Passos Coelho garante os 3% sem necessidade de novas medidas

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje, no Fundão, que o Governo não prevê novas medidas de austeridade para alcançar um défice inferior 03%, o qual acha estar perfeitamente ao alcance do país.

“Os resultados que temos vindo a observar, quer em termos de execução orçamentar quer em termos de evolução da atividade económica, reforçam a nossa ideia de que o resultado que esperamos de ter um défice abaixo dos 03% está perfeitamente ao nosso alcance sem necessidade de novas medidas”, afirmou.

Pedro Passos Coelho reagia esta sexta-feira, no Fundão, à declaração do Fundo Monetário Internacional, que apontou “um risco tangível” de Portugal não cumprir a meta do défice este ano “sem cortes adicionais da despesa” e que “é pouco provável” reverter a austeridade sem conter a despesa com salários e pensões.

Na declaração relativa à segunda missão pós-programa, divulgada no dia em que terminaram a visita a Lisboa, os técnicos do Fundo Monetário Internacional consideram que “há um risco tangível de a meta do défice orçamental de 2015, de 2,7% do PIB, não ser cumprida sem cortes adicionais da despesa”.

Questionado sobre a questão, Pedro Passos Coelho reiterou que o Governo está “absolutamente comprometido” em ter um défice “claramente inferior” a 0,3%, objetivo para o qual prosseguirá “um caminho de consolidação orçamental e de declínio da dívida pública”.

“Se não mantivermos a mesma determinação em diminuir esse endividamento, essa responsabilidade perante terceiros, e se não mantivermos o nosso propósito de rigor e de disciplina, claro que o nosso futuro será menos risonho do que aquilo que nós gostaríamos que fosse”, fundamentou, reiterando que tal não implicará novas medidas.

“É nossa convicção de que a meta do défice prevista pelo Governo será atingida sem novas medidas“, reafirmou.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pelo sorrisinho do P.Portas com que sublinhou idêntica afirmação, parece que se não houver contaminação da imaturidaderevolucionária e irresponsabilidade do Bloco de Esquerda da Grécia, o défice vai ficar bastante abaixo dos 3% e será uma das bandeiras das legislativas

    – Ao fim de 1 ano sem troika Portugal cumpriu perante credores (disciplina e rigor) tendo disso confirmado explícitamente o próprio líder do PS – sem sofismas – perante Chineses.

    Há 3 anos a recuperar a dignidade e credibilidade que os sofistas nos fizeram perder com “armários” e endividamento colossal por invariavelmente empurrarem com a barriga (investimento público).

    Um ano sem troika, 4 anos a governar sem programa próprio, obrigados a cumprir um programa “decretado” por credores (pela 3ª vez desde aquele Abril – O PS dos sofismas) já acedemos aos mercados por conta própria e até já antecipamos pagamentos daquela colossal dívida.
    O sótão limpo, esvaziados os armários, ainda se arruma a casa…

RESPONDER

Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico. A notícia …

PS já vale o dobro do PSD. Se as legislativas fossem hoje, venceria com 43% dos votos

O PS com 43,2% dos votos obteria o dobro dos do PSD, 21,6%, caso as eleições legislativas fossem agora, de acordo com uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF publicada …

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …

Frentes de Vila de Rei e Mação estão dominadas a 90%. Teme-se "reacendimentos graves"

Pedro Nunes, comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, fez esta manhã o ponto da situação a partir da Sertã. O "incêndio está estabilizado", os meios foram redistribuídos e "90% do …

Fisco proibido de usar inspeções para incriminar contribuintes. Centenas de processos podem cair por terra

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais as normas que permitem às autoridades avançar ou concluir processos-crime com declarações fiscais obtidas voluntariamente pelo contribuinte ou arguido, conforme o caso. Esta prática, de acordo com o TC, viola …

Os Australopitecos eram amamentados até aos 12 meses

As crias dos australopitecos, uma espécie humana extinta que viveu em África, foram amamentadas até ao primeiro ano de vida, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Nature. Na investigação da faculdade de medicina …

Tempestade no norte da Índia fez pelo menos 33 mortos

Pelo menos 33 pessoas e outras 13 ficaram feridas na sequência de uma tempestade que atingiu no domingo o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram esta segunda-feira as autoridades. De acordo com Sandhya, …

"Neve artificial" poderia salvar lençol de gelo da Antártida

O lençol de gelo da Antártida pode deslizar para o oceano e inundar as cidades costeiras. No entanto, esta catástrofe pode ser evitada se os Governos investirem num projeto de engenharia para cobrir a superfície …

Constante de Hubble recalculada. E o mistério da expansão do Universo adensa-se

Uma equipa de cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, voltou a medir a constante de Hubble, usada para medir a taxa de expansão do Universo. O novo estudo, liderado pela especialista Wendy Freedman e …

Micro-bristle-bot. O robô mais pequeno do mundo que pode vir a salvar vidas

Do tamanho de uma formiga e mais leve que uma pitada de sal, o "micro-bristle-bot" é o robô mais pequeno do mundo pode um dia vir a salvar vidas. Desenvolvido na Universidade da Georgia, nos Estados …