Passos Coelho “gostaria de voltar a ser primeiro-ministro”, diz Marques Mendes

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes garantiu que Pedro Passos Coelho continua a ter peso político e acredita que o ex-governante quer voltar a ser primeiro-ministro.

No habitual espaço semanal na SIC, Luís Marques Mendes garantiu que Passos Coelho “pode um dia voltar a ser líder do PSD e até primeiro-ministro e pode ser candidato presidencial. Depende da vontade dele e das circunstâncias políticas”.

De acordo com o comentador, cabe agora ao PSD dar a Passos Coelho, no congresso que começa esta sexta-feira e termina no próximo domingo, “a homenagem que ele merece”.

“Não foi um bom líder da oposição, mas foi um bom Primeiro-Ministro, determinado e corajoso, tirou o país da bancarrota e com isso fez história”. No futuro, frisa o ex-líder do PSD, tem muitas possibilidades porque “é novo, tem currículo, muitas competências e experiência”.

O comentador da SIC avisou ainda que os “saudosistas” de Passos não vão facilitar a vida a Rui Rio. Marques Mendes considerou o congresso do partido “muito importante” e aconselhou o atual líder a “marcar a agenda com objetivos e prioridades”. O comentador afirmou que “Rui Rio tem dificuldades sérias em se afirmar”.

Segundo o Jornal Económico, o ex-líder dos sociais-democratas apontou o dedo à sua falta de iniciativa, mas elogiou o seu “efeito novidade”, a “ideia de fazer pactos de regime” que defende que Rui Rio é “bom”.

Tem o efeito Cavaco a favor dele, Rui Rio é semelhante a Cavaco Silva, apesar da diferença dos tempos”, considerou o comentador, realçando a imagem de autoridade e o “discurso com algum populismo” que ambos partilham.

“Mudança da lei laboral não é uma prioridade”

“O que me parece é que a mudança nas leis laborais não devia neste momento ser uma prioridade”, referiu ainda Marques Mendes, justificando com os números do desemprego que tem vindo a cair apesar da atual legislação laboral.

Para Marques Mendes as prioridades deveriam ser outras: “investir nas qualificações” porque “precisamos de emprego qualificado”, “fomentar o investimento dado que temos de crescer mais e, em terceiro, apoiar a recapitalização das empresas”.

“Devíamos estar a crescer acima de 3%, estamos abaixo desse crescimento. Devíamos estar a convergir com a zona euro, mas vamos crescer menos que a Europa neste ano e no próximo. Devíamos estar a reduzir mais a dívida pública que é um dos nossos calcanhar de Aquiles. Temos ainda um défice de competitividade”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …