Passos Coelho investigado pelo DCIAP

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

De acordo com a revista Sábado, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho estará a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Em causa estará uma suposta ilegalidade relativa a rendimentos auferidos entre 1995 e 1998 ainda enquanto deputado em exclusividade, não tendo estes sido declarados.

De acordo com a publicação, Pedro Passos Coelho terá recebido pagamentos do grupo Tecnoforma no valor superior a 150 mil euros.

Durante o período em causa o actual primeiro-ministro terá recebido valores mensais de cinco mil euros que não foram declarados ao Fisco, e como deputado em exclusividade, estaria proibido de acumular outros rendimentos no Estado e associações públicas ou privadas, indica a revista.

Na altura do período em causa, Pedro Passos Coelho era presidente do Centro Português para a Cooperação, uma organização não-governamental criada pela Tecnoforma para receber financiamentos comunitários para projectos de formação e cooperação.

A investigação judicial em causa pretende igualmente apurar eventuais favorecimentos da Tecnoforma em 2004, durante o governo de Durão Barroso, na adjudicação de contratos para funcionários de autarquias, com financiamento da União Europeia.

Até à data, a revista Sábado não obteve qualquer reacção por parte do gabinete do primeiro-ministro ou da Tecnoforma.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É verdade sim já agora que fala nisso, tirando este ultimo caso com o armando vara, todos os condenados por corrupção e trafico e outras coisas que tais, são do PSD, dá que pensar.

    • Sim, sim, tirando este último caso com o Armando Vara, e aquele outro caso com o Abílio Curto, e aquele Júlio Santos e o Monterroso e o Custódio e o Branco, e o Vilar e o Lopes, e mais a Fátima Felgueiras, tirando esses e mais alguns, os corruptos são todos do PSD. Dá que pensar.

  2. Cambada de Garotos … O Primeiro ministro também não pagou as contas da SS, a Drª Paula Portas é uma irrevogável … O PR Garante que o BES está de boa saude e recomenda-se … O Zeinal perdeu a memória…

    A América tem uma boa solução para esta “gentinha” em Guantanamo … Um Balde de Agua e um trapo na cara e começavam logo a cagar as verdades….

    Põe a Autoridade Tributária a trabalhar para os BANCOS a penhorar as casas e a por Famílias inteiras na rua e depois é só esqueletos nos armários, e rabos de palha por todo lado…

    Demissão já…

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …