“Passos está morto politicamente e ainda ninguém lhe disse”

(cv) TVI

José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2001 e 2004

Elogios a Marcelo Rebelo de Sousa e a António Costa e críticas a Passos Coelho e a Marques Mendes, é o que José Miguel Júdice, ex-líder do PSD, deixa numa entrevista ao jornal i, na qual sublinha que o actual líder do partido está “morto politicamente”.

O ex-líder dos sociais-democratas, que rompeu com o PSD há vários anos, confessa ao jornal i que se revê mais no actual Governo de António Costa do que no Executivo de Passos Coelho.

“A democracia é sábia. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa são os mais dotados das suas gerações”, considera José Miguel Júdice na entrevista, sublinhando que “são as pessoas mais qualificadas para as funções que lhes estão entregues na conjuntura que estamos a viver”.

O advogado elogia “a argúcia e a habilidade” de Marcelo e Costa e destaca a “mensagem de optimismo” que veiculam, considerando que contrasta com a de Passos que nem precisava “de falar” porque surgia “de tal maneira torturado” e sempre a olhar “para o futuro com pessimismo”.

Passos é “corajoso”, mas “menos dotado” do que Costa

“O Passos Coelho está morto politicamente, só que ainda ninguém lhe disse”, considera Júdice.

O ex-líder do PSD salienta que Passos “teve uma qualidade rara naqueles anos terríveis” da Troika, considerando que “é um homem corajoso, determinado e teimoso” que “sabia que ia pagar um preço por algumas coisas que fez e fê-las na mesma”.

Mas “é uma pessoa menos dotada do que António Costa para as subtilezas, as complicações e as especificidades da vida política”, conclui.

Já “Costa perdeu as eleições, mas conseguiu transformar uma derrota em vitória“, o que representa “um sinal muito curioso e de mestria política”, constata Júdice que assume, sem pudores, que prefere o socialista na liderança do Governo do que Passos Coelho porque o actual primeiro-ministro “está mais adequado a este momento político”.

“É melhor um burro que me carregue do que um cavalo que me deite ao chão”, explica, citando a sabedoria popular.

Dúvidas se Marques Mendes é “o boneco de ventríloquo”

O advogado deixa também algumas farpas a Marques Mendes, nomeadamente pelo seu papel de comentador na SIC, realçando que é “um erro absoluto alguém ser consultor do Presidente da República e ter programa de televisão”.

“É mau para o Presidente, que pode ficar como a origem de notícias” e é mau para o próprio Marques Mendes porque “a autonomia e a independência do comentador perdem-se e não se percebe se ele é o boneco de ventríloquo ou se é uma personagem com a sua própria autonomia”, refere Júdice na entrevista.

ZAP //

13 COMENTÁRIOS

  1. Quando se está políticamente morto e enterrado, não admira que se tenham estas opiniões estúpidas e irresonsáveis.

  2. Nunca é demais dizer que Passos Coelho está “morto politicamente”, talvez um dia ele ouça e se demita de presidente do PSD.

    • Sr. José Magalhães, desculpe ter feito esta observação sobre o seu padrinho, mas seria bom que percebesse que continua apostando no cavalo errado.

    • Ó Sr. magalhaes… o janeka ñ disse nada que já ñ se saiba à muito. Pelos vistos Sr magalhaes, ainda que lhe custe ver o enterro, os preparativos do velório já começou.

  3. Quem é que esperaria um comentário diferente deste? Judice, foi muito próximo de Sócrates e de Costa. Mamou em grande na sua actividade hoteleira na época Sócrates e foi convidado por Costa para dirigir um conjunto de Empresas que iriam explorar o porto de Lisboa quando Costa ganhou a Câmara de Lisboa. O projecto não foi em frente porque Passos não lhe deu sequência quando tomou conta do barco afundado por Sócrates. Perante isto Judice só pode estar grato e elogiar quem o alimentou. Caso contrário seria ingrato. É claro que Passos é o mau da fita porque a tramóia montada para o porto de Lisboa não teve sequência. Esta rapaziada do PSD, a quem Passos não deu corda anda toda por aí a chamar-lhe nomes. Este é mais um

  4. Resumindo o que Judice diz é que os políticos devem ser manhosos, uma qualidade que ele elogia certo? Se fosse uma pessoa honeste criticava essa postura num politico!

  5. Em Portugal quem faz o que tem de ser feito sai sempre pela porta pequena. Quem rouba, governa para os votos e faz fraudes com o défice será sempre elogiado. Isto é assim porque o Povo infelizmente gosta que lhe atirem areia para os olhos. Nunca mais saímos do mesmo.

  6. Penso que este tal de júdice será das piores coisinhas que andam aí pelo país. Não reconheço a este homem nada, mas mesmo nada, de bom. Já de mau… teria muito para falar.

  7. Por favor, deixem o Passos ficar muito tempo, (se possível eternamente) na liderança do PSD…
    Equipa que joga bem, não se mexe!

  8. Resumindo, gosto muito mais de gente inteligente do que gente esperta como o beiçocas, a quem parece, pelas expressões constantes, mesmo nos funerais ou cerimónias fúnebres, que a sua esperteza é motivo de sorriso constante.

    Que indivíduo maliciosamente ambicioso, para quem está tudo bem para ELE !!! estamos como no futebol, ganham os segundos.

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …