“Passos está morto politicamente e ainda ninguém lhe disse”

(cv) TVI

José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2001 e 2004

Elogios a Marcelo Rebelo de Sousa e a António Costa e críticas a Passos Coelho e a Marques Mendes, é o que José Miguel Júdice, ex-líder do PSD, deixa numa entrevista ao jornal i, na qual sublinha que o actual líder do partido está “morto politicamente”.

O ex-líder dos sociais-democratas, que rompeu com o PSD há vários anos, confessa ao jornal i que se revê mais no actual Governo de António Costa do que no Executivo de Passos Coelho.

“A democracia é sábia. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa são os mais dotados das suas gerações”, considera José Miguel Júdice na entrevista, sublinhando que “são as pessoas mais qualificadas para as funções que lhes estão entregues na conjuntura que estamos a viver”.

O advogado elogia “a argúcia e a habilidade” de Marcelo e Costa e destaca a “mensagem de optimismo” que veiculam, considerando que contrasta com a de Passos que nem precisava “de falar” porque surgia “de tal maneira torturado” e sempre a olhar “para o futuro com pessimismo”.

Passos é “corajoso”, mas “menos dotado” do que Costa

“O Passos Coelho está morto politicamente, só que ainda ninguém lhe disse”, considera Júdice.

O ex-líder do PSD salienta que Passos “teve uma qualidade rara naqueles anos terríveis” da Troika, considerando que “é um homem corajoso, determinado e teimoso” que “sabia que ia pagar um preço por algumas coisas que fez e fê-las na mesma”.

Mas “é uma pessoa menos dotada do que António Costa para as subtilezas, as complicações e as especificidades da vida política”, conclui.

Já “Costa perdeu as eleições, mas conseguiu transformar uma derrota em vitória“, o que representa “um sinal muito curioso e de mestria política”, constata Júdice que assume, sem pudores, que prefere o socialista na liderança do Governo do que Passos Coelho porque o actual primeiro-ministro “está mais adequado a este momento político”.

“É melhor um burro que me carregue do que um cavalo que me deite ao chão”, explica, citando a sabedoria popular.

Dúvidas se Marques Mendes é “o boneco de ventríloquo”

O advogado deixa também algumas farpas a Marques Mendes, nomeadamente pelo seu papel de comentador na SIC, realçando que é “um erro absoluto alguém ser consultor do Presidente da República e ter programa de televisão”.

“É mau para o Presidente, que pode ficar como a origem de notícias” e é mau para o próprio Marques Mendes porque “a autonomia e a independência do comentador perdem-se e não se percebe se ele é o boneco de ventríloquo ou se é uma personagem com a sua própria autonomia”, refere Júdice na entrevista.

ZAP //

13 COMENTÁRIOS

  1. Quando se está políticamente morto e enterrado, não admira que se tenham estas opiniões estúpidas e irresonsáveis.

  2. Nunca é demais dizer que Passos Coelho está “morto politicamente”, talvez um dia ele ouça e se demita de presidente do PSD.

    • Sr. José Magalhães, desculpe ter feito esta observação sobre o seu padrinho, mas seria bom que percebesse que continua apostando no cavalo errado.

    • Ó Sr. magalhaes… o janeka ñ disse nada que já ñ se saiba à muito. Pelos vistos Sr magalhaes, ainda que lhe custe ver o enterro, os preparativos do velório já começou.

  3. Quem é que esperaria um comentário diferente deste? Judice, foi muito próximo de Sócrates e de Costa. Mamou em grande na sua actividade hoteleira na época Sócrates e foi convidado por Costa para dirigir um conjunto de Empresas que iriam explorar o porto de Lisboa quando Costa ganhou a Câmara de Lisboa. O projecto não foi em frente porque Passos não lhe deu sequência quando tomou conta do barco afundado por Sócrates. Perante isto Judice só pode estar grato e elogiar quem o alimentou. Caso contrário seria ingrato. É claro que Passos é o mau da fita porque a tramóia montada para o porto de Lisboa não teve sequência. Esta rapaziada do PSD, a quem Passos não deu corda anda toda por aí a chamar-lhe nomes. Este é mais um

  4. Resumindo o que Judice diz é que os políticos devem ser manhosos, uma qualidade que ele elogia certo? Se fosse uma pessoa honeste criticava essa postura num politico!

  5. Em Portugal quem faz o que tem de ser feito sai sempre pela porta pequena. Quem rouba, governa para os votos e faz fraudes com o défice será sempre elogiado. Isto é assim porque o Povo infelizmente gosta que lhe atirem areia para os olhos. Nunca mais saímos do mesmo.

  6. Penso que este tal de júdice será das piores coisinhas que andam aí pelo país. Não reconheço a este homem nada, mas mesmo nada, de bom. Já de mau… teria muito para falar.

  7. Por favor, deixem o Passos ficar muito tempo, (se possível eternamente) na liderança do PSD…
    Equipa que joga bem, não se mexe!

  8. Resumindo, gosto muito mais de gente inteligente do que gente esperta como o beiçocas, a quem parece, pelas expressões constantes, mesmo nos funerais ou cerimónias fúnebres, que a sua esperteza é motivo de sorriso constante.

    Que indivíduo maliciosamente ambicioso, para quem está tudo bem para ELE !!! estamos como no futebol, ganham os segundos.

RESPONDER

Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes …

Pais da portuguesa desaparecida em Barcelona chamados a verificar identidade

Os pais da jovem portuguesa dada como desaparecida em Barcelona esta quinta-feira foram chamados pelas autoridades espanholas para verificarem a identidade de uma das vítimas no Instituto Forense, disse à Lusa o secretário de Estado …

Negócio de bunkers em crescimento devido à tensão com a Coreia do Norte

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima de Pyongyang …

Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado. A jovem adolescente ouviu falar na lei …

Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se dirigiam a ela de facas, machados, machetes, cutelos e …

Serviços Secretos investigam senadora que "esperava que Trump fosse assassinado"

A senadora de Estado do Missouri, Maria Chappelle-Nadal, está a ser investigada pelos serviços secretos norte-americanos, depois de ter publicado um comentário no Facebook onde dizia que esperava que Donald Trump fosse assassinado. Segundo o St. …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

A polícia finlandesa disparou sobre o suspeito que terá esfaqueado várias pessoas na cidade de Turku. Foi feita uma detenção. Há dois mortos e seis feridos. A polícia finlandesa abateu um homem suspeito de ter esfaqueado …

Terroristas de Barcelona preparavam grande atentado (mas a bomba explodiu em casa)

Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia …

Greve dos SEF pode afetar 30 mil passageiros e 85 voos

A greve dos inspetores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras que está marcada para os dias 24 e 25 - quinta e sexta-feira - da próxima semana, pode deixar em terra até 30 mil passageiros …

André Ventura defende prisão perpétua e trabalho obrigatório para os presos

André Ventura, o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessa-se "um defensor acérrimo da prisão perpétua" e diz que "o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos". Ideias defendidas …