Passos já deu a Costa a receita para cumprir o défice: basta empenho

PSD / Flickr

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

Passos Coelho na Guarda, na II edição da Academia do Poder Local, organizada pelos Autarcas Social Democratas

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira, na Guarda, que tudo se encaminha para que o défice nacional possa ficar este ano abaixo dos 3% – e já explicou a Costa o que precisa de fazer.

“No que respeita à despesa, tudo se encaminha para que nós possamos ter um défice abaixo de 3%”, afirmou o ex-primeiro ministro.

Para atingir tal objetivo, explica, “basta manter o nível de esforço de despesa e ter o mesmo padrão de receita que até outubro foi observado, para que um défice inferior a 3% seja alcançado”.

Na sua intervenção, nas cerimónias oficiais dos 35 anos da morte do antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, o ex-primeiro-ministro referiu que “foram divulgados há poucos dias os dados da execução orçamental respeitantes ao mês de outubro”

Segundo os mesmos dados, diz Passos, “será difícil chegar à meta de 2,7% que estava inicialmente prevista, mas está perfeitamente ao alcance ter um défice claramente inferior a 3%”.

“Desde logo, como, de resto a UTAO ainda esta quinta-feira tornou público, a nossa despesa corrente primária continua a baixar”, acrescentou.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental, UTAO, estimou na quinta-feira que o défice das administrações públicas, em contas nacionais, tenha ficado nos 3,7% entre janeiro e setembro deste ano, um valor acima da meta do anterior Governo para a totalidade do ano.

O ex-primeiro-ministro lembrou também as palavras que disse a António Costa, o novo primeiro-ministro, quando lhe passou a “pasta”.

“Se quiser ter um défice abaixo de 3%, isso está ao seu alcance, mas para o poder alcançar o senhor tem de se empenhar nisso”, disse Passos Coelho.

“Eu, se estivesse neste lugar de primeiro-ministro, até ao final do ano teria de me empenhar nisso para ter um défice inferior a 3%”, acrescentou o ex-primeiro-ministro.

“Nunca teríamos alcançado as metas que alcançamos no passado se eu não me tivesse empenhado nisso”, disse Passos Coelho.

Pedro Passos Coelho acrescentou que, “na verdade”, o país “ainda tem reserva para acomodar despesa até ao final do ano”.

“Nós temos uma chamada dotação previsional que vale cerca de 530 milhões de euros ao longo do ano”, disse.

“É importante dizer que o que está disponível de reserva para o mês de dezembro é mais do que um duodécimo desse valor”, justificou Passos Coelho.

Passos explica que os duodécimos da dotação previsional “representariam cerca de 44 milhões de euros” e que o seu Governo deixou lá “perto de 62 milhões de euros”.

Portanto, está tudo bem. Desde que o Governo esteja empenhado, do lado da despesa, em ter um défice inferior a 3% poderá tê-lo”, afirmou.

O presidente do PSD considerou ainda que “só uma grande surpresa do lado da atividade económica neste último mês, do lado da receita fiscal, poderia trazer um problema para este objetivo”.

ZAP

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. EMPENHO !? Empenhados estamos todos com a governacao que este TRAFULHA e seus comparsas fizeram nos 4 anos bem tristes e marcados nas populacoes mais carenciadas. VIGARISTA , ALDRABAO E CHULO DOS POBRES !!!

  2. É preciso ter lata , gastaram o dinheiro que exploraram aos contribuintes contribuindo para a criação de mais ricos e mais pobres e agora hipocritamente aconselham os outros a fazer milagres, estão a gozar com o povo

  3. O Costa está a seguir a receita da terra queimada, agora são já as transportadoras, a desconfiança vai aumentando a receita diminuindo, investidores por este andar daqui a pouco nem vê-los por cá.

  4. Empenho? Se durante os seus nove meses conseguiu 3,7% e acha que basta empenho para conseguir o resultado …. então ….. isso significa que PC e PP de Janeiro a Setembro nunca se empenharam!!!

    Até que acho meio certo, pois o empenho deles foi o de fabricarem ilusões para poderem voltar a enganar o povo… e conseguiram! Isso é que é o mais surpreendente!!!

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …