Passos Coelho anuncia voto contra do PSD ao OE2018

Paulo Cunha / Lusa

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

O presidente do PSD anunciou, esta terça-feira, que o partido vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2018 porque o documento “não está orientado para o futuro” nem serve “o interesse coletivo”.

“É um Orçamento do Estado que merece o nosso voto contra, não há nenhuma dúvida sobre isso, porque não serve do ponto de vista estratégico o interesse coletivo, não está orientado para o futuro”, criticou o líder social-democrata, na sessão de encerramento das jornadas parlamentares do PSD.

Passos Coelho deixou um aviso aos partidos que apoiam o Governo de que, não é por o PSD atravessar um período de disputa de liderança interna, que poderão contar com o seu apoio, em caso de uma eventual quebra dentro da ‘geringonça’.

“Tem sido comum ouvir algumas notas do PCP dando conta que agora votam a favor na generalidade, mas ameaçando que pode não ser assim no final se a negociação orçamental com o Governo não for aprovada no Parlamento”, salientou.

Passos Coelho aconselhou os parceiros da maioria (BE, PCP e PEV) a discutirem “muito bem entre si” as alterações ao Orçamento, dizendo que não é por o partido estar a preparar diretas e congressos que “poderão pôr o PSD na posição embaraçosa de suportar um orçamento”.

“Até eu ceder o meu lugar àquele que vier a seguir a mim, não é o PSD que suporta este Governo nem os seus orçamentos errados”, garantiu.

O líder do PSD anunciou ainda que o partido apresentará propostas de alteração ao documento que, tal como no ano passado, não serão numa lógica de “leilão orçamental”, mas de “traçar caminhos de resposta aos problemas”.

“O PSD irá apresentar propostas que apontem para a centralidade que as empresas representam na estratégia de recuperação económica do país”, disse, considerando que é por esta via que o país pode “melhorar a qualidade do emprego e o nível do rendimento”.

O PSD irá também, explicou, reapresentar medidas que propôs no ano passado e que foram rejeitadas e tentar “corrigir erros clamorosos” que considera estarem contidos nesta proposta orçamental.

Na sua intervenção nas jornadas parlamentares do PSD, Passos Coelho carregou nas críticas à chamada ‘geringonça’, que considera ser “tão má” como pensava em 2015.

“Quando disse que era uma solução esgotada nunca quis dizer que ela não podia sobreviver ao tempo, a morte lenta é uma coisa que às vezes demora imenso tempo, é penosa e tem custos elevados. Assim são os custos que a ‘geringonça’ nos está a deixar”, criticou.

Para o líder do PSD, no que é importante para Portugal, “a maioria não tem o mínimo de cimento e o mínimo de coesão”, voltando a acusar o Governo de esconder a sua posição sobre o mecanismo de cooperação estruturada na área da Defesa por não contar nesta matéria com o apoio do PCP, BE e Verdes.

“No que é importante para o país, a ‘geringonça’ não tem entendimento e o PS não conta com a ‘geringonça’ para o que é relevante. Porque é relevante a ‘geringonça’ para o PS? Porque é a única maneira que o PS tem de fazer que governa”, acusou.

Na sua última intervenção como presidente do PSD em jornadas parlamentares, Passos Coelho, que não se recandidata ao cargo que ocupa desde 2010, retomou algumas das críticas que tem feito ao Governo ao longo dos últimos dois anos, como não ter uma estratégia de médio e longo prazo e apenas se preocupar com o presente.

“Se à medida que os anos passam, gerimos apenas a conjuntura favorável, quando tivermos uma nova crise teremos de voltar ao princípio”, alertou, lembrando que a economia tem ciclos e “as sociedades que são prudentes preparam-se”.

Passos Coelho lamentou que, em Portugal, “se faça o contrário”: “Tomamos os riscos pensando que o futuro há de ser sempre melhor”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …