“Passos está morto politicamente e ainda ninguém lhe disse”

(cv) TVI

José Miguel Júdice, bastonário da Ordem dos Advogados entre 2001 e 2004

Elogios a Marcelo Rebelo de Sousa e a António Costa e críticas a Passos Coelho e a Marques Mendes, é o que José Miguel Júdice, ex-líder do PSD, deixa numa entrevista ao jornal i, na qual sublinha que o actual líder do partido está “morto politicamente”.

O ex-líder dos sociais-democratas, que rompeu com o PSD há vários anos, confessa ao jornal i que se revê mais no actual Governo de António Costa do que no Executivo de Passos Coelho.

“A democracia é sábia. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa são os mais dotados das suas gerações”, considera José Miguel Júdice na entrevista, sublinhando que “são as pessoas mais qualificadas para as funções que lhes estão entregues na conjuntura que estamos a viver”.

O advogado elogia “a argúcia e a habilidade” de Marcelo e Costa e destaca a “mensagem de optimismo” que veiculam, considerando que contrasta com a de Passos que nem precisava “de falar” porque surgia “de tal maneira torturado” e sempre a olhar “para o futuro com pessimismo”.

Passos é “corajoso”, mas “menos dotado” do que Costa

“O Passos Coelho está morto politicamente, só que ainda ninguém lhe disse”, considera Júdice.

O ex-líder do PSD salienta que Passos “teve uma qualidade rara naqueles anos terríveis” da Troika, considerando que “é um homem corajoso, determinado e teimoso” que “sabia que ia pagar um preço por algumas coisas que fez e fê-las na mesma”.

Mas “é uma pessoa menos dotada do que António Costa para as subtilezas, as complicações e as especificidades da vida política”, conclui.

Já “Costa perdeu as eleições, mas conseguiu transformar uma derrota em vitória“, o que representa “um sinal muito curioso e de mestria política”, constata Júdice que assume, sem pudores, que prefere o socialista na liderança do Governo do que Passos Coelho porque o actual primeiro-ministro “está mais adequado a este momento político”.

“É melhor um burro que me carregue do que um cavalo que me deite ao chão”, explica, citando a sabedoria popular.

Dúvidas se Marques Mendes é “o boneco de ventríloquo”

O advogado deixa também algumas farpas a Marques Mendes, nomeadamente pelo seu papel de comentador na SIC, realçando que é “um erro absoluto alguém ser consultor do Presidente da República e ter programa de televisão”.

“É mau para o Presidente, que pode ficar como a origem de notícias” e é mau para o próprio Marques Mendes porque “a autonomia e a independência do comentador perdem-se e não se percebe se ele é o boneco de ventríloquo ou se é uma personagem com a sua própria autonomia”, refere Júdice na entrevista.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Quando se está políticamente morto e enterrado, não admira que se tenham estas opiniões estúpidas e irresonsáveis.

  2. Nunca é demais dizer que Passos Coelho está “morto politicamente”, talvez um dia ele ouça e se demita de presidente do PSD.

    • Sr. José Magalhães, desculpe ter feito esta observação sobre o seu padrinho, mas seria bom que percebesse que continua apostando no cavalo errado.

    • Ó Sr. magalhaes… o janeka ñ disse nada que já ñ se saiba à muito. Pelos vistos Sr magalhaes, ainda que lhe custe ver o enterro, os preparativos do velório já começou.

  3. Quem é que esperaria um comentário diferente deste? Judice, foi muito próximo de Sócrates e de Costa. Mamou em grande na sua actividade hoteleira na época Sócrates e foi convidado por Costa para dirigir um conjunto de Empresas que iriam explorar o porto de Lisboa quando Costa ganhou a Câmara de Lisboa. O projecto não foi em frente porque Passos não lhe deu sequência quando tomou conta do barco afundado por Sócrates. Perante isto Judice só pode estar grato e elogiar quem o alimentou. Caso contrário seria ingrato. É claro que Passos é o mau da fita porque a tramóia montada para o porto de Lisboa não teve sequência. Esta rapaziada do PSD, a quem Passos não deu corda anda toda por aí a chamar-lhe nomes. Este é mais um

  4. Resumindo o que Judice diz é que os políticos devem ser manhosos, uma qualidade que ele elogia certo? Se fosse uma pessoa honeste criticava essa postura num politico!

  5. Em Portugal quem faz o que tem de ser feito sai sempre pela porta pequena. Quem rouba, governa para os votos e faz fraudes com o défice será sempre elogiado. Isto é assim porque o Povo infelizmente gosta que lhe atirem areia para os olhos. Nunca mais saímos do mesmo.

  6. Penso que este tal de júdice será das piores coisinhas que andam aí pelo país. Não reconheço a este homem nada, mas mesmo nada, de bom. Já de mau… teria muito para falar.

  7. Por favor, deixem o Passos ficar muito tempo, (se possível eternamente) na liderança do PSD…
    Equipa que joga bem, não se mexe!

  8. Resumindo, gosto muito mais de gente inteligente do que gente esperta como o beiçocas, a quem parece, pelas expressões constantes, mesmo nos funerais ou cerimónias fúnebres, que a sua esperteza é motivo de sorriso constante.

    Que indivíduo maliciosamente ambicioso, para quem está tudo bem para ELE !!! estamos como no futebol, ganham os segundos.

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …