Passos explica 90 milhões entregues pelo Estado ao Banco de Relvas

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

“Não meti 90 milhões em banco algum”, eis como Pedro Passos Coelho reage à notícia de que o seu governo injectou aquela quantia no Efisa, o antigo Banco de investimento do BPN que foi adquirido por uma empresa de Miguel Relvas.

Esta polémica começou com uma notícia do Correio da Manhã, dando conta de que, durante o governo do PSD-CDS, o Estado capitalizou o Banco Efisa em 90 milhões de euros, vendendo-o depois por 38,5 milhões de euros à Pivot SGPS, uma sociedade de capitais de que faz parte Miguel Relvas, o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Passos Coelho.

“Não meti 90 milhões em banco algum”, alega o líder do PSD numa nota publicada pelo CM, argumentando que o título que lhe imputa responsabilidades directas no caso “induz em erro” e que a informação é “falsa”.

Argumentando que, enquanto primeiro-ministro, nunca tomou “nenhuma decisão de favorecimento económico pessoal fosse para quem fosse”, Passos Coelho alega ainda desconhecer “se Miguel Relvas é sócio da sociedade que adquiriu o Banco Efisa”.

O ex-governante também esclarece que o processo foi conduzido pela empresa estatal Parparticipadas e que esteve relacionado com a venda do Banco BPN, nacionalizado em 2008, ao Banco angolano BIC.

O Correio da Manhã reporta que a Parparticipadas, empresa estatal criada em 2010 para gerir 13 sociedades dependentes do BPN, procedeu a cinco aumentos de capital no Efisa.

O primeiro terá ocorrido em 2014 com um valor da ordem dos 37,5 milhões de euros, surgindo no seguimento da venda do BPN ao BIC por 40 milhões de euros, em Julho de 2011.

O jornal refere que o dinheiro foi utilizado para eliminar duas linhas de financiamento consideradas “tóxicas” que tinham sido concedidas pelo BPN ao Efisa.

Durante 2015, ter-se-ão realizado mais três aumentos de capital no Efisa, um no valor de 15 milhões e dois de 12,5 milhões, segundo aponta o mesmo jornal.

A venda do Efisa à Pivot SGPS aguarda ainda a aprovação do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu.

Além de Miguel Relvas, também Dias Loureiro, ex-ministro do PSD e ex-administrador do BPN, será accionista da Pivot SGPS, conforme noticiou o jornal Público.

Outro accionista da Sociedade será Mário Palhares, o ex-vice-governador do Banco Nacional de Angola,.

Leia na íntegra a carta de Passos Coelho, como reacção a este caso, publicada pelo Correio da Manhã.

“Hoje [esta terça-feira], 2 de Fevereiro de 2016, o Correio da Manhã publica a manchete “Passos Coelho mete 90 milhões no banco de Relvas”.

O título da notícia não pode ser factual, dado que não meti 90 milhões em banco algum. A sugestão inerente a esta manchete é guiada pelo título da notícia de desenvolvimento inserida no interior da edição, que refere que o “Estado dá 90 milhões ao banco de Relvas”.

Pretende-se, assim, transmitir aos leitores a ideia de que, enquanto Primeiro-Ministro, terei mandado colocar capital público no banco Efisa de modo a favorecer a sociedade que veio a adquirir este banco, de que fará parte, segundo a notícia, Miguel Relvas na qualidade de sócio.

Quero assim, e a este respeito, deixar claro o seguinte:

A sugestão do título do Correio da Manhã a que aludi induz em erro e é, portanto, falsa;

Durante o período em que fui Primeiro-Ministro não tomei nem mandei tomar nenhuma decisão de favorecimento económico pessoal fosse para quem fosse;

Ignoro se Miguel Relvas é sócio da sociedade que adquiriu o banco Efisa;

O processo de capitalização do banco em causa, realizado pela Parparticipadas, relaciona-se, tanto quanto é do meu conhecimento, com as condições de venda do banco BPN ao banco BIC, nos termos de concurso realizado em 2011 e nada tem que ver com a venda recente do banco Efisa;

Aliás, segundo a notícia de desenvolvimento do Correio da Manhã, uma parte da capitalização decorreu já durante a vigência do atual governo;

De todo o modo, o processo de alienação do banco Efisa também foi conduzido pela Parparticipadas e tenho a certeza que esta sociedade pública não deixará de documentar e esclarecer qualquer questão relacionada com tal processo, de modo transparente e objetivo.

Pedro Passos Coelho, ex-primeiro-ministro”

ZAP

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Depois de ”mais” tudo isto, ninguém vai preso? Desde o Relvas ao Palhares, passando pelo Loureiro é tudo gente séria que não se contentou com o que ”poupou” no BPN mas ainda veio deitar a mão a mais algum. E onde estão o Coelho e a Albuquerque? Em vez de tratarem da resolução dos problemas gravíssimos do País e dos Portugueses, andaram a tratar da ”saúde” dos amigalhaços.

      • pxiuuuu, não tentes defender quem não tem defesa possível!
        Passo e Relvas na prisão e JÁ!!!!!!!
        Cambada de neo liberais que acham que podem fazer tudo a um país e um povo já em declínio.
        Continuem a votar nestes incompetentes que nos trouxeram até aqui!

  2. Claro, este passos fedelho e mais as negociatas como Relvas macaco nunca enganaram ninguém!
    Essas tecnoformas encheram-te bem os bolsinhos heim????
    isto é tudo uma cambada de santas ofendidas, mas depois vai-se a ver e de santas não têm nada!
    Devia pagar JÁ com prisão, para se poder investigar!!! já que está na moda!

  3. Resumindo e concluindo não Foi o Senhor Passos Coelho, com o dinheiro dele..
    Foi a Parparticipadas (empresa estatal), que injectou o capital dos portugueses, num total de 77,5, (?) milhões em 2014 e 2015.
    Agora vende-se À Pivot SGPS por 38,5.
    Por acaso a Pivot é de M. Relvas e Dias Loureiro, (Dias Loureiro esse senhor que devia ser condecorado pelo bom trabalho que ele fez no BPN).
    Mas parece que ainda estamos à espera que o senhor governador de Portugal dê o aval…
    Ele dará, ou não dará?
    Por aquilo que se conhece dele, “ele é muita bom nestes negócios!” Haverá sempre alguém que vai lucrar … Desta vez serão os portugueses?
    Isto de negócios com bancos os governos ou governantes nunca têm responsabilidades. Qualquer um que apareça, é que decide, talvez o porteiro,…
    Os governantes depois das portas arrombadas, lavam daí as suas mãozinhas…

  4. Mas como é que Relvas e Loureiro têm dinheiro para estes negócios? Mesmo em saldo são muitos milhões!
    … E quem leite vende e cabras não tem…
    Vamos lá prender, para investigar…

  5. Mais uma a juntar á longa lista de favorecimentos aos amigos do Coelho e do Irrevogável.
    Uma nota especial para Dias Loureiro (conselheiro de estado indigitado pessoalmente pelo Cavaco ) que não falta a nenhuma trafulhice em que possa rechear mais os bolsitos; é de força o homem.

  6. No fundo, os gatunos, acabaram por se unir, e formarem nova empresa com o consentimento do governo, e onde se voltam a unir o grupo de mal feitores.

  7. Curioso, não vi explicação nenhuma sobre os 90 milhões. Só li que não sabe nada sobre o caso… (quando é assim, normalmente nunca sabem).
    O que me preocupa mais é que estes negócios envolvem sempre alguém do estado, amigos, etc, o que levanta de imediato suspeitas. Ainda não há nos nossos políticos uma cultura de serviço público nas funções que desempenham passando sempre a ideia de que em vez disso se “servem do público”.
    Outro facto curioso é que desta vez, apesar da notícia ser do CM os comentadores habituais que acusam este jornal de falta de seriedade nada referem agora… será por se falar da outra força política? Alguém tem dúvidas que falta seriedade nos políticos no geral, e não num ou noutro em particular?

  8. Que estranho agora não se vê nenhuma laranjinha obcecada, como se um partido fosse um clube de futebol, a defender o corrupto passos fedelho!!!
    Rabinho entre as pernas não é???
    Indignem-se contra os vossos pseudo lideres que só destroem a imagem de um partido com história!

  9. Estou de acordo com todos os comentários que fizeram.
    A corja PSD e CDS chefiada pelo mestre do roubo aos Portugueses, tem o descaramento na Assembleia da República de exigir explicações ao actual Governo que anda a limpar a sujidade do ex. Governo de trafulhas.
    Já é altura do ministério público de ir Assembleia da República e prender essa corja que ainda anda a fazer mal aos Portugueses; não só aqui mas também em Bruxelas.

  10. Eu já não tenho adjectivos para qualificar este gajo. Claro que ele não meteu la nenhum dinheiro…dele, meteu foi o dos portugueses que ele e mais a sua trupe andou a roubar durante 4 malditos anos do seu (des)governo. Aquilo é so amigalhaços e chulos, vejam o ramalhete,o dr Relvas, mais o empreendedor, o tal dado como exemplo por esse ex 1º Min, aos jovens portugueses, o que ajudou a roubar a farta o BPN. Ninguem faz nada,o povo anda “manso” e os politicos fazem o que lhes apetece. Grande corja.

  11. Como sempre disse direita ou esquerda ou centro seja quem for hoje em dia são todos uma cambada de ladrões e não existe outro nome para dar, venham aqui uns ou outros defende-los para o que não existe defesa possível hoje em dia para toda esta corja mas claro também não existe justiça para esta pois a justiça só funciona por exemplo a quem rouba para comer ou quem rouba um patrão por exemplo.
    Pais de nojentos é o que hoje em dia se pode dizer da politica e de quem nos governa.

  12. O mais engraçado, é ver aqui os “tansos” a defenderem
    cada qual as suas damas (partidos).
    Enquanto fazeis isso, eles vão-vos enrabando…

    • É O QUE EU DIGO, DEFENDEM OS PARTIDOS COMO SE FOSSEM CLUBES DE FUTEBOL!
      cegos e obcecados…
      Independentemente da cor politica, são as pessoas que fazem os partidos e com corruptos à direita e à esquerda o resultado é sempre o mesmo!
      Antes de servirem os Portugueses, servem os grupos económicos e os lobbys que os patrocinaram nas suas campanhas!
      Quero lá saber se são de esquerda ou direita eu voto é em pessoas e nas suas ideias!

  13. isso e mesmo uma calunia coitado do pobre quando sair da assembleia ja tem lugar garantido com 150% de aumento cães e lobos comem todos E so ter em atenção que e uma CALUNIA deste gajo isso não se espera

  14. Não, se calhar alguém esperava que este vigarista encartado dissesse “sim, de facto, roubei 90 milhões aos contribuintes para depois os meus amigos Relvas e Loureiro receberem 39 milhões. Nesse dia à noite fomos os três jantar. O que a malta se riu, á!”

  15. Infelizmente, a grande maioria dos portugueses não tem acesso a informações deste teor e outras relacionadas com a ação da coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas durante o tempo em que estiveram no poder e não só porque, no terreno da comunicação social, há uma militância fiel a defender estes bandalhos, a mascarar tudo o que de miserável fizeram à maioria daqueles que trabalharam/trabalham e produziram/produzem riqueza e atacam os adversários, quer políticos, quer intelectuais, quer ainda o cidadão comum tomando partido dos inimigos do povo português que, como se tem visto nas negociações de Bruxelas, assumem a defesa do inimigo que quer continuar a esmagar a maioria do povo português. Qualquer cidadão livre e informado sabe, que não obstante muitos políticos terem uma prática promíscua no desempenho das suas funções e outros incompetentes, na área da coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas), ganham por maioria absoluta aos seus adversários, é só recordar os casos (BPP, BPN, PPP’s, submarinos, vistos gold, BES, … ) e nomes envolvidos (Duarte Lima, Dias Loureiro, Paulo Portas, Miguel Relvas, … ). Não esquecer que, desde o 25 de Abril de 1974, a coligação de interesses e seus clones, estiveram no poder deste País décadas e o Sr. Cavaco Silva, quer como Primeiro-ministro, quer como Presidente da República, exerceu o poder com maioria absoluta daí que, também são responsáveis pela situação em que se encontra o País. Chega de insultar os portugueses.

  16. Isto é um dejávue, preparem-se os portugueses porque daqui a 15, 20 anos vão ter outro bpn. Sempre que o Partido dos Sonsos Deslavados está mais que seis meses num governo os zycas saiem de lá com o superego de predestinados tal que geram estas bandemias. Não é novidade o coelho voraz dizer que não sabe de nada. ele não sabe o que é a tecnodesforma, desconhece que se paga para a SS, nunca roubou o 13º a ninguém depois de ter prometido á filha (criança) do lesado que jamais o faria. um rapaz tão humilde, honesto que nunca disse uma mentira que prejudicasse alguém, amigo do seu semelhante, sempre preocupado com o seu país até admira não finalizar a carta com um servil e medíocre submisso, pedo de coelho a passos futuro primeiro ministro. da 44.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …