Passos Coelho investigado pelo DCIAP

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

De acordo com a revista Sábado, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho estará a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Em causa estará uma suposta ilegalidade relativa a rendimentos auferidos entre 1995 e 1998 ainda enquanto deputado em exclusividade, não tendo estes sido declarados.

De acordo com a publicação, Pedro Passos Coelho terá recebido pagamentos do grupo Tecnoforma no valor superior a 150 mil euros.

Durante o período em causa o actual primeiro-ministro terá recebido valores mensais de cinco mil euros que não foram declarados ao Fisco, e como deputado em exclusividade, estaria proibido de acumular outros rendimentos no Estado e associações públicas ou privadas, indica a revista.

Na altura do período em causa, Pedro Passos Coelho era presidente do Centro Português para a Cooperação, uma organização não-governamental criada pela Tecnoforma para receber financiamentos comunitários para projectos de formação e cooperação.

A investigação judicial em causa pretende igualmente apurar eventuais favorecimentos da Tecnoforma em 2004, durante o governo de Durão Barroso, na adjudicação de contratos para funcionários de autarquias, com financiamento da União Europeia.

Até à data, a revista Sábado não obteve qualquer reacção por parte do gabinete do primeiro-ministro ou da Tecnoforma.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É verdade sim já agora que fala nisso, tirando este ultimo caso com o armando vara, todos os condenados por corrupção e trafico e outras coisas que tais, são do PSD, dá que pensar.

    • Sim, sim, tirando este último caso com o Armando Vara, e aquele outro caso com o Abílio Curto, e aquele Júlio Santos e o Monterroso e o Custódio e o Branco, e o Vilar e o Lopes, e mais a Fátima Felgueiras, tirando esses e mais alguns, os corruptos são todos do PSD. Dá que pensar.

  2. Cambada de Garotos … O Primeiro ministro também não pagou as contas da SS, a Drª Paula Portas é uma irrevogável … O PR Garante que o BES está de boa saude e recomenda-se … O Zeinal perdeu a memória…

    A América tem uma boa solução para esta “gentinha” em Guantanamo … Um Balde de Agua e um trapo na cara e começavam logo a cagar as verdades….

    Põe a Autoridade Tributária a trabalhar para os BANCOS a penhorar as casas e a por Famílias inteiras na rua e depois é só esqueletos nos armários, e rabos de palha por todo lado…

    Demissão já…

RESPONDER

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …