove meses conseguiu 3,7% e acha que basta empenho para conseguir o resultado …. então ….. isso significa que PC e PP de Janeiro a Setembro nunca se empenharam!!!

    Até que acho meio certo, pois o empenho deles foi o de fabricarem ilusões para poderem voltar a enganar o povo… e conseguiram! Isso é que é o mais surpreendente!!!

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …