Passos ofereceu contrapartidas à EDP para garantir corte nas rendas

PSD / Flickr

O ex-presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O Governo PSD/CDS-PP, liderado por Passo Coelho, acordou com a EDP, em 2012, contrapartidas para que a eléctrica aceitasse reduzir os juros pagos nos CMEC, de acordo com alegações apresentadas pelo Bloco de Esquerda em Comissão de Inquérito Parlamentar. Os reguladores asseguram não conhecer esses dados.

As argumentações do Bloco de Esquerda (BE) foram apresentadas nas duas audições realizadas nesta terça-feira, da Comissão Parlamentar de Inquérito às rendas excessivas da energia, com o antigo e a actual presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O deputado do Bloco, Jorge Costa, falou de um acordo feito em Abril de 2012, um “intercâmbio entre o Governo e a EDP”, que terá fixado “contrapartidas” à eléctrica nacional para esta “aceitar a descida de remuneração do CMEC  [Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual] fixo” de 81 para 67 milhões de euros por ano, num total estimado de cerca de 120 milhões de euros.

“Durante muito tempo foi um mistério quais seriam estes pressupostos e metodologia propostos pela EDP e foi preciso fazer uma Comissão de Inquérito para finalmente se conhecerem”, disse Jorge Costa, referindo-se à portaria 85-A/2013 que concretiza esta redução, sem especificar “os pressupostos”.

Segundo o bloquista, “uma parte importante das contrapartidas que a EDP recebia por baixar a taxa de remuneração do CMEC fixo era no reforço da garantia de potência, nomeadamente do incentivo ao investimento, e depois também as condições do juro da dívida tarifária, precisamente assegurando que os níveis de juro pagos pela dívida tarifária se mantinham a um determinado nível”.

“Logo a seguir, o que nós temos é a fixação do juro do diferimento do CAE e do CMEC de 2012 e aí um desacordo entre a ERSE e o Governo. A ERSE demonstrou que a taxa fixada de 5% pelo Governo não era neutra e, apesar disso, o secretário de Estado [da Energia] Artur Trindade manteve os 5% na taxa de remuneração”, denunciou ainda.

Já em Junho deste ano, também em Comissão Parlamentar, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou que “até hoje” ninguém lhe conseguiu explicar as condições que estão por trás desta redução da taxa de juro dos CMEC que foi definida em 2013.

O antigo presidente da ERSE, Vítor Santos – que à data da portaria estava à frente do regulador -, admitiu ter sido “completamente surpreendido com essa situação”.

Vítor Santos recordou que “a ERSE acolheu muito positivamente” a decisão do Governo de Passos Coelho de “reduzir a taxa de remuneração”, que ia ao encontro das exigências da ‘troika’, uma vez que “era uma decisão correcta”.

“Mas a interpretação que fiz dessa menção [em conformidade com os pressupostos e metodologia constantes da proposta apresentada pela EDP Produção] é muito diferente daquilo que porventura aconteceu, por aquilo que me dizem”, admitiu com “ingenuidade” Vítor Santos.

Também a actual presidente da ERSE, Cristina Portugal, admitiu, na Comissão Parlamentar, que Jorge Costa lhe estava “a dar uma novidade”.

“O que conheço é o parecer da ERSE que foi dado a esta portaria”, salientou Cristina Portugal, garantindo desconhecer “as contrapartidas”. “E não temos nenhuma solicitação de colaboração na avaliação daquilo que foram as contrapartidas”, reiterou.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sabem quem é esta Senhora?
    Noticia de hoje
    “O grupo Arrow Global vai comprar a portuguesa Norfin por quase 17 milhões de euros. A multinacional, que tem Maria Luís Albuquerque como administradora, quer reforçar a sua gestão de ativos.”
    É deputada e administradora de uma empresa que ajudou enquanto estava no governo

    • Essa gaja é um cancro. Desde as SWAPs ao BANIF, foram só golpadas e agora tem um tacho como prémio de ter andado a trabalhar contra quem a elegeu.

RESPONDER

Cerca sanitária em Odemira revela lacunas na ligação entre entidades

O resultado da intervenção da GNR no controlo dos que pretendem trabalhar nas explorações agrícolas sem ter realizado teste à covid-19 não é comunicada à ACT. O porta-voz do Comando Territorial de Beja da GNR disse …

Jorge Costa responde a Pepe: "Deve ter-se esquecido de quem eu sou"

O treinador do Farense e ex-jogador do FC Porto respondeu a Pepe na flash interview, depois da troca de palavras entre ambos no final do jogo desta segunda-feira no Estádio do Dragão (5-1). "O Pepe deve …

Salgado começa a ser julgado em junho. Defesa recorre da decisão de separar processos

O antigo presidente do BES começa a ser julgado a 7 de junho por três crimes de abuso de confiança, no âmbito da Operação Marquês, mas a sua defesa já entregou um recurso por …

Onda de violência em Jerusalém não tem fim. UE considera ataques "inaceitáveis"

A situação continua a ser preocupante em Israel e a comunidade internacional já tem deixado alguns alertas para que seja posto fim à violência. Na noite desta segunda-feira, um incêndio rompeu na zona da Esplanada das …

Sporting já tem autocarro decorado e reclama 23.º título. A FPF só reconhece 18

A apenas uma vitória do título, o Sporting já tem o autocarro decorado para celebrar a conquista. Os 'leões' reclamam 23 títulos, embora a FPF só reconheça 18. O Sporting CP está a uma vitória de …

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …

"Já vimos este filme". Catarina Martins receia austeridade pós-bazuca (e está preocupada com a TAP)

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse temer a austeridade que possa surgir após a prometida bazuca de fundos europeus e confessou estar “muito preocupada” com a TAP. Em entrevista à TVI na noite de segunda-feira, …

Portugal continental atinge 4 milhões de doses administradas. Processo está a ser mais rápido do que o previsto

Portugal Continental vai atingir esta terça-feira as quatro milhões de doses de vacinas administradas. Segundo a task force, o processo está a acontecer mais rapidamente do que o previsto. De acordo com um fonte da task …

Descoberta nova espécie de tartaruga que viveu no final do Cretáceo

Em 2015, paleontólogos descobriram em Madagáscar um fóssil excecionalmente bem preservado, que agora se confirma ser de uma nova espécie de tartaruga, que remonta ao final do Cretáceo. A antiga tartaruga era uma espécie de água …

Pelo menos onze mortos na sequência de um tiroteio numa escola da Rússia

Dois indivíduos não identificados efetuaram esta terça-feira disparos numa escola na cidade de Kazan, no centro da Rússia, informaram agências de notícias, que citam fontes oficiais. Pelo menos onze pessoas morreram, avança a AFP, que cita …