Passos Coelho investigado pelo DCIAP

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

De acordo com a revista Sábado, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho estará a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Em causa estará uma suposta ilegalidade relativa a rendimentos auferidos entre 1995 e 1998 ainda enquanto deputado em exclusividade, não tendo estes sido declarados.

De acordo com a publicação, Pedro Passos Coelho terá recebido pagamentos do grupo Tecnoforma no valor superior a 150 mil euros.

Durante o período em causa o actual primeiro-ministro terá recebido valores mensais de cinco mil euros que não foram declarados ao Fisco, e como deputado em exclusividade, estaria proibido de acumular outros rendimentos no Estado e associações públicas ou privadas, indica a revista.

Na altura do período em causa, Pedro Passos Coelho era presidente do Centro Português para a Cooperação, uma organização não-governamental criada pela Tecnoforma para receber financiamentos comunitários para projectos de formação e cooperação.

A investigação judicial em causa pretende igualmente apurar eventuais favorecimentos da Tecnoforma em 2004, durante o governo de Durão Barroso, na adjudicação de contratos para funcionários de autarquias, com financiamento da União Europeia.

Até à data, a revista Sábado não obteve qualquer reacção por parte do gabinete do primeiro-ministro ou da Tecnoforma.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É verdade sim já agora que fala nisso, tirando este ultimo caso com o armando vara, todos os condenados por corrupção e trafico e outras coisas que tais, são do PSD, dá que pensar.

    • Sim, sim, tirando este último caso com o Armando Vara, e aquele outro caso com o Abílio Curto, e aquele Júlio Santos e o Monterroso e o Custódio e o Branco, e o Vilar e o Lopes, e mais a Fátima Felgueiras, tirando esses e mais alguns, os corruptos são todos do PSD. Dá que pensar.

  2. Cambada de Garotos … O Primeiro ministro também não pagou as contas da SS, a Drª Paula Portas é uma irrevogável … O PR Garante que o BES está de boa saude e recomenda-se … O Zeinal perdeu a memória…

    A América tem uma boa solução para esta “gentinha” em Guantanamo … Um Balde de Agua e um trapo na cara e começavam logo a cagar as verdades….

    Põe a Autoridade Tributária a trabalhar para os BANCOS a penhorar as casas e a por Famílias inteiras na rua e depois é só esqueletos nos armários, e rabos de palha por todo lado…

    Demissão já…

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …