Passos ofereceu contrapartidas à EDP para garantir corte nas rendas

PSD / Flickr

O ex-presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O Governo PSD/CDS-PP, liderado por Passo Coelho, acordou com a EDP, em 2012, contrapartidas para que a eléctrica aceitasse reduzir os juros pagos nos CMEC, de acordo com alegações apresentadas pelo Bloco de Esquerda em Comissão de Inquérito Parlamentar. Os reguladores asseguram não conhecer esses dados.

As argumentações do Bloco de Esquerda (BE) foram apresentadas nas duas audições realizadas nesta terça-feira, da Comissão Parlamentar de Inquérito às rendas excessivas da energia, com o antigo e a actual presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O deputado do Bloco, Jorge Costa, falou de um acordo feito em Abril de 2012, um “intercâmbio entre o Governo e a EDP”, que terá fixado “contrapartidas” à eléctrica nacional para esta “aceitar a descida de remuneração do CMEC  [Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual] fixo” de 81 para 67 milhões de euros por ano, num total estimado de cerca de 120 milhões de euros.

“Durante muito tempo foi um mistério quais seriam estes pressupostos e metodologia propostos pela EDP e foi preciso fazer uma Comissão de Inquérito para finalmente se conhecerem”, disse Jorge Costa, referindo-se à portaria 85-A/2013 que concretiza esta redução, sem especificar “os pressupostos”.

Segundo o bloquista, “uma parte importante das contrapartidas que a EDP recebia por baixar a taxa de remuneração do CMEC fixo era no reforço da garantia de potência, nomeadamente do incentivo ao investimento, e depois também as condições do juro da dívida tarifária, precisamente assegurando que os níveis de juro pagos pela dívida tarifária se mantinham a um determinado nível”.

“Logo a seguir, o que nós temos é a fixação do juro do diferimento do CAE e do CMEC de 2012 e aí um desacordo entre a ERSE e o Governo. A ERSE demonstrou que a taxa fixada de 5% pelo Governo não era neutra e, apesar disso, o secretário de Estado [da Energia] Artur Trindade manteve os 5% na taxa de remuneração”, denunciou ainda.

Já em Junho deste ano, também em Comissão Parlamentar, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou que “até hoje” ninguém lhe conseguiu explicar as condições que estão por trás desta redução da taxa de juro dos CMEC que foi definida em 2013.

O antigo presidente da ERSE, Vítor Santos – que à data da portaria estava à frente do regulador -, admitiu ter sido “completamente surpreendido com essa situação”.

Vítor Santos recordou que “a ERSE acolheu muito positivamente” a decisão do Governo de Passos Coelho de “reduzir a taxa de remuneração”, que ia ao encontro das exigências da ‘troika’, uma vez que “era uma decisão correcta”.

“Mas a interpretação que fiz dessa menção [em conformidade com os pressupostos e metodologia constantes da proposta apresentada pela EDP Produção] é muito diferente daquilo que porventura aconteceu, por aquilo que me dizem”, admitiu com “ingenuidade” Vítor Santos.

Também a actual presidente da ERSE, Cristina Portugal, admitiu, na Comissão Parlamentar, que Jorge Costa lhe estava “a dar uma novidade”.

“O que conheço é o parecer da ERSE que foi dado a esta portaria”, salientou Cristina Portugal, garantindo desconhecer “as contrapartidas”. “E não temos nenhuma solicitação de colaboração na avaliação daquilo que foram as contrapartidas”, reiterou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sabem quem é esta Senhora?
    Noticia de hoje
    “O grupo Arrow Global vai comprar a portuguesa Norfin por quase 17 milhões de euros. A multinacional, que tem Maria Luís Albuquerque como administradora, quer reforçar a sua gestão de ativos.”
    É deputada e administradora de uma empresa que ajudou enquanto estava no governo

    • Essa gaja é um cancro. Desde as SWAPs ao BANIF, foram só golpadas e agora tem um tacho como prémio de ter andado a trabalhar contra quem a elegeu.

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …