Passos ofereceu contrapartidas à EDP para garantir corte nas rendas

PSD / Flickr

O ex-presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O Governo PSD/CDS-PP, liderado por Passo Coelho, acordou com a EDP, em 2012, contrapartidas para que a eléctrica aceitasse reduzir os juros pagos nos CMEC, de acordo com alegações apresentadas pelo Bloco de Esquerda em Comissão de Inquérito Parlamentar. Os reguladores asseguram não conhecer esses dados.

As argumentações do Bloco de Esquerda (BE) foram apresentadas nas duas audições realizadas nesta terça-feira, da Comissão Parlamentar de Inquérito às rendas excessivas da energia, com o antigo e a actual presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O deputado do Bloco, Jorge Costa, falou de um acordo feito em Abril de 2012, um “intercâmbio entre o Governo e a EDP”, que terá fixado “contrapartidas” à eléctrica nacional para esta “aceitar a descida de remuneração do CMEC  [Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual] fixo” de 81 para 67 milhões de euros por ano, num total estimado de cerca de 120 milhões de euros.

“Durante muito tempo foi um mistério quais seriam estes pressupostos e metodologia propostos pela EDP e foi preciso fazer uma Comissão de Inquérito para finalmente se conhecerem”, disse Jorge Costa, referindo-se à portaria 85-A/2013 que concretiza esta redução, sem especificar “os pressupostos”.

Segundo o bloquista, “uma parte importante das contrapartidas que a EDP recebia por baixar a taxa de remuneração do CMEC fixo era no reforço da garantia de potência, nomeadamente do incentivo ao investimento, e depois também as condições do juro da dívida tarifária, precisamente assegurando que os níveis de juro pagos pela dívida tarifária se mantinham a um determinado nível”.

“Logo a seguir, o que nós temos é a fixação do juro do diferimento do CAE e do CMEC de 2012 e aí um desacordo entre a ERSE e o Governo. A ERSE demonstrou que a taxa fixada de 5% pelo Governo não era neutra e, apesar disso, o secretário de Estado [da Energia] Artur Trindade manteve os 5% na taxa de remuneração”, denunciou ainda.

Já em Junho deste ano, também em Comissão Parlamentar, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou que “até hoje” ninguém lhe conseguiu explicar as condições que estão por trás desta redução da taxa de juro dos CMEC que foi definida em 2013.

O antigo presidente da ERSE, Vítor Santos – que à data da portaria estava à frente do regulador -, admitiu ter sido “completamente surpreendido com essa situação”.

Vítor Santos recordou que “a ERSE acolheu muito positivamente” a decisão do Governo de Passos Coelho de “reduzir a taxa de remuneração”, que ia ao encontro das exigências da ‘troika’, uma vez que “era uma decisão correcta”.

“Mas a interpretação que fiz dessa menção [em conformidade com os pressupostos e metodologia constantes da proposta apresentada pela EDP Produção] é muito diferente daquilo que porventura aconteceu, por aquilo que me dizem”, admitiu com “ingenuidade” Vítor Santos.

Também a actual presidente da ERSE, Cristina Portugal, admitiu, na Comissão Parlamentar, que Jorge Costa lhe estava “a dar uma novidade”.

“O que conheço é o parecer da ERSE que foi dado a esta portaria”, salientou Cristina Portugal, garantindo desconhecer “as contrapartidas”. “E não temos nenhuma solicitação de colaboração na avaliação daquilo que foram as contrapartidas”, reiterou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sabem quem é esta Senhora?
    Noticia de hoje
    “O grupo Arrow Global vai comprar a portuguesa Norfin por quase 17 milhões de euros. A multinacional, que tem Maria Luís Albuquerque como administradora, quer reforçar a sua gestão de ativos.”
    É deputada e administradora de uma empresa que ajudou enquanto estava no governo

    • Essa gaja é um cancro. Desde as SWAPs ao BANIF, foram só golpadas e agora tem um tacho como prémio de ter andado a trabalhar contra quem a elegeu.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …