Passos gastou 30% da almofada financeira total num mês

Vitor Pires / Portugal.gov.pt

O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o vice-Primeiro-ministro Paulo Portas e a ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque

O anterior governo gastou no mês de Novembro 278,3 milhões de euros da chamada almofada financeira total de 945,4 milhões, que está definida no Orçamento do Estado para 2015.

Um dado divulgado pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) que revela que até Outubro deste ano foram reafectados 351,5 milhões de euros.

É o mesmo que dizer que nos primeiros 10 meses do ano, o Estado gastou 37% da almofada financeira global prevista para 2015.

Só em Novembro, houve gastos de 278,3 milhões de euros, maioritariamente destacados para pagamento de pessoal dos Ministérios da Educação e da Justiça.

Assim, apenas num mês, o governo anterior gastou 30% da almofada financeira prevista para fazer face a eventuais despesas excepcionais.

De Janeiro até Novembro, foram gastos 533,5 milhões de euros, pelo que restam apenas 61,2 milhões até ao fim do ano.

Estes números complicam as contas para atingir os objectivos definidos para a despesa pública e para a meta do défice de 2,7% definida pelo anterior governo para 2015.

A UTAO alerta para a “derrapagem clara” no capítulo da aquisição de bens e serviços, onde foram gastos, “até ao final de Outubro, 82,5% da dotação prevista para o total do ano”, diz o Público.

Assim, conforme se sublinha no jornal, para cumprir a meta orçamental neste âmbito é necessário que nos últimos meses deste ano se gastem menos 629 milhões de euros do que no mesmo período de 2014.

As receitas fiscais são outro ponto de análise na nota da UTAO que evidencia que ficaram aquém do previsto, crescendo “4,1% nos dez primeiros meses, quando a meta anual é de 4,3%”, frisa o Público.

ZAP

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. O anterior governo gastou no mês de Novembro 278,3 milhões de euros da chamada almofada financeira total de 945,4 milhões, que está definida no Orçamento do Estado para 2015. Só em Novembro, houve gastos de 278,3 milhões de euros, maioritariamente destacados para pagamento de pessoal dos Ministérios da Educação e da Justiça….Não foi nenhum para ajudar as famílias mais carenciadas, ou para outros projetos de carência social, PRENDAM ESSES GATUNOS, VIGARISTAS.

  2. O governo PSD/CDS que Portugal teve não foi governo mas sim um descalabrado desgoverno.
    Como é possível tanta ingenuidade para se governar um país desta maneira.
    Este Srs. (desgoverno) sem exceção deveriam serem todos chamados à justiça para explicarem as suas ações desgovernativas e serem penalizados em caso disso.
    Os portugueses têm de ser todos iguais perante a justiça não é uns serem presos outros andas na Baamas a gozar o desgoverno que provocaram , mas ainda não acabou o lixo provocado pelo PSD/CDS é tanto que ainda a procissão vai no adro.

    • Nao esqueças de falar no sr Dr Anibal Cavaco e <silva, pois agora vejo porque é que ele andou a adiar isto o maximo de tempo possivel e imaginario…para dar tempo aos comparsas a desviar o maximo.

  3. Por isso é que ela está com aquele risito tipo mal sabem o que os espera, agora venham por aqui dizer que não foi de propósito devido a irem largar o tacho.
    Por isso digo todos os políticos hoje em dia metem primeiro os partidos e amigos a frente do Pais

  4. Os novos governantes queriam dinheiro vivo para gastar e fazer brilharetes, mas, pelos vistos, não irão ter muita sorte! Quem herdou uma banca-rota nunca poderia deixar os cofres cheios de dinheiro fresco para gastar à tripa forra, é tão simples como isso!

    • He He é igual a eles, olhe lá o dinheiro é do Pais e não dos políticos ou partidos, alias dinheiro roubado ao povo com os sacrifícios impostos nestes últimos 4 anos, você está a querer dizer que qualquer governo que junte dinheiro tem direito a gasta-lo como quer, dinheiro do Povo e do Pais não deles.
      O amigo é por pessoas assim que o Pais está nesta podridão, políticos que acham que o dinheiro é deles e não do Pais, que acham que eles e só eles é que sabem a melhor maneira de governar mas só fazem merda, desvios e roubos a descarada, olhe lá amigo se todos pensarem assim coitados de nós no futuro.
      Deveriam por lei todos trabalhar para o Pais pois é este que lhes paga os ordenados mas não trabalham para os interesses partidários e amigalhaços e nada mais , por mim podiam pendura-los todos no arame da esquerda a direita.

    • Não vou perder tempo com gente deste calibre. Mas tenho que dizer que este xr é dos tais que pertence ao grupo dos caciquistas: VOTA NO EMBLEMA DO PARTIDO. O resto não lhe interessa. Infelizmente ainda há muitos milhares deste género!…

  5. Então queriam usar o trabalho dos outros para se armarem em campeões? Ainda deviam ter gasto mais que é para quem lá foi agora que a casa está arrumada não andar a prometer mundos e fundos com o trabalho feito pelos outros.

    • Este é o tipo de pessoa que tem de se instruir ou ser proibida de votar. O dinheiro do governo não é dos políticos, é dos portugueses!! Crie um cerebro e deixe de pensar nos partidos como clubes de futebol. Raios parta esta gente….

      • De facto. Quando vejo comentários de brugessos como este e penso que daqui a uns meses lá estarão todos a dar o “seu” voto, pergunto-me sobre que palhaçada é esta “democracia”. Devia ser preciso passar um teste de QI ou soprar no balão antes de votar.

  6. He He é igual a eles, olhe lá o dinheiro é do Pais e não dos políticos ou partidos, alias dinheiro roubado ao povo com os sacrifícios impostos nestes últimos 4 anos, você está a querer dizer que qualquer governo que junte dinheiro tem direito a gasta-lo como quer, dinheiro do Povo e do Pais não deles.
    O amigo é por pessoas assim que o Pais está nesta podridão, políticos que acham que o dinheiro é deles e não do Pais, que acham que eles e só eles é que sabem a melhor maneira de governar mas só fazem merda, desvios e roubos a descarada, olhe lá amigo se todos pensarem assim coitados de nós no futuro.
    Deveriam por lei todos trabalhar para o Pais pois é este que lhes paga os ordenados mas não trabalham para os interesses partidários e amigalhaços e nada mais , por mim podiam pendura-los todos no arame da esquerda a direita.

  7. Perante esta vergonha, ao que parece em conluio com o srº Silva, nem tenho nada a dizer; faltam as palavras para exprimir a minha indignação para com pessoas que se diziam estadistas e patriotas.
    Assim se (re)comprova a canalhice de quem nos governou nos ultimos 4 anos.

  8. Realmente há aqui comentários que são uma vergonha, ao darem “parecer favorável” a estes roubos. Não percebem que são os nossos euros que andam na “baila”. Depois claro, dizem os portugueses viveram acima das possibilidades, têm de poupar. Para quê?????? Para estes vampiros gastarem. Deveriam ser obrigados s repor tudo. Oxalá que comecem a ser TODOS investigados. não haverá celulas com o nº 44 que chegue e eu não votei PS mas ainda bem que a esquerda se uniu.

  9. Aqui fica um video interessante e verdadeiro sobre o Pais e sobre quem comenta em sítios como aqui a defender o indefensável, pessoas pagas para isso e não do Povo.
    Tenho encontrado por aqui vários que de certeza recebem dos partidos só para comentar, vejam o video e digam lá se é mentira.
    facebook.com/1681097765435712/videos/1681101495435339/

  10. E já que falamos do Pais basta ver também este pequeno video sobre um dos casos mais graves de Portugal, verdade verdadinha mas os nossos políticos nunca largam a teta dos dinheiros públicos .
    facebook.com/canalmoritzptnet/videos/969349426470858/

  11. Só tenho um comentário para esta atitute: vergonha!!!!!!! com o conluio do sr. silva que tem uma reforma miserável.
    Como profilaxia para politicos e governantes proponho um mastro com uma corda.

  12. Agora imagine-se o novo governo com mais ministérios e amigos que serão certamente como no passado de distribuir o nosso dinheiro pela função pública e aumentar o número de funcionários normalmente para assegurar mais votos, onde irão buscar tantos milhões para sustentar toda essa máquina que ainda por cima é lenta, antipática e obsoleta.

  13. Fazer isto de propósito para o país ficar de tanga outra vez? E vem falar que o governo seguinte não pode ter dinheiro de reserva então gasta-se já? è só corruptos em Portugal nessa Politica da trampa…..Com politicos desta ideologia o país já foi para o cara**** e o senhor super juís e o procurador não manda investigar este acto de má fé??? Guerrinha de partidos??? E PORTUGAL e os PORTUGUESES onde ficam no meio disto???? Xulos Vigaristas

RESPONDER

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …