Passos Coelho “gostaria de voltar a ser primeiro-ministro”, diz Marques Mendes

PSD / Flickr

Luis Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes garantiu que Pedro Passos Coelho continua a ter peso político e acredita que o ex-governante quer voltar a ser primeiro-ministro.

No habitual espaço semanal na SIC, Luís Marques Mendes garantiu que Passos Coelho “pode um dia voltar a ser líder do PSD e até primeiro-ministro e pode ser candidato presidencial. Depende da vontade dele e das circunstâncias políticas”.

De acordo com o comentador, cabe agora ao PSD dar a Passos Coelho, no congresso que começa esta sexta-feira e termina no próximo domingo, “a homenagem que ele merece”.

“Não foi um bom líder da oposição, mas foi um bom Primeiro-Ministro, determinado e corajoso, tirou o país da bancarrota e com isso fez história”. No futuro, frisa o ex-líder do PSD, tem muitas possibilidades porque “é novo, tem currículo, muitas competências e experiência”.

O comentador da SIC avisou ainda que os “saudosistas” de Passos não vão facilitar a vida a Rui Rio. Marques Mendes considerou o congresso do partido “muito importante” e aconselhou o atual líder a “marcar a agenda com objetivos e prioridades”. O comentador afirmou que “Rui Rio tem dificuldades sérias em se afirmar”.

Segundo o Jornal Económico, o ex-líder dos sociais-democratas apontou o dedo à sua falta de iniciativa, mas elogiou o seu “efeito novidade”, a “ideia de fazer pactos de regime” que defende que Rui Rio é “bom”.

Tem o efeito Cavaco a favor dele, Rui Rio é semelhante a Cavaco Silva, apesar da diferença dos tempos”, considerou o comentador, realçando a imagem de autoridade e o “discurso com algum populismo” que ambos partilham.

“Mudança da lei laboral não é uma prioridade”

“O que me parece é que a mudança nas leis laborais não devia neste momento ser uma prioridade”, referiu ainda Marques Mendes, justificando com os números do desemprego que tem vindo a cair apesar da atual legislação laboral.

Para Marques Mendes as prioridades deveriam ser outras: “investir nas qualificações” porque “precisamos de emprego qualificado”, “fomentar o investimento dado que temos de crescer mais e, em terceiro, apoiar a recapitalização das empresas”.

“Devíamos estar a crescer acima de 3%, estamos abaixo desse crescimento. Devíamos estar a convergir com a zona euro, mas vamos crescer menos que a Europa neste ano e no próximo. Devíamos estar a reduzir mais a dívida pública que é um dos nossos calcanhar de Aquiles. Temos ainda um défice de competitividade”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …