“Passos está morto politicamente e ainda ninguém lhe disse”

(cv) TVI

José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2001 e 2004

Elogios a Marcelo Rebelo de Sousa e a António Costa e críticas a Passos Coelho e a Marques Mendes, é o que José Miguel Júdice, ex-líder do PSD, deixa numa entrevista ao jornal i, na qual sublinha que o actual líder do partido está “morto politicamente”.

O ex-líder dos sociais-democratas, que rompeu com o PSD há vários anos, confessa ao jornal i que se revê mais no actual Governo de António Costa do que no Executivo de Passos Coelho.

“A democracia é sábia. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa são os mais dotados das suas gerações”, considera José Miguel Júdice na entrevista, sublinhando que “são as pessoas mais qualificadas para as funções que lhes estão entregues na conjuntura que estamos a viver”.

O advogado elogia “a argúcia e a habilidade” de Marcelo e Costa e destaca a “mensagem de optimismo” que veiculam, considerando que contrasta com a de Passos que nem precisava “de falar” porque surgia “de tal maneira torturado” e sempre a olhar “para o futuro com pessimismo”.

Passos é “corajoso”, mas “menos dotado” do que Costa

“O Passos Coelho está morto politicamente, só que ainda ninguém lhe disse”, considera Júdice.

O ex-líder do PSD salienta que Passos “teve uma qualidade rara naqueles anos terríveis” da Troika, considerando que “é um homem corajoso, determinado e teimoso” que “sabia que ia pagar um preço por algumas coisas que fez e fê-las na mesma”.

Mas “é uma pessoa menos dotada do que António Costa para as subtilezas, as complicações e as especificidades da vida política”, conclui.

Já “Costa perdeu as eleições, mas conseguiu transformar uma derrota em vitória“, o que representa “um sinal muito curioso e de mestria política”, constata Júdice que assume, sem pudores, que prefere o socialista na liderança do Governo do que Passos Coelho porque o actual primeiro-ministro “está mais adequado a este momento político”.

“É melhor um burro que me carregue do que um cavalo que me deite ao chão”, explica, citando a sabedoria popular.

Dúvidas se Marques Mendes é “o boneco de ventríloquo”

O advogado deixa também algumas farpas a Marques Mendes, nomeadamente pelo seu papel de comentador na SIC, realçando que é “um erro absoluto alguém ser consultor do Presidente da República e ter programa de televisão”.

“É mau para o Presidente, que pode ficar como a origem de notícias” e é mau para o próprio Marques Mendes porque “a autonomia e a independência do comentador perdem-se e não se percebe se ele é o boneco de ventríloquo ou se é uma personagem com a sua própria autonomia”, refere Júdice na entrevista.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Quando se está políticamente morto e enterrado, não admira que se tenham estas opiniões estúpidas e irresonsáveis.

  2. Nunca é demais dizer que Passos Coelho está “morto politicamente”, talvez um dia ele ouça e se demita de presidente do PSD.

    • Sr. José Magalhães, desculpe ter feito esta observação sobre o seu padrinho, mas seria bom que percebesse que continua apostando no cavalo errado.

    • Ó Sr. magalhaes… o janeka ñ disse nada que já ñ se saiba à muito. Pelos vistos Sr magalhaes, ainda que lhe custe ver o enterro, os preparativos do velório já começou.

  3. Quem é que esperaria um comentário diferente deste? Judice, foi muito próximo de Sócrates e de Costa. Mamou em grande na sua actividade hoteleira na época Sócrates e foi convidado por Costa para dirigir um conjunto de Empresas que iriam explorar o porto de Lisboa quando Costa ganhou a Câmara de Lisboa. O projecto não foi em frente porque Passos não lhe deu sequência quando tomou conta do barco afundado por Sócrates. Perante isto Judice só pode estar grato e elogiar quem o alimentou. Caso contrário seria ingrato. É claro que Passos é o mau da fita porque a tramóia montada para o porto de Lisboa não teve sequência. Esta rapaziada do PSD, a quem Passos não deu corda anda toda por aí a chamar-lhe nomes. Este é mais um

  4. Resumindo o que Judice diz é que os políticos devem ser manhosos, uma qualidade que ele elogia certo? Se fosse uma pessoa honeste criticava essa postura num politico!

  5. Em Portugal quem faz o que tem de ser feito sai sempre pela porta pequena. Quem rouba, governa para os votos e faz fraudes com o défice será sempre elogiado. Isto é assim porque o Povo infelizmente gosta que lhe atirem areia para os olhos. Nunca mais saímos do mesmo.

  6. Penso que este tal de júdice será das piores coisinhas que andam aí pelo país. Não reconheço a este homem nada, mas mesmo nada, de bom. Já de mau… teria muito para falar.

  7. Por favor, deixem o Passos ficar muito tempo, (se possível eternamente) na liderança do PSD…
    Equipa que joga bem, não se mexe!

  8. Resumindo, gosto muito mais de gente inteligente do que gente esperta como o beiçocas, a quem parece, pelas expressões constantes, mesmo nos funerais ou cerimónias fúnebres, que a sua esperteza é motivo de sorriso constante.

    Que indivíduo maliciosamente ambicioso, para quem está tudo bem para ELE !!! estamos como no futebol, ganham os segundos.

RESPONDER

Siza Vieira abriu imobiliária um dia antes de entrar no Governo

O ministro Adjunto do primeiro-ministro abriu uma empresa imobiliária um dia antes de tomar posse, acumulando a gerência não remunerada com o cargo governamental. Pedro Siza Vieira abriu uma empresa de compra e venda de bens …

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …